A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos."— Transcrição da apresentação:

1 UML Diagrama de Classes elementos básicos

2 Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos significativos para a aplicação. A visão estática modela a estrutura do objeto, tanto seus dados quanto suas operações. Os elementos chaves nesta visão são os classificadores e suas associações. Os classificadores podem ser: atores, artefatos, classe, colaboração, componente, interface, nó, caso de uso.

3 Classe Uma classe representa um conceito discreto. Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham dos mesmos atributos, operações, relações e semântica. Uma classe implementa uma ou mais interfaces.

4 Diagrama de Classes Diagrama de classe descreve os tipos de objetos no sistema e os vários tipos de relacionamento que existem entre as diversas classes.

5 Diagrama de Classes Usa-se o diagrama de classes para modelar a visão estática do sistema. Um diagrama de classes possui normalmente: classes. interfaces. colaborações. relação de dependência, generalização e associação.

6 Contexto É um diagrama central nas metodologias orientadas a objetos. É a representação de maior poder conceitual. É o diagrama que descreve as abstrações do domínio do problema.

7 Perspectivas de Representação das Classes Semelhante a de modelagem de dados. –Conceitual. Representa os conceitos genéricos do mundo. –Especificação. Representa os conceitos genéricos do software a ser construído. –Implementação. Representa as característica operacionais do software a ser construído.

8 Perspectivas... (II) As perspectivas apresentadas não fazem parte de UML formal é apenas uma abordagem importante e normalmente negligenciada.

9 Nome e Representação de Classes Toda classe deve ter um nome que a distingue das outras classes. Representação Aluno

10 Atributos da Classe Um atributo representa uma propriedade da classe que está sendo modelada. Os atributos representam os dados pertencentes nas instâncias de uma classe. Os atributos podem ser representados apenas pelo nome ou com o tipo associado.

11 Atributos da Classe (II) Uma classe pode ter vários ou nenhum atributo. Em um determinado momento um objeto de uma classe terá valores específicos para cada um de seus atributos.

12 Representação de classe com atributos Alunos nome tel id pai mãe OU Alunos Nome:string tel:string id:string pai:string mãe:string Pode-se também representar os valoresdefault Pode-se também representar os valores default

13 Operações São processos que a classe sabe realizar. É uma abstração de do que se pode fazer com um objeto. É compartilhada com todos os objetos da classe. Uma classe pode ter nenhuma ou várias operações.

14 Operações Em geral, a chamada de uma operação pode trazer mudanças nos dados do objeto ou em seu estado. A assinatura de uma operação especifica quais os parâmetros para a execução da operação e, quando for o caso, o tipo de retorno.

15 Representação de operações Pode-se representar as operações apenas com o seu nome. Pode-se representar as operações com sua assinatura (seus parâmetros e o tipo de retorno). Alunos incluir() alterar()

16 Responsabilidades A responsabilidade é um contrato ou obrigação da classe. Uma classe pode ter várias responsabilidade: uma e não mais que cinco.

17 Características básicas de um bom modelo de Classe Identifique claramente operações e associações. Operação: confere, em geral, uma mudança de estado em um determinado objeto. Associação: relação estática entre dois conceitos. Operações: normalmente encontradas nas descrições dos casos de uso. Associação: normalmente encontradas a partir da completude do modelo, por exemplo uma fita de videolocadora é alugada para um cliente; regras de negócio são um bom ponto de partida para a se encontrar associações.

18 Características básicas de um bom modelo de Classe Identificação de Chaves. Não é recomendado colocar no modelo de classes atributos que representam conceitos de chaves como em um banco relacional.

19 Características básicas de um bom modelo de Classe Relatórios: Um relatório é apenas um forma de mostrar aquilo que o sistema já possui. Os relatório não devem ser representados como classes no sistema. Cabe aos métodos das classes executar operações que geram o relatório especificado.

20 UML Classes conceitos avançados

21 Visibilidade Os atributos e operações de uma classe podem ter restrições de acesso especificadas. –+ público: todos os classificadores podem usar/ter acesso. –- privado: somente o próprio classificador poderá usar. –#protegido: qualquer descendente do classificador poderá usar.

22 Classes abstratas Uma classe que contém uma operação abstrata é chamada de classe abstrata. Esse tipo de classe não pode criar instâncias visto que alguns de suas operações não podem ser implementadas. –As classes abstratas devem possuir sub-classes, que implementem as respectivas operações.

23 Classes Abstratas (II) Peça Xadrez... Movimento() peãotorrerei Operaçã o abstrata São representadas em itálico

24 Interfaces Mais abstrata que a classe abstrata. Uma interface é uma classe abstrata que possui unicamente operações abstratas (nenhum método implementado) e nenhum atributo. Uma interface especifica algumas operações para providenciar um serviço de forma a cumprir uma responsabilidade.

25 Interfaces (II) Com interfaces é possível apenas se concentrar nos serviços oferecidos pelas classes. O uso de interface é uma forma elegante de isolar a especificação da implementação. Um interface especifica uma contrato sem levar em conta como este será implementado.

26 Interfaces (III) Representação Inome da interface ou > Pilha pop() push() vazia()

27 Classes de Associação Uma classe de associação modela modelas as propriedades associadas com uma associação. As propriedades decorrentes devem ser representadas por uma classe.

28 Classes de associação (II) AlunoMatéria ** Desempenho nota falta

29 Atividade de análise dos Casos de Uso Rup Workflow for Analysis and DesignArtifacts for Analyze Behavior

30 Análise do Caso de Uso Para cada caso de uso: Crie uma realização deste caso de uso. Acrescente descrição textual ao caso de uso. Encontre classes de análise a aprtir do comportamento do caso de uso. Para cada classe encontrada: Defina as responsabilidade da classe. Descreva os atributos e associações. Agrupe e refine as classes encontradas.

31 Classes de Análise Enquadram-se em três categorias: Fronteira. –Utilizada para modelar a interação entre o sistema e seus atores. Representa abstrações tais como janelas, impressoras, terminais etc. Controle. –Representa a coordenação, a seqüência e transação de outros objetos. Entidade. –Utilizada para representar informações e dados persistentes. Geralmente derivadas das classes de negócio.

32 Classes de Análise Fonte:

33 UML Diagrama de objetos

34 Os diagramas de objetos mostram uma fotografia dos objetos em ação. Os objetos são mostrados com os valores de seus atributos e suas respectivas ligações. São apropriados para a modelagem de estrutura de dados complexas.

35 Diagrama de objetos (II) Em geral há vários objetos em execução em um determinado momento. Um diagrama mostra apenas parte dessa complexidade. O diagrama não considera a evolução desses objetos com o tempo.

36 Representação de objetos Márcio Márcio:Professor :Professor Álvaro:Aluno :Curso

37 Exemplo (I) c:Companhiad1:Departamentod2:Departamento Nome=VendasNome=RH

38 Exemplo (II) Aluno Matéria ** Classes a:Alunom:Matéria ** matricula(aluno) Objetos

39 Dúvidas?


Carregar ppt "UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google