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Linguagem de Programação Prof. Paulo. 1. Apresentação do Plano de Ensino. 2. Modelo de desenvolvimento de Sotwares orientado a objetos. 3. Fases de Desenvolvimento.

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1 Linguagem de Programação Prof. Paulo

2 1. Apresentação do Plano de Ensino. 2. Modelo de desenvolvimento de Sotwares orientado a objetos. 3. Fases de Desenvolvimento de um Sistema em UML: Análise de Requisitos, Análise, Projeto (Design), Codificação (Programação), Testes, Implantação. 4. Conceitos Básicos de UML: A origem e a finalidade do seu uso. Modelo de Casos de Uso. Diagrama de Casos de Uso: Definição de Ator, Caso de Uso e Relacionamentos: Entre Atores, Entre Atores e Casos de Uso e Entre Casos de Uso (inclusão, extensão e generalização). Decomposição de Diagrama de Casos de Uso – Pacote ( Package ). 5. Exempĺos de aplicações de Casos de Uso – Estudo de Caso: Sistema de Controle Acadêmico. Sumário da 1ª Aula

3 Modelagem de Software Foco na modelação do software: Um projeto de desenvolvimento engloba três grandes etapas : 1.Análise da Organização (análise estratégica, levantamento de requisitos, etc. 2.Especificação do sistema de software que responde às necessidades identificadas; 3.Implementação e instalação da solução.

4 Ciclo de Vida (Resumo) 1.Preparar: investigar a área do problema e fixar os requisitos e âmbito da solução. 1.Construir: analisar o problema, e construir modelos abstratos de resolução. Destes modelos, evoluir para especificações lógicas da solução pretendida e, finalmente, implementar numa linguagem de programação. 1.Instalar: transferir a solução para os ambientes reais de produção.

5 Ciclo de Vida com as suas Fases de Desenvolvimento

6 Estudo de Caso: Sistemas de Controle Acadêmico computadores - SCA

7 Estudo de Caso Mini-projeto – SCA: Pretende-se implementar um mini-projeto para a gestão acadêmica - um Sistema de Controle Acadêmico. O problema que temos em mãos e para o qual vamos desenhar uma solução, pode ser formulado nestes termos: Uma instituição de ensino necessita de um sistema informático para registar as atividades da Secretaria na instituição. Sabemos o que queremos fazer; mas, por onde começar?

8 Artefatos utilizados Artefatos específicos utilizados no desenvolvimento de projetos Web Durante a construção de aplicações web pode-se utilizar inúmeros tipos de artefatos. Serão citados a seguir, alguns documentos que poderão ser utilizados no Processo Unificado

9 Artefatos Planilha de Requisitos: Para elaborar um sistema Web, é necessário um levantamento dos requisitos.Nesta planilha temos:

10 Artefatos PROJETO LINEAR: onde são mapeados os requisitos do sistema com as áreas ou páginas de uma aplicação.

11 Conceitos da UML (Overview) A UML pode ser usada para: Mostrar os limites de um sistema e suas funções principais (Use-cases) Mostrar os limites de um sistema e suas funções principais (Use-cases) Ilustrar as funções básicas do sistema por diagramas de interação Ilustrar as funções básicas do sistema por diagramas de interação Representar a estrutura estática do sistema (Diagramas de Classes) Representar a estrutura estática do sistema (Diagramas de Classes) Modelar o comportamento de Objetos com diagramas de estado Modelar o comportamento de Objetos com diagramas de estado

12 Usos de UML A UML é uma linguagem de modelagem para Visualização Especificação Construção Documentação Comunicação Diagramas São representações gráficas de um conjunto de elementos. São desenhados para visualizar o sistema de diferentes perspectivas

13 Diagramas UML Seqüência Classe Use Case Modelos Objeto Componente Implantação Colaboração Statechart(Estado) Atividade

14 Artefatos UML Casos de Uso: são uma excelente técnica para entender os requisitos (funcionalidades) de um sistema e normalmente começa com um verbo (infinitvo), como por exemplo: Comprar Itens, Incluir um Pedido, etc. O ícone em UML para um Caso de Uso é: Comprar itens

15 Artefatos UML Um Caso de Uso é um documento narrativo que descreve a seqüência de eventos de um Ator (um agente externo) usando o sistema para completar um processo São estórias ou casos de utilização do sistema São usados para capturar comportamentos relevantes do sistema, sem a preocupação de especificar como serão implementados

16 Artefatos UML Um Diagrama de Casos de Uso apresenta: Um conjunto de casos de uso, atores e suas relações. Captura as funcionalidades de um sistema de acordo com a visão de seus usuários Desenvolvido pelo Analista em conjunto com especialistas no domínio da aplicação É composto por: Casos de Uso Atores Relacionamento entre Atores, entre Ator-Casos de Uso e entre de Casos de Uso: Dependência (Include/Extend), Generalização e Associação

17 Sistema de Controle de Pré-Requisitos Secretária Solicitar Histórico Solicitar histórico do semestre atual Verificar dependên cias Estudante Matricular aluno ? Solicitar histórico de todos os semestres ? >

18 ATOR Um Ator em um Caso de Uso representa uma entidade externa ao sistema que interage de alguma forma com um Caso de Uso Um ator normalmente é: Uma pessoa: Cliente, Funcionário, etc Um dispositivo de hardware: Impressora, etc Outro sistema: SGBD, SISFIN, etc Representação de um Ator em UML: Nome do Ator

