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UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema
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Fases do desenvolvimento de Software
Análise de requisitos Análise Projeto Programação
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Notação UML Visões: Mostram os diferentes aspectos do sistema, dando enfoque a ângulos e níveis de abstrações diferentes Modelos de Elementos: São os conceitos utilizados nos diagramas Mecanismos Gerais: Provém comentários, informações ou semântica sobre os elementos dos modelos. Diagramas: São gráficos que descrevem o conteúdo em uma visão
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Visões Cada visão é descrita por um número de diagramas que contém informações que dão ênfase aos aspectos particulares do sistema Tipos: Visão de Componentes Visão de Casos de Uso Visão Lógica Visão de Organização Visão de Concorrência
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Visão de Componentes Descreve a implementação dos módulos e suas dependências Consiste nos componentes (elementos) dos diagramas Não confundir com elemento “componente”
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Visão de caso de Uso Descreve as funcionalidades do sistema desempenhada pelos atores externos É a visão central, base para as outras visões do sistema Descrita pelos diagramas: de Casos de Uso de Atividades
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Diagrama de caso de uso Elementos Caso de Uso Nome do Caso ASSOCIAÇÂO
ATOR REFINAMENTO
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Diagrama de caso de uso Exemplo: Sistema Escola Cadastrar aluno
Cadastrar Notas Cadastrar professor Listar alunos Gerente da escola Listar professores Calcular média
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Diagrama de Atividades
O Diagrama de Atividades mostra o fluxo de controle Eles capturam ações e seus resultados Eles focam o trabalho executado na implementação de uma operação (método) Tipicamente as atividades são estados de ação – estados que transitam para outro estado
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Diagrama de Atividades
Elementos INICIO Nome do Estado ESTADO FIM TRANSIÇÂO FLUXO PARALELO TOMADA de DECIÇÂO
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Diagrama de Atividades
Exemplo
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Visão Lógica Descreve como as funcionalidades do sistema serão implementadas Especifica a estrutura estática e dinâmica Representada pelos diagramas: de Classe de Objetos de Estado Seqüência Colaboração Atividades
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Diagrama de Classes É a descrição de conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos e relacionamentos (estado), operações e semântica (comportamento) O Diagrama de Classes mostra a estrutura estática do modelo da aplicação Este diagrama exibe as classes do sistema e o grau do relacionamentos entre elas
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Diagrama de Classes Elementos ASSOCIAÇÂO COMPOSIÇÃO DEPENDENCIA
GENERALIZAÇÃO REFINAMENTO AGREGAÇÃO
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Diagrama de Classes Diagrama de classe (simples) Escola Professor
Aluno Professor
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Diagrama de Classes Exemplo: Sistema escola * * Escola 1 1 Professor
alunos: Alunos[ ] professores: Professores[ ] adicionarProfessor (Professor p) : void adicionarAlunos(Aluno a) : void executar( ) : void listarAlunos( ): void 1 1 * * Professor nome: String matricula: int turmas: int construtor( ): Aluno nome: String matricula: int construtor( ): nota1: int nota2: int
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Diagrama de Classes Exemplo
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Diagrama de Objetos O Diagrama de Objetos é muito similar ao Diagrama de Classes e utiliza quase a mesma notação Este diagrama mostra uma “fotografia” dos objetos existentes em um determinado momento na execução do sistema São muito úteis para exemplificar relacionamentos complexos entre objetos em determinado momento
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Diagrama de Objetos Exemplo
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Diagrama de Estados O Diagrama de Estados serve para mostrar todos os estados possíveis dos objetos de uma classe do modelo Mostra que eventos do sistema causam essas mudanças de estado Não há a necessidade de representar os estados dos objetos de todas as classes.
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Diagrama de Estados Exemplo
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JUDE Criando Diagramas
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JUDE Atividade Fazer o diagrama de atividades do Sistema Escola
Fazer o diagrama de estados do Sistema Escola
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