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Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,

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Apresentação em tema: "Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA {lucena, furtado, choren,

2 MESSAGE webspace/P900-series/P907/

3 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio MESSAGE Fase de Análise: –Objetivos: melhor entender o problema, confirmar que aquele é o problema certo a ser resolvido e facilitar o design da solução –Descreve papéis, serviços e interações entre os papéis Fase de Design: –Design de alto nível: independente de implementação –Design de baixo nível: dependente da plataforma de implementação ou arquitetura Estende os diagramas de Classe e Atividades de UML com conceitos relacionados a agentes: –Organizações, papéis, metas e tarefas.

4 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio MESSAGE Design de alto nível: –Papéis são associados a agentes –Serviços são descritos em termos de tarefas (ações de agentes) –Interações são transformadas em protocolos Design de baixo nível: –Mapeia os elementos do design de alto nível para elementos computacionais da plataforma de implementação

5 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Entidades Concretas Agente –Entidade autônoma que é capaz de fazer alguma função –Serviços: funcionalidades do agente –Propósito: motivação do agente para executar algum serviço Organização –Grupo de agentes trabalhando juntos para um propósito geral Papéis –Interface X Objeto => Papel X Agente –Descreve as características externas de um agente em um contexto Recurso

6 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Atividades Tarefa: –Atividade –Possui pré e pós-condições –Pode ser sub-dividida em sub-tarefas Interação –(conceito tirado da metodologia Gaia) –Define os participantes e o propósito que os participantes tentarão atingir

7 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Estado Mental de Entidades Metas: –Associa um estado a um agente –Estado que o agente quer atingir

8 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

9 Visões Organização –Modela entidades concretas do sistemas (agentes, organizações, papéis e recursos), o ambiente e os relacionamentos entre eles Meta/Tarefa –Descreve as metas, tarefas, estados e dependências entre eles –Tarefas podem ser executadas para atingir um objetivo Agente/Papel –Foca em agentes e papéis –Quais metas são responsabilidades de um agente, quais eventos ele controla, quais tarefas ele sabe executar,...?

10 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visões Interação: –Para cada interação definir... –... quem começa a interação, –... o colaborador, –... a motivação (meta), –... as informações enviadas e recebidas, –... o evento que dispara a conversação,... Domínio –Mostra os conceitos específicos de domínio e as relações que são relevantes para cada sistema em desenvolvimento

11 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

12 Modelos de Análise (nível 0)

13 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão da organização Vê o sistema como uma caixa preta Foca no relacionamento entre as entidades e o ambiente recurso papel organização

14 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão de Metas e Tarefas Decomposição das metas do sistema em sub-metas

15 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão de Task/Goal Descreve como um serviço é realizado por uma seqüência de tarefas o serviço

16 Modelos de Análise (nível 1)

17 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão Organizacional Foco no sistema em si identificando as suas funcionalidades Considerar apenas os papéis (pensar nos agentes na fase de design) Descreve o relacionamento entre os papéis e entre os papéis e o ambiente 1

18 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão Organizacional

19 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão Agente/Papel Associação das metas ao papéis Relacionada as visões de decomposição de metas e organizações

20 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão Agente/Papel Descrição dos papéis

21 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão de Interação Descreve quais agente interagem, quando e porquê eles interagem Detalhes de como interagem são descritos no processo de design

22 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Visão de Domínio Usar diagrama de classes de UML para representar conceitos do domínio e o relacionamento entre eles

23 Fase de Design

24 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Transição de Análise para Design de alto nível Identificar os agentes e associar agentes ao papéis Descrever como os serviços são providos através da identificação de tarefas Definir protocolos de interação a partir do refinamento das interações (modeladas na fase de análise) Identificar o comportamento dos papéis nos protocolos de interação

25 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Atividades da Fase de Design

26 Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio Atividades da Fase de Design Detalhando as entidades: –Definição das classes, interfaces, atributos, métodos, e diagramas de UML Seleção da arquitetura para agentes –Dependente das funcionalidades definidas no nível de análise Usar a arquitetura: –Produzir os agentes da aplicação Atualizar/Modificar as visões: –Decisões de design podem ter afetado as visões. Refazer Estruturar os resultados de acordo com a visão de organização


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