19 Relacionamentos 1. Entre ATORES: Generalização de Atores Cliente Pessoa Física Pessoa Jurídica

20 Relacionamentos 2. Entre ATOR e CASO DE USO: Manter Aluno Secretaria

21 Relacionamentos Inclusão Uma relação de Inclusão de um Caso de Uso A com um Caso de Uso B indica que uma instância do Caso de Uso A deve incluir o comportamento especificado para o Caso de Uso B Transferência entre Contas Autenticar Cliente Sacar >

22 Relacionamentos Extensão Uma relação de Extensão de um Caso de Uso A com um Caso de Uso B indica que uma instância do Caso de Uso B pode incluir - sujeito ao atendimento de certas condições - o comportamento especificado para o Caso de Uso A. Sacar Dinheiro Fator de extensão: quantia elevada Autorizar Saque >

23 Relacionamento Generalização Uma Generalização de um Caso de Uso A para um Caso de Uso B indica que A é uma especialização de B Receber pagamento em cheque Receber Pagamento Receber pagamento em cartão de crédito

24 Especificação de Casos de Uso A especificação de Casos de Uso pode ser feita através da descrição narrativa das seqüências de eventos em formato textual Deve-se considerar: Como e quando o Caso de Uso inicia ou termina As interações com os atores envolvidos A seqüência normal de execução (FB/FP) (Caminho Feliz!) As seqüências alternativas (FA) ou de exceção(FE)

25 Formato de Especificação de um UC Caso de Uso: Nome do Caso de Uso Atores: Atores envolvidos Finalidade: Intenção do Caso de Uso Visão Geral: Descrição resumida do Caso de Uso Tipo: a) Primário, Secundário ou Opcional b) Essencial ou Real Referências Cruzadas: Casos de Uso relacionados Descrição do Fluxo Básico ou Principal: Contínua ou Numerada ou Particionada Fluxos Alternativos e de Exceções: que podem surgir AtorSistema Ações executadas pelos AtoresRespostas do Sistema

26 Exemplo de Descrição Enumerada Caso de Uso: Compra de um Produto Atores: Cliente Finalidade: Oferecer um serviço on-line de compra de produto ao cliente Visão Geral: Este Caso de Uso deve oferecer uma funcionalidade de compra de produtos Tipo: a) Primário, Secundário ou Opcional: b) Essencial ou Real: Referências Cruzadas: Casos de Uso relacionados FB.1 O cliente navega pelo catálogo e seleciona os itens a serem comprados FB.2 O cliente vai para o check out FB.3 O cliente preenche o formulário de remessa FB.4 O cliente envia informações do formulário de remessa. (FE) FB.5 O sistema apresenta o total do faturamento FB.6 O cliente preenche a informação de cartão de crédito e envia.(FA) FB.7 O sistema autoriza a compra FB.8 O sistema confirma a venda FB.8 O sistema envia uma confirmação por Fluxo Alternativo (FA): No FB.6. O sistema verifica na administradora se há autorização da compra por crédito Fluxo Exceção (FE): No FB.4. O sistema informa que a conexão com o Servidor falhou.

27 Exemplo de Pacotes: Sistema de Gestão de Restaurantes Sist. de Gestão de Restaurantes (SGR) Empregado de mesa Relação com Fornecedores Relação com Clientes Empregado de caixa Cozinheiro Pacotes Pacotes: Pacotes: são usados para representar partes de um sistema que contém mais de uma classe, talvez centenas de classes.

28 Roteiro para criar um DCU 1.Identifique os objetivos do sistema 2.Elabore um roteiro para realizar a tarefa, do ponto de vista do usuário ( sem se referir ao sistema) 3.Identifique os atores 4.Identifique os casos de uso 5.Identifique os relacionamentos 6.Refine buscando a existência de Extend, Include e Generalização

29 Estudo de Caso: Mini-Projeto SCA O S istema de C ontrole A cadêmico (SCA) será utilizado na Secretaria de um determinado Curso, por exemplo, Curso de Licenciatura da Computação. No que diz respeito aos indivíduos envolvidos, somente o pessoal da secretária terá acesso ao SCA. Entre as pessoas que atuam na Secretaria e poderiam utilizar o sistema estão: o chefe da secretaria, a secretária, alguns professores e alguns estagiários. Na verdade, apesar de tratarem de indivíduos diferentes, quando estiverem utilizando o sistema todos assumirão o mesmo papel de Secretaria. Preliminarmente, supõe-se que alguns documentos deverão ser imressos pelo SCA, como, Histórico Escolar, Diária de Classe, Conteúdo, Comprovante de matrícula, Diário de Notas, Ata de Realização de Prova, etc. Como o volume de informações (alunos, professores, disciplinas, etc) pode ser grande optou-se pelo uso de um Sistema Grenciador de Banco de Dados para armazenamento dos dados acadêmicos. O(A) Sr(a) está na função de analista de requisitos e de acordo com a figura abaixo, que mostra onde está inserido a especificação de requisitos. É necessário que sejam lenvantados os requisitos iniciais do SCA: O que se pede: 1) Observando o texto acima, responda as perguntas que estão abaixo; Quem são os Atores? Quais são os Casos de Uso? Quais os Relacionamentos? 2) Faça um Diagrama de Caso de Uso completo. 3) Descreva na forma numerada os Casos de Uso.


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