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Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca Valeria Silvestre Valeria Rodrigues Wagner Peron.

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1 Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca Valeria Silvestre Valeria Rodrigues Wagner Peron

2 Tópicos abordados: Introdução: Sua Origem O que é BSC ? Objetivos Os 5 princípios comuns segundo as literaturas Quais as perspectivas Visões no BSC Financeira Dos Clientes Processos Internos Aprendizado e Crescimento Componentes do BSC Etapas de Modelagem do BSC Seus Benefícios e Críticas 2

3 Sua Origem: Desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992Robert KaplanDavid Norton Foi apresentado inicialmente como um modelo de avaliação e performance empresarial, porém, a aplicação em empresas proporcionou seu desenvolvimento para uma metodologia de gestão estratégica.modelogestão estratégica

4 O que é Balanced Scorecard ( BSC )? É uma metodologia de medição e gestão de desempenhometodologia O BSC é um sistema que materializa a visão e o crescimento. Tais medidas devem ser interligadas para comunicar um pequeno número de temas estratégicos amplos, como o crescimento da empresa, a redução de riscos ou o aumento de produtividade.

5 Objetivos do BSC : Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicas Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico através das 4 visões: Perspectiva Financeira Perspectiva de Clientes Perspectiva de Processos Perspectiva de Aprendizagem e Crescimento

6 Os 5 princípios comuns segundo as literaturas Princípio 1: Traduzir a Estratégia em Termos Operacionais Princípio 2: Alinhar a Organização para Criar Sinergias Princípio 3: Transformar a Estratégia em Tarefa de Todos Princípio 4: Fazer da Estratégia um Processo Contínuo Princípio 5: Liderança Executiva para Mobilizar a Mudança

7 Robert KaplanDavid Norton

8 Vídeo - Balanced Scorecard por Kaplan Duração de 7 :47

9 Quais as perspectivas no BSC :

10 Deve iniciar com a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros de longo prazo e relacionando-os às ações que precisam ser tomadas em relação às demais perspectivas, para que o desempenho econômico seja alcançado no longo prazo

11 A perspectiva dos clientes do BSC traduz a missão e a estratégia da empresa em objetivos específicos para segmentos focalizados que podem ser comunicados a toda a organização.missão

12 Constitui-se na análise dos processos internos da organização, incluindo a identificação dos recursos e das capacidades necessárias para elevar o nível interno de qualidade.

13 O objetivo desta perspectiva é oferecer a infraestrutura que possibilita a consecução de objetivos ambiciosos nas outras perspectivas. A habilidade de uma organização inovar, melhorar e aprender relaciona-se diretamente com seu valor.

14 Vídeo - O Guia da Empresa Competitiva - Balanced Scorecard Duração de 3:04

15 Componentes do BSC Mapa estratégico Objetivo estratégico Indicador Meta Plano de ação

16 Mapa estratégico É uma ferramenta que serve como base para a priorização de recursos, explicita relações de causa e efeito entre ações individuais e resultados para a empresa, além de permitir que sejam realizados testes de hipóteses.

17 Objetivo estratégico O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização Meta O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários. Plano de ação Programas de ação-chave necessários para se alcançar os objetivos.

18 Indicador Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo. Qualquer indicador deve cumprir os seguintes requisitos: Ser claro, transmitir informação confiável sobre o evento a analisar; Fácil de obter, mediante o acesso intuitivo a uma aplicação informática; Coerente com os fins estabelecidos, com a Visão e Missão da organização, medindo e controlando os resultados alcançados; Adequado e oportuno, estando disponível para a tomada de decisão;

19 INDICADORDESCRIÇÃO Retorno sobre patrimônio líquido Lucro líquido do período dividido pelo patrimônio líquido médio Retorno sobre vendas Lucro líquido do período dividido pela receita de vendas Retorno sobre AtivosLucro líquido do período dividido pelo ativo médio Participação de mercado Média ponderada entre a participação do mercado de produtos Giro de ativos Receita total do período dividida pelo ativo total médio Giro de estoque Custo das mercadorias vendidas no período dividido pela média entre os estoques inicial e final EndividamentoDívida total sobre o ativo total Pontuação Desempenho relativo da empresa nos sete indicadores acima Exemplo de Indicador:

20 Etapas de modelagem do BSC Etapa 1 - Arquitetura do programa de medição Etapa 2 - Inter-relacionamento de objetivos estratégicos Etapa 3 - Escolha e elaboração dos indicadores Etapa 4 - Elaboração do plano de implementação

21 Alguns Benefícios e Críticas do BSC Benefícios: Alinhamento de indicadores de resultado com indicadores de tendência;indicadores de resultado indicadores de tendência O BSC considera diferentes grupos de interesse na análise e execução da estratégia; Comunicação da estratégia; O BSC é direcionado e focado nas ações;

22 Alguns Benefícios e Críticas do BSC Críticas: Alguns usuários confundem os fins com os meios. O BSC é um meio de promover a estratégia; Na vida real, a associação entre causa e efeito que o BSC prega, raramente é clara o suficiente. Na maioria das situações, devemos nos contentar em incluir a maioria das medidas certas no BSC, sem tentar imaginar qual é a relação entre elas;

23 Alguns Benefícios e Críticas do BSC Pontos fracos do BSC: Relações de causa e efeito unidirecionais e muito simplistas; Não separa causa e efeito no tempo; Ausência de mecanismos para validação;validação

24 Bibliografia Texto fornecido pelo Professor Site Wikipédia


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