A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagrama de Classes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagrama de Classes."— Transcrição da apresentação:

1 Diagrama de Classes

2 Classe Nome da classe

3 Classe Lista de Atributos

4 Classe Visibilidade Lista de Atributos

5 Classe Nome do atributo Lista de Atributos

6 Classe Tipo de dados Lista de Atributos

7 Classe Lista de Métodos

8 Classe Visibilidade Lista de Métodos

9 Classe Nome do método Lista de Métodos

10 Classe Tipo de dados Lista de Métodos

11 <? class Pessoa {   private $nome;   private $idade;   private $endereco;   private $cidade;   public function fazAniversario(){     return ++$this->idade;   } } ?>

12 Relacionamentos Associação Agregação Composição Herança Dependência

13 Associação A associação é quando temos uma relação entre duas classes onde as classes são suficientemente independentes, ou seja, não se constituem de parte de uma classe maior nem é um tipo mais específico de uma outra classe.

14 Associação Exemplos: Um carro é dirigido por um motorista
Uma disciplina é cursada por um aluno Um morador habita uma casa Uma novela é produzida por um canal de televisão A navegação é bi-direcional, porém se pode limitar a uma direção.

15 Exemplo Motorista.class.php

16 Carro.class.php

17 instancia.class.php

18 Agregação Agregação é um tipo especial de Associação onde se tenta demonstrar que as informações de um objeto precisam ser complementadas pelas informações contidas em um ou mais objetos de outra Classe.

19 Agregação Alguns exemplos disso são: Um Pedido possui Itens Pedidos;
Um Carro possui quatro Rodas; Um Livro possui Páginas; Note que neste tipo de relacionamento, um depende do outro para ter sentido. Por exemplo, como uma bicicleta funcionaria sem duas rodas? Ou, existe um livro sem páginas?

20 Roda.class.php

21 Carro.class.php

22 Existe uma relação de agregação entre Carro e Roda
instancia.class.php Existe uma relação de agregação entre Carro e Roda porque uma roda pode ser trocada de carro.

23 Composição A Composição é um tipo especial de Agregação onde se tem um vínculo mais forte entre os objetos.

24 Composição Exemplo: um chassi só pode ser usado em um carro (um carro contém um chassi), já uma roda pode ser removida de um carro e ser colocada em outro (agregação)

25 Roda.class.php

26 Carro.class.php

27 Composição entre Carro e Chassi, pois um Chassi
instancia.class.php Existe uma relação de Composição entre Carro e Chassi, pois um Chassi não pode ser trocado de carro.

28 Observações Note que a implementação dos três tipos de relacionamento é igual O que difere é o significado de cada relacionamento Todo relacionamento gera uma variável na classe que irá utilizar

29 Dependência Este relacionamento indica que há uma relação entre as classes, porém não deve gerar um objeto. Indicado para: Quando criamos uma instância de classe dentro de um método

30 ArCondicionado.class.php

31 Carro.class.php

32 instancia.class.php

33 Herança A herança é uma especialização de uma classe superior, onde se destaca a relação de "é um tipo de".

34 Herança Exemplos: Carro esporte e carro conversível são tipos de carro
Acadêmico de graduação é um tipo de acadêmico Casa e apartamento é um tipo de moradia

35 Herança Todos os atributos e métodos não privados da classe pai serão herdados pelas classes filhas. Nos métodos, a herança pode ser direta ou através da sobrescrita Quando um método tem uma implementação na classe pai e outra implementação na classe filha

36 class Moradia {   private $rua;   private $numero;   private $proprietario;   private function alteraProprietario($p){     $this->proprietario = $p;   } }

37 class Casa extends Moradia{   function imprimeEndereco(){     return $this->rua.", casa".$this->numero;   } }

38 public class Apartamento extends Moradia {   private $apartamento;   function imprimeEndereco(){     $endereco = $this->rua.",“; $endereco .= $this->numero."/“; $endereco .= $this->apartamento; return $endereco;   } }

39 Classe Abstrata Não é permitido criar uma instância de uma classe que foi definida como abstrata. Qualquer classe que contém pelo menos um método abstrato deve também ser abstrata. Métodos definidos como abstratos simplesmente declaram a assinatura do método, eles não podem definir a implementação. Quando uma classe herda uma classe abstrata, todos os métodos marcados como abstratos na declaração da classe-pai devem ser definidos na classe filha; além disso, esses métodos devem ser definidos com a mesma (ou menos restrita) visibilidade. Por exemplo, se um método abstrado é definido como protected, a implementação da função deve ser definida ou como protected ou public, mas não private.

