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O Cartório dos novos tempos Padronizações de Procedimentos e Qualidade Total Adm. Jaqueline Feltrin TXAI DESENVOLVIMENTO.

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1 O Cartório dos novos tempos Padronizações de Procedimentos e Qualidade Total Adm. Jaqueline Feltrin TXAI DESENVOLVIMENTO

2 A pesquisa do Datafolha revelou como pontos fortes dos serviços notariais e registrais suas qualidades mais essenciais: honestidade, competência, seriedade, confiabilidade e credibilidade. ( PESQUISA DATA FOLHA 2009) Aperfeiçoamentos para aprimorar os serviços especialmente em itens apontados pela pesquisa: tecnologia, inovação, agilidade e visão de futuro. ( PESQUISA DATAFOLHA 2009)

3 Datafolha/2009

4 Uma verdadeira revolução silenciosa vem acontecendo na gestão pública brasileira. País afora, governantes vêm reconhecendo a necessidade de profissionalização de seus quadros para a gestão focada em resultados, com grande impacto em suas comunidades. Movimento que iniciou pelos governos estaduais e atingiu as capitais de diversos estados brasileiros, hoje migra para cidades de médio porte e extrapola a esfera de atuação do Executivo, com a crescente adesão dos Tribunais de Justiça, do Conselho Nacional de Justiça e dos organismos de controle, notadamente o Tribunal de Contas.

5 O uso intensivo e cada vez mais maduro de ferramentas de planejamento estratégico, a busca pelo equilíbrio orçamentário com aumento da capacidade de investimento, o gerenciamento de projetos e a eficiência em processos são os mecanismos utilizados pelo setor público brasileiro na busca de uma gestão mais eficiente, justa, moderna e próxima de seus cidadãos.

6 LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 Art. 1º.... e eficácia dos atos jurídicos. Art. 4º Os serviços notariais e de registro serão prestados, de modo eficiente Art. 30 II - atender as partes com eficiência, urbanidade e presteza; V - proceder de forma a dignificar a função exercida....

7 LEI Nº 8.935, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1994 Art. 38. O juízo competente zelará para que os serviços notariais e de registro sejam prestados com rapidez, qualidade satisfatória e de modo eficiente, podendo sugerir à autoridade competente a elaboração de planos de adequada e melhor prestação desses serviços.

8 Afinal, como oferecer então: Eficácia? Eficiência? Presteza? Qualidade? Rapidez?

9 Fundamentos da Excelência Materializados nos Critérios de Excelência

10 Uma visão sistêmica da gestão organizacional.

11 Liderança Organizar os processos gerenciais; Promover a cultura da excelência; Orientação filosófica da organização; Engajamento de todas as lideranças, colaboradores e partes interessadas na sua causa; Controle de resultados pela direção;

12 Estratégias e planos São os processos gerenciais relativos à concepção e à execução das estratégias; Definição e estabelecimento de metas; Acompanhamento de planos de ações e dos resultados;

13 Cliente Identificação e ao tratamento de informações referente aos clientes; Informações referente ao mercado; Comunicação com estes clientes e mercados

14 PESQUISA DATA FOLHA/2009 Fonte: Relatório Gerencial – Somente Nível EXCELENTE

15 Fonte: Sistema Gerencial

16 Os processos gerenciais relativos ao respeito ao meio ambiente; Tratamento das demandas da sociedade; Desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela organização. Sociedade

17 Processos gerenciais relativos ao tratamento da demanda por informações; Desenvolvimento dos ativos intangíveis geradores de diferenciais competitivos, especialmente os de conhecimento. Informações e Conhecimento

18 Processos gerenciais relativos à configuração de equipes de alto desempenho; Desenvolvimento de competências das pessoas; Manutenção do bem-estar, qualidade de vida, reconhecimento; Pessoas

19 Serventias alinhadas ao Modelo de Excelência em Gestão Fonte: Pesquisa de Clima Organizacional

20 Relativos aos processos principais do negócio; Processos de apoio; Processos relativos aos fornecedores; Processos econômico-financeiros; Processos

21 Serventias alinhadas ao Modelo de Excelência em Gestão Fonte: Relatório de Gestão

22 Serventia alinhada ao Modelo de Excelência em Gestão Fonte: Relatório de Gestão

23 Resultados da organização na forma de séries históricas; Acompanhados de referenciais comparativos pertinentes;RESULTADOS

24 Importância do uso da informática software e hardware adequados. Experiência na eficientização através do mapeamento dos Processos e Desenvolvimento e autogerenciamento das pessoas formando equipes eficazes e eficientes. Responsabilidade Socioambiental, ações de sensibilização interna com foco na sociedade.RESULTADOS Cases:.

25 Programas de Certificações:

26

27 Qualidade Total e a busca pela Excelência são as principais determinantes para o sucesso das organizações em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Seguir conceitos e definir estratégias dentro dos rigorosos padrões aceitos internacionalmente são verdadeiros desafios para as organizações que se engajam nesses processos e procuram ser referência.

28 Novos tempos exigem: Pessoas apaixonadas pelo que realizam! Pessoas que fazem mais do que obrigação! Pessoas que queiram marcar o mundo por aquilo que fazem! Pessoas como você: preocupado em Fazer e Ser o Melhor.

29 Obrigada!!! Você pode sonhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisará das pessoas para transformar esse sonho em realidade... Walt Disney


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