A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contratos em Projeto OO Professora: Aline Vasconcelos Cefet Campos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contratos em Projeto OO Professora: Aline Vasconcelos Cefet Campos"— Transcrição da apresentação:

1 Contratos em Projeto OO Professora: Aline Vasconcelos Cefet Campos

2 2 Contratos Os contratos ajudam a especificar o comportamento do sistema, definindo o efeito das operações sobre o sistema. Um contrato é um documento que descreve o que uma operação se compromete a atingir. Usualmente, ele segue um estilo declarativo, enfatizando o que acontecerá, em vez de como isso será conseguido. Normalmente, um Contrato de Operação (ou de Caso de Uso) está associado à idéia de pré e pós-condições.

3 3 Contratos: Seções Nome: assinatura da operação (visibilidade, tipo, nome, parâmetros, tipos dos parâmetros, tipo de retorno). Responsabilidades : finalidades da operação; descrição informal dos compromissos que a operação deve cumprir. Tipo : nome do tipo ao qual o a operação pertence (classe, interface). Referências Cruzadas : números referenciando funções do sistema e/ou casos de uso onde a operação aparece. Notas : notas de projeto (como, restrições de projeto), algoritmos, etc. Exceções : casos excepcionais (condições de erro). Saídas : saídas que não são para a GUI, tais como mensagens ou registros enviados para fora do sistema. Pré-condições : hipóteses e assertivas sobre o estado do sistema antes da execução da operação. Pós-condições : o estado do sistema após a operação ter sido completada.

4 4 Contratos: Pré-Condições Definem hipóteses e assertivas sobre o estado do sistema antes da operação iniciar. Pré-condições englobam condições das quais o sucesso da operação depende e, que, portanto, são importantes de serem testadas no software antes da execução da operação.

5 5 Contratos: Pós-Condições Declara mudanças no estado do sistema como resultado da execução da operação. –Categorias úteis de pós-condições: Criação e exclusão/destruição de instâncias. Modificações de atributos. Associações formadas e desfeitas.

6 6 Contratos: Seções Nome: Criar (nome:String, identidade: String, filiacao: String, endereco: String, curso: Curso) Responsabilidades : criar uma nova Matrícula, associando-a ao Curso informado na tela e atualizando os valores dos seus atributos obrigatórios, a saber: nome, endereço, filiação e identidade. Tipo : Matricula Referências Cruzadas : Caso de Uso: Matricular Alunos. Notas : Exceções : Saídas : Pré-condições : –Curso é válido. –Candidato está aprovado no concurso. –Dados obrigatórios para a matrícula estão preenchidos.

7 7 Contratos: Seções Pós-condições : –Uma nova Matricula foi criada. (criação de instância) –A Matricula foi associada ao Curso. (associação formada) –Matricula.nome, Matricula.identidade, Matricula.endereco, Matricula.filiacao receberam os valores de nome, identidade, endereço e filiação digitados na tela (GUIMatricula), respectivamente. (modificação de atributos)


Carregar ppt "Contratos em Projeto OO Professora: Aline Vasconcelos Cefet Campos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google