A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a diagrama de classes e UML

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a diagrama de classes e UML"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a diagrama de classes e UML
Prof. Alexandre Parra Carneiro da Silva

2 O que é UML ? A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. Considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos. É possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas de visualização. Facilita a comunicação de todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de um sistema: Gerentes; Coordenadores; Analistas e Desenvolvedores.

3 Principais Diagramas da UML 2.0 (1/2)
Diagramas Comportamentais Estudo de Caso Transição de Estados Atividades Diagramas Estruturais Objetos Classes Componentes, entre outros...

4 Principais Diagramas da UML 2.0 (2/2)
Diagramas de Interação Seqüência Colaboração Tempo

5 Diagrama de Classes Diagramas de classe são os diagramas mais comuns encontrados em modelagem de sistemas orientados a objetos. Um diagrama de classe mostra um conjunto de: classes, interfaces e seus relacionamentos. Principal uso: modelar a visão do projeto de um sistema de forma estática. São importantes não somente para visualização, especificação e documentação dos modelos estruturais.

6 Termos e Conceitos de Diagramas de Classes (DC)
Uma classe é uma descrição de um conjunto de objetos que compartilham: atributos, operações, relacionamentos e semântica. Graficamente, uma classe é desenhada como um retângulo. Uma classe em DC é composta de três partes: Nome Atributos Métodos

7 O que são: Nome, Atributo e Método
Nome: Toda classe deve ter um nome que a distingue de outras. Atributo: é uma propriedade mencionada de uma classe que descreve uma variação de valores que instâncias da propriedade pode conter. A propriedade é compartilhada por todos os objetos desta classe. Método: é a implementação de um serviço que pode ser requerido a partir de qualquer objeto da classe para afetar seu estado.

8 Exemplos de Classe em UML 2.0
Nome Atributo Operação

9 Notações de Visibilidade em UML 2.0
Encapsulamento: Público (+): Visível para qualquer elemento que possa ver a classe. Protected (#): Visível a outros elementos dentro da classe e de subclasses. Private (-): Visível a outros elementos dentro da classe. Package (~): Visível a elementos do mesmo pacote.

10 Exemplo de Visibilidade

11 Relações entre classes
Em UML 2.0, as formas que entidades podem conectar a outras, lógica ou fisicamente, são através de relacionamentos. Em Orientação a Objetos, há três tipos de relacionamentos: Dependências Generalizações Associações

12 Relacionamento: Dependência
Dependência é um relacionamento que declara que uma entidade (ex: classe Window) usa a informação e serviços de outra entidade (ex: classe Event), mas não necessariamente o inverso. Geralmente se usa dependência para mostrar que uma classe usa operações de outra classe ou usa variáveis ou argumentos de tipo de outra classe.

13 Relacionamento: Generalização
É um relacionamento entre um tipo geral de uma entidade (superclasse) e um tipo mais específico desta entidade (subclasse).

14 Relacionamento: Associação
É um relacionamento estrutural que especifica que objetos de uma entidade são ligados a objetos de outra entidade. Dada uma associação entre duas classes, você pode relacionar objetos de uma classe a objetos de outra classe.

15 Relacionamento: Associação (função)

16 Relacionamento: Associação (multiplicidade)
*  significa 0..*

17 Relacionamento: Agregação
Agregação é um tipo especial de associação. Quando utilizar AGREGAÇÃO ? Deseja-se modelar um relacionamento “todo/parte”, em que uma classe representa uma entidade completa (todo), composta de outras entidades (partes).

18 Relacionamento: Composição (1/2)
Composição é uma forma de agregação, contudo dá o sentido de forte posse e tempo de vida entre parte e o todo. O todo é responsável pela disposição de suas partes, ou seja, que o todo deve gerenciar a criação e destruição de suas partes. Ou seja, um objeto pode ser uma parte de somente uma composição por vez.

19 Relacionamento: Composição (2/2)

20 Relacionamento: Associação com propriedades
Em uma associação entre classes, a própria associação pode ter propriedades.

21 Expressando interfaces em UML 2.0

22 Demais Notações em UML 2.0 (1/2)
Como expressar classes abstratas: O nome da classe deve ser escrito no estilo itálico. Como expressar métodos abstratos: O nome do método deve ser escrito no estilo itálico.

23 Exemplo de classe e método abstrato

24 Demais Notações em UML 2.0 (2/2)
Expressar herança simples e múltipla Herança Simples Herança Múltipla

25 Ferramenta para modelagem UML
JUDE


Carregar ppt "Introdução a diagrama de classes e UML"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google