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Linguagem PASCAL Definição e Tipos de Dados

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Apresentação em tema: "Linguagem PASCAL Definição e Tipos de Dados"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagem PASCAL Definição e Tipos de Dados
UFRPE – Deptº de Estatística e Informática Disciplina: Introdução à Computação Prof.: Paulemir G. Campos Linguagem PASCAL Definição e Tipos de Dados Material elaborado pela Profª Alzennyr Cléa da UFRPE/DFM. Linguagem PASCAL

2 Origem Linguagem de programação largamente utilizada no ensino-aprendizagem de programação de computadores; Criada por Niklaus Wirth em 1972, na Universidade Técnica de Zurique, Suiça; Seu nome homenageia o matemático Blaise Pascal ( ); Existem vários compiladores para esta linguagem, o mais comum no ambiente acadêmico é o Turbo Pascal, da Borland. Linguagem PASCAL

3 Algoritmo x Programa Algoritmo: “Conjunto de etapas finitas, ordenadamente definidas com o propósito de obter soluções para um determinado problema.” Programa: “Formalização de um algoritmo em uma linguagem inteligível pelo computador.” Linguagem PASCAL

4 Conceitos Básicos Qual o tipo de linguagem que o computador entende? Linguagem de máquina. Como podemos fazer a tradução de uma linguagem de programação para linguagem de máquina? Usando um compilador ou interpretador. Como um programa é executado no computador? Primeiro ele é carregado na memória e depois cada instrução é executada de acordo com a lógica do programa. Linguagem PASCAL

5 Etapas 1) Definição do problema 2) Desenvolvimento de um algoritmo
3) Transcrição para PASCAL 4) Digitação do programa 5) Compilação 6) Execução Linguagem PASCAL

6 Passos para construção de algoritmos
Ler atentamente o enunciado do problema a ser resolvido; Identificar quais são as entradas (ou seja, o que é fornecido) para a solução do problema; Identificar o que deve ser feito para, a partir das entradas, produzir as saídas. Um algoritmo pode ser visto como uma função que leva as entradas para saídas. No processo, tentar achar uma solução prática para resolver o problema e depois escreve-la na linguagem algorítmica. Linguagem PASCAL

7 Turbo Pascal Compilador que vamos usar: Inprise/Borland Turbo Pascal 7.0 Criado em 1983 (v1.0) Atualmente: Delphi uma extensão da linguagem Pascal (inclui conceitos de orientação à objetos e construção de interfaces gráficas através de uma programação visual e interativa). Linguagem PASCAL

8 Termos em Pascal Equivalência de termos entre a Linguagem Algorítmica e Pascal: LA PASCAL declare Var Início Begin Fim End Caracter Char Inteiro Integer Real Lógico Boolean Leia Read Escreva Write Linguagem PASCAL

9 Termos em Pascal Equivalência de termos entre a Linguagem Algorítmica e Pascal: LA PASCAL Se If Então Then Senão Else Enquanto While Faça Do Repita Repeat Para For Até Until / To := Linguagem PASCAL

10 Constantes (CONST) Valor fixo. Não muda durante a execução de um programa Podem ser numéricas, lógicas ou alfanuméricas (literal) Ex: numéricas: 25, +34, -315, -0.53, 7.8E-3, .13 lógicas: true, false alfanuméricas: A-Z, a-z, 0-9, !, ?, /, *, &, $, %, ... Linguagem PASCAL

11 Variáveis (VAR) São representadas por identificadores Formado por:
uma letra, ou uma letra seguida de letras ou dígitos: Ex: A, Nota, matricula, x, a, a1, a2, bd, A32B Maiúsculas são iguais a minúsculas: AB = aB Linguagem PASCAL

12 Palavras Reservadas Identificadores usados na linguagem
and, array, begin, case, const, div, do, downto, else, end, file, for, function, goto, if, in, label, mod, nil, not, of, or, packed, procedure, program, record, repeat, set, then, to, type, until, var, while, with. Identificadores de significado definido input, output, integer, real, read, write, etc... Linguagem PASCAL

13 Sintaxe de um Programa Todo programa em PASCAL deve ter a seguinte forma: program <nome>; <bloco>. Onde: <nome> - nome do programa <bloco> - corpo do programa Linguagem PASCAL

