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LABORATÓRIO DE PROGRAMAÇÃO
Renato O. Violin
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Introdução à Programação de Computadores
Organização de computadores Linguagens de programação Ambientes de desenvolvimento
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Organização de computadores
Os computadores executam milhões de operações. As operações são organizadas por meio de um conjunto de instruções. Esse conjunto de instruções é o programa. Quem executa o programa é o processador. FLOP - operações de ponto flutuante por segundo
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Organização de computadores
O processador interage com outros componentes.
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Linguagens de programação
É necessário que os programas sejam escritos em uma linguagem que o computador entenda. Essa linguagem é chamada linguagem de máquina. É pouco intuitiva para os seres humanos. Foram desenvolvidas linguagens de mais alto-nível. Linguagem de máquina que é definida pelo projeto de hardware desse computador.
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Linguagens de programação
O código escrito em linguagem de alto nível é convertido em linguagem de máquina pelo compilador ou interpretador. C C++ Cobol Delphi (Object-Pascal) Fortran Pascal Visual Basic Basic Perl PHP Python Lisp
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Ambientes de programação
Existem vários ambientes para a linguagem C NetBeans Code::Blocks Microsoft Visual C++ Turbo C++ Borland C++ Dev-C++ Eclipse for C/C++
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Fundamentos da linguagem C
História da linguagem Características da linguagem Estrutura básica de um programa em C Variáveis e tipos de dados Comandos de entrada/saída Especificadores de formato Expressões matemáticas e lógicas
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História da linguagem C
Foi inventada e implementada na década de por Dennis Ritchie. Utilizada para o desenvolvimento de programas para o sistema operacional Unix. Nasceu a partir de uma linguagem mais antiga chamada BCPL, que influenciou outra linguagem chamada B (Ken Thompson). A evolução da linguagem B levou ao desenvolvimento da linguagem C.
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Características da linguagem C
Permite a construção de programas em diversos sistemas operacionais, mas não é multiplataforma. É compilada. É considerada muito rápida. Utilizada para desenvolvimento de sistemas operacionais. Utilizada para desenvolvimento de jogos.
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Estrutura básica de um programa em C
Declaração de bibliotecas Função principal Corpo do programa Retorno para o Sistema Operacional // Aqui é digitado as // instruções
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Variáveis e tipos de dados
Variável é um espaço de memória que o programa reserva para armazenar dados. Toda variável deve possuir um tipo e um identificador (nome). Sintaxe de declaração em C Sintaxe de atribuição em C O símbolo = é o operador de atribuição Fazer exemplo 1, p. 35
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Variáveis e tipos de dados
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Comandos de entrada/saída
Permitem que o programa interaja com o usuário solicitando e mostrando dados na tela. Comandos para entrada: scanf() -> entrada formatada; gets() -> leitura de string; getch() -> le caractere e não aguarda o <enter> getchar() -> le caractere e aguarda o <enter>
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Comandos de entrada/saída
Comandos para saída: printf() -> saída formatada putchar() -> imprime caractere puts() -> imprime string Fazer Exemplos 2 (p. 42) e 3 (p. 44)
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Especificadores de formatos
Utilizados para especificar o tipo de dado que será lido ou escrito na tela. Fazer exemplo 4, . 46 Fazer exemplo 5, .50
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Expressões aritméticas
5 % 3 2
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Expressões lógicas
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Exemplos
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