A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Sergio Pacheco Linguagem de Programação II Prof.: Sergio Pacheco 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Sergio Pacheco Linguagem de Programação II Prof.: Sergio Pacheco 1."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Sergio Pacheco Linguagem de Programação II Prof.: Sergio Pacheco 1

2 Sumário 2 Herança Exercícios;

3 Prof.: Sergio Pacheco Herança 3 Herança é um mecanismo que permite que características comuns a diversas classes sejam agrupadas em uma classe geral (generalização), ou superclasse. A partir de uma classe geral, outras classes podem ser especificadas(especialização); (subclasses) Herança é um mecanismo para derivar novas classes a partir de classes existentes; A classe derivada herda a representação de dados e operações de sua superclasse (desde que protect); Pode-se adicionar novas operações, estender a representação dos dados ou redefinir a implementação de operações existentes.

4 Prof.: Sergio Pacheco Herança 4 Na herança as classes filhas passam a atender pelos mesmos métodos e atributos public da classe pai, as classes filhas podem acrescentar métodos, atributos e até redefinir métodos herdados. Os atributos encapsulados (private) da classe pai não são acessíveis diretamente na classe filha a não ser que sejam qualificados como protected ou public.

5 Prof.: Sergio Pacheco Herança 5 Uma classe só pode ter uma Superclasse. A intenção é de reaproveitar código ou comportamento generalizado ou especializar operações ou atributos; Quando uma classe herda de outra, diz- se que ela a estende ou ela a especializa

6 Prof.: Sergio Pacheco Herança - Extends e Super 6 Para fazermos uma classe herdar as características de uma outra, usamos a palavra reservada extends logo após a definição do nome da classe. Dessa forma: Class NomeDaClasseASerCriada extends NomeDaClasseASerHerdada Importante: Java permite que uma classe herde apenas as características de uma única classe, ou seja, não pode haver heranças múltiplas.

7 Prof.: Sergio Pacheco Herança - Extends e Super 7

8 Prof.: Sergio Pacheco Herança – Quando usar 8 Quando há a necessidade de trabalharmos com várias classes. Muitas vezes, classes diferentes tem características comuns, então, ao invés de criarmos uma nova classe com todas essas características usamos as características de um objeto ou classe já existente.

9 Prof.: Sergio Pacheco Herança 9 O que for comum deve estar sempre na Superclasse, como no exemplo abaixo: 1.O que um aluno, um professor e um funcionário possuem em comum? Todos eles são pessoas e, portanto, compartilham alguns dados comuns. Todos têm nome, idade, endereço, etc. E, o que diferencia um aluno de uma outra pessoa qualquer? Um aluno possui uma matrícula; Um funcionário possui um código de funcionário, data de admissão, salário, etc; Um professor possui um código de professor e informações relacionadas à sua

10 Prof.: Sergio Pacheco Herança 10 Projete e implemente um sistema que modele contas bancarias. Seu projeto deve permitir a criação de contas bancarias, (contas corrente e poupanças). Criar uma nova conta, criar uma nova poupança e obter uma conta a partir de um código. Recuperar saldo, realizar deposito, realizar saldo, na poupança fazer aniversário (aplicar juros de 0.06 ao mês).

11 Prof.: Sergio Pacheco Exercício 11 Class Conta Atributos - protected int numero; protected double saldo; criar métodos: Construtor; getNumero e getSaldo. Class Poupanca extends Conta Atributos - private double percentual; private double deposito; private double saque;

12 Prof.: Sergio Pacheco Herança – Conta Corrente 12

13 Prof.: Sergio Pacheco 13 ( Bom final de semana e até semana que vem !!! Deus abençoe a todos.


Carregar ppt "Prof.: Sergio Pacheco Linguagem de Programação II Prof.: Sergio Pacheco 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google