14 Bloco do programa declarações begin seqüência de comandos end
O <bloco> é formado por: declarações begin seqüência de comandos end E as declarações de variáveis: var lista-de-variáveis: tipo; onde tipo=integer, real, boolean, string, char. Linguagem PASCAL

15 Definição de novos tipos (type)
Em pascal, o programador também tem a liberdade de definir um novo tipo; Uma vez definido o novo tipo, este passa a ser referenciado pelo seu identificador; Exemplo: type Indices = 0..63; Letras = ´A´..´Z´; Faixa = -3..3; var codigo: integer; teste: boolean; letra: Letras; Linguagem PASCAL

16 Comentários { comentário } ou (* comentário *)
Usado apenas para aumentar a clareza do programa, não é analisado pelo computador: { comentário } ou (* comentário *) var matr: string; { nr. de matricula } nota: real; { nota de prova } cod: integer; (* código do curso *) Linguagem PASCAL

17 Expressões Aritméticas Lógicas Literais Linguagem PASCAL

18 Expressões Aritméticas
Ordem de prioridade: 1a: *, /, div, mod 2a: +, - div - quociente da divisão inteira mod - resto inteiro da divisão inteira exemplo1: x = 11 div 4 = 2, y = 11 mod 4 = 3 exemplo2: u = sqrt(p*(p-a)*(p-b)*(p-c)) exemplo3: v = exp(b*ln(a)) = eb*ln a Linguagem PASCAL

19 Expressões Lógicas A<>B, nome=´João´, a<0, x>1
Relações A<>B, nome=´João´, a<0, x>1 Operadores lógicos p and q, p or q, not p Ex: (idade>25) and (nome=´Maria´) Prioridade dos operadores lógicos e aritméticos 1a: not 2a: *, /, div, mod, and 3a: +, -, or 4a: =, <>, <, <=, >=, >, in Linguagem PASCAL

20 Expressões Literais Retorna caracter: chr(cod)
{ cod = código ASCII (American Standard Code for Information Interchange) } Retorna código ASCII : ord(ch) {ch = caracter } Sucessor do caracter: succ(ch) Antecessor do caracter: pred(ch) Ex: chr(65) retorna ‘A’; ord( 'C' ) retorna 67; succ( 'd' ) retorna ‘e’; pred( 'd' ) retorna ‘c’; Linguagem PASCAL

21 Comando de Atribuição Identificador := expressão
var A, B, X, Y: integer; K, Media: real; teste: boolean; cor: string; K:=1; A:=K; Media := (A+B)/2; teste := (X=0) and (Y<>2); cor := ‘verde’; Linguagem PASCAL

22 Entrada e Saída (E/S) As ações que executam estas tarefas são:
Obter dados: leia(dado1, …, dadon); Apresentar dados: escreva(dado1, …, dadon); Exemplos: leia(NOME, IDADE); leia(PRODUTO, QUANTIDADE, VALOR); escreva(SOMA, MÉDIA); escreva(“Nome: ”, NOME, “Idade: ”, IDADE); Linguagem PASCAL

23 E/S Pseudocódigo leia(A, B, C) escreva(A, B, C) Fluxograma
read(A, B, C) ou readln(A, B, C) write(A, B, C) ou writeln(A, B, C) Pascal Linguagem PASCAL

24 Comandos de Entrada e Saída
Leitura program leitura; var n: integer; nota: real; begin readln (n, nota); read (n, nota); { a diferença é que o readln gera uma mudança de linha após a leitura dos valores } end. Entrada: 1 6, ,0 3 8, ,0 5 5, ,0 7 3, ,5 n, nota ? Linguagem PASCAL

25 Comandos de Entrada e Saída
Escrita var n, p: string; x, a: integer; begin x := 0; read (n,a); x := x + a; p := n; write (p,x); a := x + a; writeln (a); x := x + a; write (n, x, a); end. Entrada: Joao 25 Saída ? Linguagem PASCAL

