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Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.

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Apresentação em tema: "Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro

2 ITI Estrutura organizacional Diretor Coordenação Geral de Tecnologia da Informação Coordenação Geral de Aplicações da Informática Coordenação da Administração Grupos Executivos de acompanhamento e gestãoAssessoria Jurídica Sistema de Informações Áreas de Atuação Laboratórios

3 ITI Competências (Decreto 3568) Incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica nas atividades de informática: promover e executar projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia na área de tecnologia da informação; acompanhar programas de nacionalização, em conjunto com os órgãos próprios, em consonância com as diretrizes do Conselho Nacional de Informática e Automação (CONIN); exercer atividades de apoio às empresas nacionais do setor de informática; implementar uma política de integração das universidades brasileiras, mediante acordos, convênios e contratos, ao esforço nacional de desenvolvimento da informática.

4 ITI As ações do ITI contribuem para proporcionar à Sociedade Melhores serviços Maior governabilidade Maior controle dos resultados à Pequena e média empresas Acesso a tecnologia de ponta Acesso à prototipagem e novos produtos Acesso à qualificação às Grandes empresas Apoio à melhoria da produtividade Melhoria dos processos tecnológicos às Instituições de ensino Acesso a infra-estrutura de alta qualidade

5 ITI Visão Realizar trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nas tecnologias da informação, utilizando seus resultados em aplicações de utilidade e interesse sócio-econômico Entidade de excelência, respeitada por sua produção tecnológica e por seus serviços, úteis ao setor empresarial e à sociedade em geral Sistema tecnológico orgânico com competências e áreas de atuação evolutivas e harmônicas com o estado da arte e a demanda Resposta rápida e eficiente à demanda Exploração de novas oportunidades tecnológicas e difusão da competência acumulada Resultados com qualidade assegurada

6 ITI Estratégia de atuação tecnológica do ITI Pesquisa e Desenvolvimento Apoio às empresas Laudos técnicos Acervo de conhecimentos Qualificação Avaliação de conformidade Análise de falhas Consultoria tecnológica Prototipagem Novos produtos Novos métodos e processos Novos conhecimentos

7 ITI Áreas de Atuação Tecnológica Tecnologias chave para a Sociedade da Informação Qualificação de software, hardware e processos produtivos Ciclo de engenharia de produtos e processos em tecnologia da informação Suporte laboratorial e tecnológico a projetos de desenvolvimento científico e tecnológico e de RH Aplicações da tecnologia da informação a sistemas sócio-econômicos, de meio-ambiente e infra- estrutura Sistemas distribuídos de produção de inovação Qualificação de software, hardware e processos produtivos

8 ITI Unidades de Competência - Laboratórios Avaliação da Qualidade de Produtos de Software Avaliação e Melhoria da Qualidade de Processos de Software Concepção de Sistemas de Hardware Empacotamento Eletrônico Ensaios, Caracterização e Análise de Hardware Micro-sistemas Mostradores da Informação Redes Robótica e Visão Gestão da Produção Desenvolvimento de Software Engenharia do Produto

9 ITI Avaliar a qualidade de produto de software, segundo a visão do usuário, verificando o quanto ele está atendendo os padrões das Normas Internacionais de Qualidade. Avaliação da Qualidade de Produto de Software Objetivo

10 ITI Número de Produtos avaliados com o MEDE- PROS Número de Produtos avaliados com o MEDE- PROS

11 ITI Laboratórios Credenciados pelo ITI Fortaleza Campinas Londrina São Leopoldo

12 ITI Método Específico de Avaliação da Qualidade de Produto de Software - PNAFM Método Específico de Avaliação da Qualidade de Produto de Software - PNAFM

13 Base Teórica NBR 13596 (ISO 9126) NBR ISO 12119 (pacote de SW) ISO 9241 (interface) ANSI IEEE 1063 (documentação)

14 ITI Características de Qualidade Funcionalidade Usabilidade Confiabilidade Eficiência Portabilidade Manutenibilidade NBR 13596

15 ITI Estrutura Relatório de Avaliação Relatório de Avaliação Requisitos METODO - PNAFM Planilha de Avaliação

16 ITI Componentes do SW INTERFACE 3Funcionalidade Usabilidade SOFTWARE 3Funcionalidade Eficiência Portabilidade Confiabilidade INSTALAÇÃO DESINSTALAÇÃO DOCUMENTAÇÃO 3Completitude 3Funcionalidade 3Usabilidade DOCUMENTAÇÃO 3Completitude 3Funcionalidade 3Usabilidade

17 ITI Obrigatórios (OBR) - devem ser implementados corretamente para que o CSA possa ser pré-qualificado Desejáveis (DE) - podem ou não ser implementados Requisitos

18 ITI 4Escopo 4Introdução 4Resultado da Avaliação 4Conclusões Modelo de Relatório Modelo de Relatório Estrutura

19 ITI Procedimento de Avaliação Convocação do proponente para instalação do CSA; Prazo para instalação - 2 dias; prazo para apresentação dos sistemas - 6 horas; ambiente fora do padrão fica sob a responsabilidade do proponente; Execução da avaliação pela equipe de avaliadores do ITI; sem acompanhamento pelo proponente; Caso seja necessária alguma informação adicional, o proponente será contatado; Convocação do proponente para desinstalação do CSA; Relatórios da avaliação.

20 ITI Critérios de Pré-qualificação do CSA ser instalado de forma completa no prazo estabelecido; ter estabilidade durante seu funcionamento; ter documentação técnica com as informações adequadas; atendimento a todos os requisitos obrigatórios; ser desinstalado de forma completa no prazo estabelecido;

21 ITI Obrigado! ITI Rodovia D. Pedro Km 143,6 Campinas - SP www.iti.br


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