A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio 1."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio 1

2 2 de 62 Balanced Scorecard O Balanced Scorecard foi criado por Robert Kaplan e David Norton; Sistema de planejamento e administração estratégico; Usado para: – Alinhar as atividades de negócio com a visão e com a estratégia da organização; – Melhorar a comunicação (interna e externa); – Monitorar o desempenho da organização em relação aos seus objetivos estratégicos.2

3 3 de 62 Balanced Scorecard Sugere que a organização seja vista a partir de quatro perspectivas; A partir dessas perspectivas: – Devem ser desenvolvidas métricas; – Dados devem ser coletados e analisados.

4 4 de 62 Balanced Scorecard - Perspectivas Financeira – Para ter sucesso financeiro, qual deveria ser a nossa imagem para os nossos acionistas? Processos interno de negócio – Para satisfazer nossos acionistas e clientes, em quais processos de negócio devemos possuir excelência?

5 5 de 62 Balanced Scorecard - Perspectivas Cliente – Para atingir a nossa visão, qual deve ser a nossa imagem para os nossos clientes? Aprendizado e Crescimento – Para atingir nossa visão, como sustentaremos nossas habilidades em mudar e melhorar?

6 6 de 62 Balanced Scorecard A partir disso são criados placares (scoreboards) – visão geral dos dados obtidos e tomar decisões estratégicas;

7 7 de 62 Balanced Scorecard de TI É possível adaptar esse sistema para a TI; São mantidas as perspectivas; Procura-se saber: – Como a TI pode dar suporte a cada uma dessas perspectivas; e – Quais seriam os indicadores a serem medidos.

8 8 de 62 Balanced Scorecard de TI PerspectivaIndicadores (para TI) Financeira Nova receita gerada por soluções de TI; Retorno do investimento em TI Custos de retrabalho de sistemas; e Custos de exposição ao risco de TI.

9 9 de 62 Balanced Scorecard de TI PerspectivaIndicadores (para TI) Processos Internos de Negócio Taxa de entrega de projetos de TI no prazo; Defeitos de softwares entregues para produção; Disponibilidade de aplicações; Disponibilidade de infraestrutura; Eficiência do 1º nível de Service Desk; e Qualidade dos projetos de TI.

10 10 de 62 Balanced Scorecard de TI PerspectivaIndicadores (para TI) Cliente Satisfação dos usuários com os sistemas; Satisfação dos usuários com os serviços de TI; Cobertura de treinamento para os usuários de TI; e Participação dos usuários no desenvolvimento de novos projetos de TI

11 11 de 62 Balanced Scorecard de TI PerspectivaIndicadores (para TI) Aprendizado e Crescimento Porcentual de profissionais certificados; Satisfação dos colaboradores; Horas-ano de treinamento por colaborador; Projetos de inovação em desenvolvimento; Rotatividade dos colaboradores; e Retenção de talentos.


Carregar ppt "Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google