A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro."— Transcrição da apresentação:

1 Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro

2 Fundamentos de Pascal Object Pascal é uma linguagem Orientada a Objetos ( não pura mas híbrida ). Possui características de programação não só visual mas também escrita . Possibilita a criação e reutilização (vantagem de re-uso tão sonhado com a Orientação a Objetos) de objetos e bibliotecas dinâmicas (Dynamic Link Libraries - DLL).

3 Fundamentos de Pascal Object Pascal contém todo o conceito da orientação a objetos incluindo o encapsulamento, a herança e o polimorfismo. Algumas extensões foram incluídas para facilitar o uso tais como conceitos de propriedades, particulares e públicas, e tipos de informações em modo run-time, manuseamento de exceções, e referências de classes. Object Pascal é a Base da programação Delphi

4 Fundamentos de Pascal “Toda instrução Object Pascal termina com “;” ( ponto e virgula ) “ Ex.: Form1.Close ; Edit1.Clear ; If a=0 then delta : = b**b – 4*a*c ;

5 Fundamentos de Pascal Tipos de Variáveis Inteiras (Integer,word)
Reais (Float,double) Caractéres (string,char,ansichar) Lógicas (boolean) Moeda(currency)

6 Variáveis Inteiras BYTE : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte. SHORTINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de a +127, ocupa 1byte de memória. WORD : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 65535, ocupa 2bytes de memória. INTEGER : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de a , ocupa 2 byte de memória. LONGINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de a , ocupa 4 bytes de memória.

7 Variáveis Reais SINGLE : Valores numa faixa de -1, a 3, , ocupa 4 bytes de memória e tem de 7 a 8 algarismos significativos. REAL: Valores na faixa de -2, a +1, , ocupa 6 bytes de memória e tem entre 11 e 12 algarismos significativos. EXTENDED : Valores na faixa de -3, a +1, , ocupa 10 bytes de memória e tem entre 19 e 20 algarismos significativos. LONGINT : Valores numa faixa de a , ocupa 4 bytes de memória. DOUBLE: Valores na faixa de a , ocupa 8 bytes, com precisão de 15 digitos.

8 Outras Variáveis BOOLEAN : Tipo lógico que pode assumir somente os valores TRUE ou FALSE e ocupa 1 byte de memória. CHAR : Tipo alfa-numérico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte. STRING : Tipo alfanumérico, possuindo como conteúdo uma cadeia de caracteres. O número de bytes ocupados na memória varia de 2 a 256, dependendo da quantidade máxima de caracteres definidos para a string. O primeiro byte contém a quantidade rela de caracteres da cadeia.

9 Principais Operadores
Lógicos: and, or, not, xor Algébricos: * / Relacionais: >, <, >=, <=, <>, = Atribuição de valores := Definição de Variáveis : Comentários // linha de comentário { texto de comentário }

10 Código Quando é Iniciado o Delphi, cria-se automaticamente um novo projeto e um objeto formulário (derivado da classe TForm) para o suporte dos demais objetos. O código criado para o objeto é chamado de Unit (Unidade de Código). Explorando o Editor de Códigos (Code Editor) você poderá observar a declaração do novo objeto da classe TForm que foi produzido automaticamente com a criação do novo formulário.

11 unit Unit1; // Abertura de uma nova unidade de código
Interface // Parâmetros do objetos uses SysUtils, WinTypes, WinProcs, Messages, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs;type TForm1 = class(TForm) // A declaração do objeto inicia aqui private { Private declarations } public { Public declarations } end; // Aqui é o final da declaração var Form1: TForm1; // Atribui a variável Form1 as características do objeto TForm1 implementation // Início da parte a ser implementada {$R *.DFM} // Diretiva de compilação – agrega a tela com a Unit end. // Final da parte implementada

12 Detalhes sobre o procedimento criado pelo Delphi
Click: Evento (de mouse) selecionado no Object Inspector Button1: Nome do Objeto criado conforme a sua propriedade Name Sender: Parâmetro que informa a origem do evento (neste caso, vem de um objeto). procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Begin //inicio do bloco Form1.Close; //corpo do bloco end; //fim do bloco ... end // fim da Unit Linguagem Técnica de Programação II

13 Procedimento criado pelo Delphi usando variáveis
procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); Var //listas de variáveis a,b: byte; result: double; Begin //inicio do bloco … //corpo do bloco end; //fim do bloco ... end // fim da Unit

14 Formato das intruções Formato das intruções ‘ objeto.método ;
ex: Form1.Close ; Edit1.Clear ; Edit2.SetFocus ; objeto.propriedade := valor ; ex: Form1.Color := white ; Edit1.text := ‘ ‘ ; Form1.Caption := ‘Cálculo da Média’ ; Obs: No Object Pascal o texto vem entre aspas simples ( na linguagem C o texto vem entre aspas duplas!)

15 Funções de Conversão StrToInt( ) - Converte caractéres em número inteiro IntToStr( ) - Converte número inteiro em caractéres StrToFloat( ) - Converte caractéres em número real FloatToStr( ) - Converte número real em caractéres


Carregar ppt "Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google