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UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema.

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Apresentação em tema: "UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema."— Transcrição da apresentação:

1 UML – Visões Parte 1 Modelando um sistema

2 Fases do desenvolvimento de Software
Análise de requisitos Análise Projeto Programação

3 Notação UML Visões: Mostram os diferentes aspectos do sistema, dando enfoque a ângulos e níveis de abstrações diferentes Modelos de Elementos: São os conceitos utilizados nos diagramas Mecanismos Gerais: Provém comentários, informações ou semântica sobre os elementos dos modelos. Diagramas: São gráficos que descrevem o conteúdo em uma visão

4 Visões Cada visão é descrita por um número de diagramas que contém informações que dão ênfase aos aspectos particulares do sistema Tipos: Visão de Componentes Visão de Casos de Uso Visão Lógica Visão de Organização Visão de Concorrência

5 Visão de Componentes Descreve a implementação dos módulos e suas dependências Consiste nos componentes (elementos) dos diagramas Não confundir com elemento “componente”

6 Visão de caso de Uso Descreve as funcionalidades do sistema desempenhada pelos atores externos É a visão central, base para as outras visões do sistema Descrita pelos diagramas: de Casos de Uso de Atividades

7 Diagrama de caso de uso Elementos Caso de Uso Nome do Caso ASSOCIAÇÂO
ATOR REFINAMENTO

8 Diagrama de caso de uso Exemplo: Sistema Escola Cadastrar aluno
Cadastrar Notas Cadastrar professor Listar alunos Gerente da escola Listar professores Calcular média

9 Diagrama de Atividades
O Diagrama de Atividades mostra o fluxo de controle Eles capturam ações e seus resultados Eles focam o trabalho executado na implementação de uma operação (método) Tipicamente as atividades são estados de ação – estados que transitam para outro estado

10 Diagrama de Atividades
Elementos INICIO Nome do Estado ESTADO FIM TRANSIÇÂO FLUXO PARALELO TOMADA de DECIÇÂO

11 Diagrama de Atividades
Exemplo

12 Visão Lógica Descreve como as funcionalidades do sistema serão implementadas Especifica a estrutura estática e dinâmica Representada pelos diagramas: de Classe de Objetos de Estado Seqüência Colaboração Atividades

13 Diagrama de Classes É a descrição de conjunto de objetos que compartilham os mesmos atributos e relacionamentos (estado), operações e semântica (comportamento) O Diagrama de Classes mostra a estrutura estática do modelo da aplicação Este diagrama exibe as classes do sistema e o grau do relacionamentos entre elas

14 Diagrama de Classes Elementos ASSOCIAÇÂO COMPOSIÇÃO DEPENDENCIA
GENERALIZAÇÃO REFINAMENTO AGREGAÇÃO

15 Diagrama de Classes Diagrama de classe (simples) Escola Professor
Aluno Professor

16 Diagrama de Classes Exemplo: Sistema escola * * Escola 1 1 Professor
alunos: Alunos[ ] professores: Professores[ ] adicionarProfessor (Professor p) : void adicionarAlunos(Aluno a) : void executar( ) : void listarAlunos( ): void 1 1 * * Professor nome: String matricula: int turmas: int construtor( ): Aluno nome: String matricula: int construtor( ): nota1: int nota2: int

17 Diagrama de Classes Exemplo

18 Diagrama de Objetos O Diagrama de Objetos é muito similar ao Diagrama de Classes e utiliza quase a mesma notação Este diagrama mostra uma “fotografia” dos objetos existentes em um determinado momento na execução do sistema São muito úteis para exemplificar relacionamentos complexos entre objetos em determinado momento

19 Diagrama de Objetos Exemplo

20 Diagrama de Estados O Diagrama de Estados serve para mostrar todos os estados possíveis dos objetos de uma classe do modelo Mostra que eventos do sistema causam essas mudanças de estado Não há a necessidade de representar os estados dos objetos de todas as classes.

21 Diagrama de Estados Exemplo

22 JUDE Criando Diagramas

23 JUDE Atividade Fazer o diagrama de atividades do Sistema Escola
Fazer o diagrama de estados do Sistema Escola


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