A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas Professora: Sílvia Soares

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas Professora: Sílvia Soares"— Transcrição da apresentação:

1

2 Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas Professora: Sílvia Soares

3 2 1.3 Conceitos Gerais: SGBD DBA Definição do esquema Definição da estrutura de dados e método de acesso Esquema e modificações na organização física Fornecer autorização de acesso ao sistema Especificar regras de integridade Centraliza os dados e os programas de acesso a esses dados

4 3 1.3 Conceitos Gerais: SGBD Usuários Programadores de aplicação Usuários sofisticados Usuários especialistas Usuários navegantes

5 4 1.4 Visão dos Dados Abstração de Dados Mundo Real Seres, objetos organismos, fatos,... Modelo Descritivo Informações informais Descrição de um universo em linguagem natural Modelo Conceitual Estruturas de informações, especificações de manipulação Modelo Operacional Especificações e pgms de manipulação p/ o computador Modelo Interno Estruturas internas de arquivos e tabelas pgms interpretáveis ou executáveis Informações formais Projeto Lógico Projeto Físico Nível de máquina

6 Abstração de Dados Visão 1Visão 2Visão n Nível de Visão Nível Lógico Nível Físico Nível médio que descreve quais dados estão armazenados e quais os inter-relacionamentos Nível baixo que descreve como os dados estão armazenados

7 Instâncias e Esquemas Instância do banco de dados Conjunto de informações contidas em determinado banco de dados, em dado momento Esquema do banco de dados Projeto Geral do banco de dados Exemplo: Type cliente = record nome_cliente : string; seguro social : string; rua_cliente : string; cidade_cliente : string end; var cliente1 : cliente;

8 Independência de Dados Capacidade de modificar o esquema físico sem que qualquer programa de aplicação precise ser reescrito. Física Lógica Capacidade de modificar a definição dos esquemas em determinado nível, sem afetar o esquema do nível superior. Capacidade de modificar o esquema lógico sem que qualquer programa de aplicação precise ser reescrito. É mais difícil de ser alcançada porque os pgms são mais dependentes da estrutura lógica dos dados do que de seu acesso.

9 8 1.5 Modelos de Dados Conjunto de ferramentas conceituais, sob a estrutura do Banco de Dados, usadas p/ a descrição de dados, relacionamentos entre dados, semântica de dados e regras de consistência.

10 9 Utilizados na descrição de dados no nível lógico e de visões Modelos Lógicos c/ Base em Objetos Modelo entidade-relacionamento Modelo orientado a objeto

11 Modelo Entidade Relacionamento MER Serve para a representação das estruturas de informação. Tem por base a percepção do mundo real como um conjunto de objetos básicos (entidades) e do relacionamento entre eles.

12 Modelo Orientado a Objetos Tem por base um conjunto de objetos Variáveis instâncias: armazenam valores de um objeto dentro do objeto. Métodos: conjunto de códigos que operam o objeto. Classes: objetos que contêm os mesmos tipos de valores e os mesmos métodos.

13 Modelo Orientado a Objetos Objeto 1 Objeto 5 Método x Acesso a dados Enviar Mensagem

14 Modelos Lógicos c/ Base em Registros Utilizados na descrição de dados no nível lógico e de visões. Banco de dados estruturado por meio de registros de formato fixo de todos os tipos. Modelo Relacional Modelo de Rede Modelo Hierárquico Fácil implementação do BD no nível físico.

15 Modelo Relacional Utiliza um conjunto de tabelas p/ representar tanto os dados quanto a relação entre eles. Atualmente é o mais utilizado no mercado.

16 Modelo em Rede Dados representados por um conjunto de registros e as relações entre esses registros são representadas por links.

17 Modelo Hierárquico Dados representados por um conjunto de registros e as relações entre esses registros são representadas por links. Os registros são organizados em árvores.


Carregar ppt "Curso: Banco de Dados I Análise de Sistemas PUC Campinas Professora: Sílvia Soares"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google