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Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro.

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1 Delphi Disciplina de Programação Visual 2/Linguagem de Banco de dados – QI – Aula1 Prof. Luciano Monteiro

2 Fundamentos de Pascal Object Pascal é uma linguagem Orientada a Objetos ( não pura mas híbrida ). Possui características de programação não só visual mas também escrita. Possibilita a criação e reutilização (vantagem de re-uso tão sonhado com a Orientação a Objetos) de objetos e bibliotecas dinâmicas (Dynamic Link Libraries - DLL).

3 Fundamentos de Pascal Object Pascal contém todo o conceito da orientação a objetos incluindo o encapsulamento, a herança e o polimorfismo. Algumas extensões foram incluídas para facilitar o uso tais como conceitos de propriedades, particulares e públicas, e tipos de informações em modo run-time, manuseamento de exceções, e referências de classes. Object Pascal é a Base da programação Delphi

4 Fundamentos de Pascal Toda instrução Object Pascal termina com ; ( ponto e virgula ) Ex.: Form1.Close ; Edit1.Clear ; If a=0 then delta : = b**b – 4*a*c ;

5 Fundamentos de Pascal Tipos de Variáveis Inteiras (Integer,word) Reais (Float,double) Caractéres (string,char,ansichar) Lógicas (boolean) Moeda(currency)

6 Variáveis Inteiras BYTE : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 255, ocupa 1 byte. SHORTINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de -128 a +127, ocupa 1byte de memória. WORD : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de 0 a 65535, ocupa 2bytes de memória. INTEGER : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de a , ocupa 2 byte de memória. LONGINT : Tipo numérico inteiro, pode assumir valores numa faixa de a , ocupa 4 bytes de memória.

7 Variáveis Reais SINGLE : Valores numa faixa de -1, a 3, , ocupa 4 bytes de memória e tem de 7 a 8 algarismos significativos. REAL: Valores na faixa de -2, a +1, , ocupa 6 bytes de memória e tem entre 11 e 12 algarismos significativos. EXTENDED : Valores na faixa de -3, a +1, , ocupa 10 bytes de memória e tem entre 19 e 20 algarismos significativos. LONGINT : Valores numa faixa de a , ocupa 4 bytes de memória. DOUBLE: Valores na faixa de a , ocupa 8 bytes, com precisão de 15 digitos.

8 Outras Variáveis BOOLEAN : Tipo lógico que pode assumir somente os valores TRUE ou FALSE e ocupa 1 byte de memória. CHAR : Tipo alfa-numérico, pode armazenar um caractere ASCII, ocupa 1 byte. STRING : Tipo alfanumérico, possuindo como conteúdo uma cadeia de caracteres. O número de bytes ocupados na memória varia de 2 a 256, dependendo da quantidade máxima de caracteres definidos para a string. O primeiro byte contém a quantidade rela de caracteres da cadeia.

9 Principais Operadores Lógicos: and, or, not, xor Algébricos: + - * / Relacionais: >, =,, = Atribuição de valores := Definição de Variáveis : Comentários // linha de comentário { texto de comentário }

10 Código Quando é Iniciado o Delphi, cria-se automaticamente um novo projeto e um objeto formulário (derivado da classe TForm) para o suporte dos demais objetos. O código criado para o objeto é chamado de Unit (Unidade de Código). Explorando o Editor de Códigos (Code Editor) você poderá observar a declaração do novo objeto da classe TForm que foi produzido automaticamente com a criação do novo formulário.

11 unit Unit1; // Abertura de uma nova unidade de código Interface // Parâmetros do objetos uses SysUtils, WinTypes, WinProcs, Messages, Classes, Graphics, Controls, Forms, Dialogs;type TForm1 = class(TForm) // A declaração do objeto inicia aqui private { Private declarations } public { Public declarations } end;// Aqui é o final da declaração var Form1: TForm1; // Atribui a variável Form1 as características do objeto TForm1 implementation// Início da parte a ser implementada {$R *.DFM}// Diretiva de compilação – agrega a tela com a Unit end.// Final da parte implementada

12 Detalhes sobre o procedimento criado pelo Delphi Linguagem Técnica de Programação II procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Begin //inicio do bloco Form1.Close; //corpo do bloco end; //fim do bloco... end. // fim da Unit Button1: Nome do Objeto criado conforme a sua propriedade Name Click: Evento (de mouse) selecionado no Object Inspector Sender: Parâmetro que informa a origem do evento (neste caso, vem de um objeto).

13 Procedimento criado pelo Delphi usando variáveis procedure TForm1.Button2Click(Sender: TObject); Var //listas de variáveis a,b: byte; result: double; Begin //inicio do bloco … //corpo do bloco end; //fim do bloco... … end. // fim da Unit

14 Formato das intruções objeto.método ; ex: Form1.Close ; Edit1.Clear ; Edit2.SetFocus ; objeto.propriedade := valor ; ex: Form1.Color := white ; Edit1.text := ; Form1.Caption := Cálculo da Média ; Obs: No Object Pascal o texto vem entre aspas simples ( na linguagem C o texto vem entre aspas duplas!)

15 Funções de Conversão StrToInt( ) - Converte caractéres em número inteiro IntToStr( ) - Converte número inteiro em caractéres StrToFloat( ) - Converte caractéres em número real FloatToStr( ) - Converte número real em caractéres


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