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Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento.

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1 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Orientação a objetos identidade abstração classificação encapsulamento herança polimorfismo persistência

2 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Objetos e classes Todo objeto tem um nome (também chamado de referência ou indicador). Objetos podem ter atributos (como cor, tamanho e origem). Objetos podem ter operações e comportamentos (como decolar, aterrissar e ser consertado). Cada objeto é uma instância de uma classe. A implementação específica de uma operação para uma certa classe é chamado de método

3 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6

4 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Projeto orientado a objetos Normalmente utiliza uma especificação de requisitos orientada a objetos Identifica e representa as classes e os objetos, inclusive os detalhes dos atributos e os comportamentos de cada um Também identifica as interações e relações Insere aspectos computacionais Insere alguns detalhes da biblioteca de classes Considera os requisitos não-funcional e aprimora o projeto de maneira adequada aos requisitos

5 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Casos de uso Os diagramas devem ter quatro elementos: atores casos extensões usos

6 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Identificando os participantes Quais usuários ou grupos utilizam o sistema para realizar uma tarefa? Quais usuários ou grupos são necessários para que o sistema possa realizar suas funções? Quais sistemas externos utilizam o sistema para realizar uma tarefa? Quais sistemas externos, usuários ou grupos enviam informações para o sistema? Quais sistemas externos, usuários ou grupos recebem informações do sistema?

7 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 A UML no processo OO Diagramas de workflow Modelo de objetos Diagramas de seqüência Diagramas de colaboração Diagramas de pacotes Diagramas de componentes Diagramas de implantação

8 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Itens que podem sugerir a primeira identificação das classes de objetos Estruturas Sistemas externos Dispositivos Papéis Procedimentos operacionais Lugares Organizações Coisas que são manipuladas pelo sistema que está sendo construído

9 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Diretrizes para decidir o que incluir em uma lista de classes O que necessita ser processado de uma determinada maneira? Quais itens têm vários atributos? Quando você tem mais de um objeto em uma classe? O que tem como base os próprios requisitos e não é derivado de seu entendimento dos requisitos? Quais atributos e operações são sempre aplicáveis a uma classe ou a um objeto?

10 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Diretrizes para identificar comportamentos Verbos no imperativo Verbos na voz passiva Ações Coisas ou eventos lembrados Papéis Procedimentos operacionais Serviços fornecidos por uma organização

11 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Nome da classe: abastecimento Categoria: serviço Documentos externos: Controle de exportação: Público Cardinalidade: n Hierarquia: Superclasses: serviços Associações: combustível em associação Nome da operação: preço Membro público de: abastecimento Documentação: // Calcula o preço final do combustível Pré-condições: galões > 0 diagrama de objetos: (não especificado) Semântica: preço_final = galões * preço diagrama de objeto: (não especificado) Concurrência: seqüencial Interface pública: Operações: preço Interface privada: Atributos: galões preço Implementação: Atributos: galões preço Máquina de estado: não Concorrência: seqüencial Persistência: transitória

12 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6 Considerações para um projeto do programa Requisitos não-funcionais Componentes que podem ser reutilizados a partir de sistemas previamente construídos Componentes que podem ser reutilizados em outros sistemas além do que atualmente está em desenvolvimento Requisitos da interface com o usuário Estrutura de dados e detalhes sobre o gerenciamento

13 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6

14 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6

15 Prentice Hall Engenharia de Software: Teoria e Prática Shari Lawrence Pfleeger Capítulo 6


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