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PublicouJonatas Ramalho Alterado mais de 10 anos atrás
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Orientação a Objetos: Encapsulamento e Classificação
Alcides Calsavara
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Sistema Orientado a Objetos
Um sistema orientado a objetos é uma coleção de objetos que interagem entre si. Um objeto interage com outro através do envio de uma mensagem. Uma mensagem causa um estímulo no objeto que a recebe. Um objeto inicia uma atividade quando sofre um estímulo, podendo interagir com outros objetos.
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Interação entre Objetos
C m2 m1 B m3 E D m5 m4
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Objeto Um objeto possui um comportamento e um estado :
O comportamento é a forma como reage a estímulos e desempenha as suas atividades. O estado é um conjunto de valores que modificam-se de acordo com o comportamento e os estímulos sofridos, isto é, mensagens recebidas.
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Comportamento e Estado
mensagem estado comportamento
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Comportamento O comportamento de um objeto é definido por um conjunto de métodos. O recebimento de uma mensagem causa a execução de um método, isto é, inicia uma atividade. Uma mensagem pode invocar um método explícita ou implicitamente, através da notificação de um evento.
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Execução de Métodos mensagem com invocação explícita mensagem com
notificação de evento e m1 ( ) m1 ( ) m2 ( )
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Estado O estado de um objeto é composto por um conjunto de valores de atributos.
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Encapsulamento Separação dos aspectos externos de um objeto dos seus detalhes internos de implementação O estado de um objeto somente é acessível a partir da implementação de seu comportamento, isto é, a partir dos seus métodos.
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Guarantia de Encapsulamento
mensagem A mensagem E mensagem B mensagem D estado mensagem C método
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Classe Uma classe descreve um conjunto de objetos: as instâncias da classe. Uma classe descreve o comportamento e a composição do estado de todos os seus objetos. Cada classe deve ter um nome distinto.
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Classes e Objetos
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Estrutura de uma Classe
Uma classe contém um conjunto de atributos e um conjunto de métodos os atributos devem ter nomes distintos os métodos devem ter assinaturas distintas Cada objeto possui um conjunto próprio de valores dos atributos e o conjunto de métodos da classe
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Método Cada método possui uma assinatura, um tipo de retorno e uma implementação A assinatura de um método é composta por um nome e uma lista de parâmetros Cada parâmetro tem um nome e um tipo
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Atributo Cada atributo tem um nome e um tipo.
Um objeto que possui um atributo cujo tipo é uma classe é um objeto composto, pois contém outro objeto.
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Atributos em Classes e Objetos
(classe A) (classe B) b : LÓGICO k : INTEIRO x : INTEIRO s : C x =10 b=V k=7 n : TEXTO (classe C) s= n=Paris
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Criação de Objetos Método de iniciação de um objeto
toda classe tem um ou mais métodos de iniciação (construção) Operador de criação de objetos a criação de um novo objeto se dá com a invocação de um método de iniciação, através do operador CRIA
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Classe e Encapsulamento
Os valores dos atributos de um objeto somente são acessíveis a partir dos seus métodos.
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Objeto e Referência Um objeto é criado dinamicamente pelo operador CRIA e tem a classe (tipo) especificada após esse operador Um objeto pode ser referenciado e ter seus métodos invocados Um objeto deve ser eliminado quando não mais é referenciado (garbage collection)
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