26 Comandos de Entrada e Saída
Formatação na escrita program formata; var a,b: real; k,l: char; begin a:=3.2; b:=5.81; k:=‘x’; l:=‘y’; write (a:4:2, k:2, ‘+’, b:5:2, l:2, ‘=‘ , a+b:7:3); end. Saída=3.20_x+_5.81_y=__9.010 Obs.: O caracter ‘_’ neste caso simboliza o espaço vazio. Linguagem PASCAL

27 Mapeando Programas para Pascal
Exemplo do programa para calcular a área do triângulo retângulo: Linguagem Algoritmica início declare base, altura, área: real; leia (base, altura); área  (altura*base)/2; escreva (área); fim Pascal Program Area_Triangulo; Var area, altura, base: real; begin write (‘Digite a altura do triangulo: ‘); Readln(altura); write (‘Digite a base do triangulo: ‘); Readln(base); area := altura*base/2; write (‘A área do triângulo é igual a: ‘,area); End. Observe que as instruções read e write servem para ler dados fornecidos pelo usuário e para escrever informações na tela, respectivamente. Estas duas instruções podem ser seguidas por ln e, neste caso uma linha será pulada na tela após a execução da instrução. Linguagem PASCAL

28 Mapeando Programas para Pascal
Observe que neste primeiro exemplo, não tivemos a oportunidade de verificar o resultado final emitido pelo algoritmo; POR QUE ISTO ACONTECE? Podemos resolver tal problema acrescentando a instrução readkey; imediatamente após informarmos o resultado final encontrado pelo algoritmo; Obs: esta instrução só será reconhecida se logo após a linha de program for colocada a seguinte instrução: uses crt; Feito isto, pode-se percebe que o resultado final aparece numa notação científica nada agradável, isto pode ser alterado através da seguinte mudança: write (‘A área do triângulo é igual a: ’ ,area:2:2); Linguagem PASCAL

29 Mapeando Programas para Pascal
Observe ainda que a cada nova execução do programa aparecem “lixos” na tela, referentes às execuções anteriores. Isto pode ser eliminado com uma instrução apropriada para limpar a tela: clrscr; (que vem do inglês clear screen) Assim, o algoritmo ficaria da seguinte forma: Pascal Program Area_Triangulo; Uses crt; Var area, altura, base: real; Begin clrscr; write (‘Digite a altura do triangulo: ‘); Readln(altura); write (‘Digite a base do triangulo: ‘); Readln(base); area := altura*base/2; write (‘A área do triângulo é igual a: ‘,area:2:2); readkey; End. Linguagem PASCAL

30 Exemplo 1 - Save as 2 - Compile (ou ALT-F9) 3 - Run (ou CTRL-F9)
File Edit Run Compile Options Debug Break/Watch program AreaCirculo; const { Declaração de constantes } PI = ; var { Declaração de Variáveis } raio : real; area: real; begin { Comandos do Programa } write (‘Forneça o raio: ‘); readln (raio); area := PI*(raio*raio); writeln (‘Área = ‘, area); end. Watch F1-Help F5-Zoom F6-Switch F7-Trace F8-Step F9-Make F10-Menu Linguagem PASCAL

31 Exercício de Sala Programa 1 - Leia 4 números e imprima a média.
Programa 2 - Leia o valor da temperatura em graus Celsius e transforme para Farenheit. Use a fórmula: C = 5/9*(F-32) Linguagem PASCAL

32 Sumário da metodologia de solução
Para solucionar um problema em computação siga os seguintes passos: 1. Assegurar-se do entendimento completo da especificação do problema 2. Formular um esboço geral do algoritmo para a solução do problema, prestando pouca atenção a detalhes específicos. Esta será a primeira tentativa de expressar a estratégia de sua solução. Assegurar a si próprio que a estratégia está correta. Linguagem PASCAL

33 Sumário da metodologia de solução
3. Identificar e listar qualquer variável que você sinta ser necessária. Esta lista é somente uma primeira aproximação do conjunto final de variáveis; ela pode ser aumentada ou diminuída se necessário. 4. Retornar aos passos iniciais do algoritmo e prosseguir com o detalhamento. Cada vez que um passo é desdobrado em vários outros mais detalhados, verificar se estes novos passos executam a função expressa no passo original. 5. Teste o algoritmo com exemplos. Linguagem PASCAL


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