A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes Diagrama de Implementação Ana Carolina Inácio Nieli Melo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes Diagrama de Implementação Ana Carolina Inácio Nieli Melo"— Transcrição da apresentação:

1 Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes Diagrama de Implementação Ana Carolina Inácio Nieli Melo

2 Possui uma visão estática da implementação de um sistema; Possui uma visão estática da implementação de um sistema; São importantes para visualizar, especificar e documentar os sistemas; São importantes para visualizar, especificar e documentar os sistemas; O cliente pode visualizar seu sistema antes mesmo dele estar pronto; O cliente pode visualizar seu sistema antes mesmo dele estar pronto; Qual é a utilidade do Diagrama de Componentes?

3 Mostra os componentes do sistema (Software ou Hardware) e suas dependências. Assim alguns componentes existem no momento da ligação, outros em tempo de execução; Mostra os componentes do sistema (Software ou Hardware) e suas dependências. Assim alguns componentes existem no momento da ligação, outros em tempo de execução;

4 Um componente representa um módulo físico do sistema. Um componente representa um módulo físico do sistema. Exemplo: Código fonte,código executável, biblioteca, arquivos, tabelas, documentos. Uma dependência descreve como um componente pode afetar outros componentes. Uma dependência descreve como um componente pode afetar outros componentes. Exemplo: Comunicação entre componentes, dependências de compilação.

5 São baseados no Diagrama de Casos de uso; São baseados no Diagrama de Casos de uso; Tem como apoio a especificação de seu vocabulário com o Diagrama de Classes; Tem como apoio a especificação de seu vocabulário com o Diagrama de Classes; Após a criação do Diagrama de Seqüência, de Colaboração, de Estados, de Atividades, para especificar a forma como os itens em seu vocabulário trabalharão em conjunto para a execução desse comportamento. Após a criação do Diagrama de Seqüência, de Colaboração, de Estados, de Atividades, para especificar a forma como os itens em seu vocabulário trabalharão em conjunto para a execução desse comportamento. Sua estrutura:

6 Todos os diagramas reunidos: Todos os diagramas reunidos:

7 Diagrama de comportamento externo, que dão uma visão externa do sistema e dos objetivos que os atores externos tem do sistema. Diagrama de comportamento externo, que dão uma visão externa do sistema e dos objetivos que os atores externos tem do sistema. Diagramas estruturais que dão uma visão estática da estrutura de suporte do sistema, sobre a qual ele será construído. Diagramas estruturais que dão uma visão estática da estrutura de suporte do sistema, sobre a qual ele será construído. Diagramas de comportamento interno, que tratam dos processos que ocorrem entre as estruturas que compõem o sistema e dão uma visão da dinâmica interna do sistema. Diagramas de comportamento interno, que tratam dos processos que ocorrem entre as estruturas que compõem o sistema e dão uma visão da dinâmica interna do sistema. Diagramas de implementação que descrevem como estas estruturas são implementadas em software e hardware. Diagramas de implementação que descrevem como estas estruturas são implementadas em software e hardware.

8 SIMBOLOGIA

9 Um componente é mostrado em UML como um retângulo com uma elipse e dois retângulos menores do seu lado esquerdo. O nome do componente é escrito abaixo ou dentro de seu símbolo. Com o diagrama de componentes é facilmente visível detectar que arquivos.dll são necessários para executar a aplicação.

10 Componente: Descreve um módulo físico do sistema. O utros esteriótipos de sistema:

11 Interface é uma coleção de operações usadas para especificar um serviço disponibilizado pelo componente. Usualmente um componente implementa (realiza) ou depende de uma interface. Interface é uma coleção de operações usadas para especificar um serviço disponibilizado pelo componente. Usualmente um componente implementa (realiza) ou depende de uma interface.

12 A dependência entre componentes pode ser mostrada como uma linha tracejada com uma seta, simbolizando que um componente precisa do outro para possuir uma definição completa.

13 Um Componente pode possuir relacionamento de quatro tipos: DEPENDÊNCIA: Um componente pode ser unidirecional ou bidirecional, dependendo de outro comportamento ou de uma interface. DEPENDÊNCIA: Um componente pode ser unidirecional ou bidirecional, dependendo de outro comportamento ou de uma interface. REALIZAÇÃO: Quando implementa uma interface.

14 GENERALIZAÇAO: Quando é uma espeficificaçao de outro componente. ASSOCIAÇAO: Associado a outro componente.

15 EXEMPLOS DE IMPLEMENTAÇÃO

16 Exemplo de Diagrama de Componentes de uma biblioteca:

17 Diagrama de componentes exibindo os componentes para um sistema de locadora na web :


Carregar ppt "Modelo de Arquitetura Diagrama de Componentes Diagrama de Implementação Ana Carolina Inácio Nieli Melo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google