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ADRIANO DA SILVA CASTRO ANDRÉ ESQUEFF ABDALLA LUCAS DE RAMOS ARAÚJO Balanced Scorecard BSC.

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1 ADRIANO DA SILVA CASTRO ANDRÉ ESQUEFF ABDALLA LUCAS DE RAMOS ARAÚJO Balanced Scorecard BSC

2 BSC Seu surgimento está relacionado às limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho; Importante ferramenta de gestão estratégica; Motiva melhorias não incrementais em áreas críticas, tais como: Desenvolvimento de produtos; Processos; Clientes e Mercados

3 BSC Início dos estudos: década de 90; Patrocinador: Instituto Nolan Norton; Doze empresas e um ano de estudos; Motivação: Crença de que os métodos existentes de avaliação de desempenho empresarial baseados nos indicadores contábeis e financeiros prejudicavam a capacidade das empresas de criar valor econômico

4 BSC O nome Balanced Scorecard reflete o equilíbrio entre: Objetivos de curto e longo prazos; Medidas financeiras e não-financeiras; Indicadores de tendência e ocorrências; Perspectiva interna e externa do desempenho Organiza-se em torno de quatro perspectivas: Perspectiva Financeira; Perspectiva do Cliente; Perspectiva dos Processos Internos; Perspectiva de Aprendizado e Crescimento;

5 BSC Executivos utilizam o BSC não apenas como um instrumento de medida do desempenho organizacional; Mas também como ferramenta de gestão, sendo também utilizado para: Estabelecer metas individuais e de equipes; Remuneração; Alocação de recursos; Planejamento; Orçamento; Feedback e Aprendizagem Estratégica

6 Perspectiva Financeira Tem como função principal quantificar o desempenho financeiro esperado da estratégia da organização e servir como base para o desenvolvimento das outras perspectivas. Os indicadores financeiros são estabelecidos de acordo com o ciclo de vida em que a organização se encontra: Crescimento Sustentação Colheita BSC

7 Perspectiva do Cliente Diz respeito à identificação dos melhores segmentos de clientes nos quais a organização deve competir. Serve para estabelecer a estratégia para atingir o mercado- alvo de modo que o lucro proporcionado seja o almejado. BSC Avaliada através de itens como participação no mercado, grau de captação, retenção, satisfação e lucratividade.

8 Perspectiva dos Processos Internos: Visa identificar e cuidar dos processos críticos que se situam dentro da organização de modo que os objetivos dos acionistas e clientes sejam plenamente realizados. O BSC avalia o desempenho da cadeia de valor que atravessa toda a organização através dos ciclos de: Inovação Operação Pós-venda. BSC

9 Perspectiva de Aprendizado e Conhecimento Baseia-se na construção de uma infraestrutura que gere crescimento e melhorias a longo prazo em uma organização. A inovação e a melhoria nascem da reciclagem dos funcionários, pelo uso de tecnologias de informações e de procedimentos organizacionais estrategicamente alinhados. BSC A Gestão do Conhecimento atua ao potencializar a utilização do capital intelectual na realização das três outras perspectivas.

10 Perspectiva de Aprendizado e Conhecimento Apresenta alguns indicadores de avaliação essenciais e comuns a toda organização, como: Satisfação dos Colaboradores Retenção de Colaboradores Produtividade dos Colaboradores Possui indicadores específicos para compreender as diferentes situações enfrentadas pela companhia: Capacidade dos Funcionários Capacidades dos Sistemas de Informação Motivação, Empowerment e Alinhamento BSC

11 Balanced Scorecard

12 BSC O Balanced Scorecard é, portanto, uma ferramenta organizacional que se propõe a construir e reter valor através da performance estratégica. Sua correta aplicação implica uma série de benefícios para a organização. Entretanto, não pode ser considerado como única alternativa para a administração estratégica.

13 BSC Referências Bibliográficas: KAPLAN, R.S. e NORTON, D.P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Editora Campus, CRUZ, C.S.; FALCÃO, S.D.; HERNANDES, C.A.M. Combinando o Balanced Scorecard com a Gestão do Conhecimento. Caderno de Pesquisas em Administração, FEA/USP. v. 1, n. 12, pp. 3-7, 2001.


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