A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos 619-1 Davi Matei Lucas 605-0 Leonardo Borba Ponciano 612-6 Targino Mauricio Vianna.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos 619-1 Davi Matei Lucas 605-0 Leonardo Borba Ponciano 612-6 Targino Mauricio Vianna."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos Davi Matei Lucas Leonardo Borba Ponciano Targino Mauricio Vianna Agosto/2007 Engenharia de Produção Noturno – 10º Semestre

2 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES Agosto/2007

3 ... elabora-e um quadro teórico que procura elucidar os principais pontos que transformar a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações. OBJETIVO DO ARTIGO

4 INTRODUÇÃO Conceito de Tecnologia da Informação (TI) Sistemas de Informação Hardware Software Telecomunicações Automação Recursos Multimídia Informações Conhecimento Tecnologia da Informação

5 INTRODUÇÃO Contribuição da TI nos Negócios Como obter retornos consideráveis com TI ? Paradoxo da produtividade ? Ferramenta de Produtividade ? Software ou Hardware ?

6 INTRODUÇÃO Como manter uma vantagem competitiva com o uso de TI ? Estratégia TI Estratégia Negócio Explorar TI de forma contínua Uso eficaz de TI Integração Estratética TI x Negócio Alinhar TI com características e estrutura da Empresa

7 QUADRO TEÓRICO Análise das Abordagens sobre o papel da TI Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos

8 Modelo de Diagnósticos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Resumo do Modelo Fornecem instruções e critérios para que seja diagnosticado o papel de TI nas organizações.

9 Principais Modelos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Estágios de Informatização das Empresas Análise da Centralização e Descentralização de TI Grid Estratégico Matriz de Intensidade de Informação Casos Classicos Relação Investimentos TI e Desempenho Organiz. Modelo do Alinhamento Estratégico Outros modelos de Diagnóstico

10 Modelo Prescritivos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Resumo do Modelo São aqueles que indicam padrões de benchmark a serem seguidos ou que relatam as melhores práticas relativas ao uso estratégico de TI.

11 Principais Modelos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Anos 90: a Década da Informação Fatores Inibidores e Fatores Viabilizadores do alinhamento estratégico Benchmark para Verificação de Alinhamento Imperativos para a Organização da TI

12 Modelo Voltados para Ações Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Resumo do Modelo Indicam procedimentos para o planejamento da TI e para a seleção de aplicações de TI a serem desenvolvidas de forma a trazer impactos positivos para o desempenho da organização

13 Principais Modelos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Fatores Críticos para o Sucesso (FCS) Gestão da Competitividade através dos Ativos de TI Balanced Scorecard A Escada de Avaliação de Benefícios

14 Modelo Integrativos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Resumo do Modelo São aqueles que agregam vários elementos das abordagens acima formando uma estrutura mais ampla de análise

15 Principais Modelos Modelos de Diagnósticos Modelos Prescritivos Modelos Voltados para Ações Modelos Integrativos Modelo para Análise da TI Modelo de Avaliação de TI segundo um Ciclo de vida

16 CONCLUSÃO Necessidade de haver visão estratégica clara para o negócio e para a TI, e visão da TI como vantagem competitiva para o negócio e voltada para o mercado e para o usuário TI; Vantagem competitiva vindo da gestão da TI e de seu alinhamento estratégico com o negócio e não de aplicações específicas de TI;

17 CONCLUSÃO Importância de serem considerados tanto os aspectos técnicos (incluindo acompanhamento da evolução das disponibilidades do mercado de TI) como os organizacionais; Busca de eficácia e não somente da eficiência; Necessidade de relacionamento intenso e próximo entre executivos de TI e do negócio;

18 CONCLUSÃO Critérios variados de avaliação conforme a aplicação Gestão Dinâmica (como um processo contínuo) e flexível da TI e de sua avaliação A questão do paradoxo da produtividade

19 GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos Davi Matei Lucas Leonardo Borba Ponciano Targino Mauricio Vianna Agosto/2007 Engenharia de Produção Noturno – 10º Semestre


Carregar ppt "GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Profº Sergio Clementi Anderson Carlos 619-1 Davi Matei Lucas 605-0 Leonardo Borba Ponciano 612-6 Targino Mauricio Vianna."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google