40 Classe Abstrata

41 Final O final define que as classes filhas não podem sobrescrever um método

42 Final

43 Atributos e Métodos Estáticos
Declarar membros ou métodos de uma classe como estáticos faz deles acessíveis sem precisar instanciar a classe. Um atributo declarados como estático não pode ser acessado com um objeto instanciado da classe (embora métodos estáticos podem).

44 Atributos e Métodos Estáticos Exemplo

45 Interface Interfaces de Objetos permite a criação de código que especifica quais métodos e variáveis uma classe deve implementar, sem ter que definir como esses métodos serão tratados. Interfaces são definidas usando a palavra-chave 'interface', da mesma maneira que uma classe comum, mas sem nenhum dos métodos ter seu conteúdo definido. Todos os métodos declarados em uma interface devem ser public, essa é a natureza de uma interface.

46 Interface Para implementar uma interface, o operador implements é usado. Todos os métodos na interface devem ser implementados na classe; não fazer isso resultará em um erro fatal. Classes podem implementar mais de uma interface se assim for desejado, separando cada interface com uma vírgula. Nota: Uma classe não pode implementar duas interfaces que compartilham o mesmo nome uma vez que isso causaria ambigüidade.

47 Interface Exemplo Relacionamento: Realização

48 Proteção, Visibilidade ...
PRIVATE PUBLIC PROTECTED

49 Proteção, Visibilidade ...
Private Protected Default Public Métodos da mesma classe Sim Métodos de classes herdeiras Não Métodos de outras classes no mesmo pacote Métodos de outras classes em outro pacote Revisão de Orientação a Objetos Programação Orientada a Objetos :: Java

50 Modelo de Classes O diagrama de classes pode ser utilizado para ilustrar diversas etapas da produção de um sistema. A medida que o sistema vem sendo desenvolvido o diagrama vai ganhando mais detalhes. Somente quando o sistema tiver sua implementação finalizada, é que o diagrama de classes poderá ser finalizado.

51 Níveis de Abstração Diagrama de classes de domínio:
Representa as classes de domínio, independente das tecnologias que serão utilizadas. É feita antes de iniciar a implementação, ajudando na compreensão do problema. Podem ser identificadas as classes e atributos, além dos gets e sets. Os demais métodos podem ser identificados, porém apenas com a implementação se terá maior clareza.

52 Níveis de Abstração Diagrama de classes de especificação:
É uma continuação do diagrama de classes de domínio, com um maior detalhamento. Já envolve algumas questões da implementação. Podem ser construídas novas classes que darão apoio no desenvolvimento (ex: uma classe para conexão com o banco de dados).

53 Níveis de Abstração Diagrama de classes de implementação:
É uma extensão do diagrama de classes de especificação. Reflete claramente as características da linguagem de programação que será utilizada.

54 Associação com Navegabilidade
Quando colocamos a navegação, permitimos compreender como será o comportamento da classe. Exemplo: ao realizarmos uma associação entre sócio e dependente, sem a navegação não conseguimos saber se em sócio ficará um atributo de dependente, ou se em dependente haverá um atributo de sócio.

55 Roteiro para Criação de Diagrama de Classes
Identificar as classes Identificar os relacionamentos Definir os atributos Incluir um identificador / código Colocar os métodos gets e sets Colocar os métodos para incluir, alterar, excluir, listar, buscar Definir os demais métodos


Carregar ppt "Diagrama de Classes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google