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AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH Américo Marques Ferreira Consultor Sênior do Instituto MVC

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Apresentação em tema: "AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH Américo Marques Ferreira Consultor Sênior do Instituto MVC"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH Américo Marques Ferreira Consultor Sênior do Instituto MVC Américo Marques Ferreira Consultor Sênior do Instituto MVC

2 Estratégia Quatro Barreiras Clássicas à Implementação Estratégica na Gestão de Negócios da Empresa em Geral A Barreira Operacional: O processo orçamentário ocorre separado do planejamento estratégico A Barreira do Gerenciamento: Os sistemas de gerenciamento são projetados para o controle operacional e gasta-se pouco tempo com estratégias. A Barreira da Visão: A estratégia não é entendida por quem deverá implementá-la A Barreira Pessoal: As metas, incentivos e competências pessoais não estão vinculadas à estratégia

3 As barreiras à Implementação Estratégica podem ser associadas à estrutura financeira de curto prazo em torno da qual os sistemas tradicionais de gerenciamento são projetados 2- Estratégia Não Vinculada a Metas Individuais e de Departamentos 3- Estratégia Não Vinculada a Alocação de Recursos 4- O Feedback é Tático, Não Estratégico 1- Visão Não Acionável As Quatro Barreiras à Implementação Estratégica Estratégia e Visão Estratégia e Visão Revisão Mensal Revisão Mensal Planejamento Financeiro e Alocação de Capital Planejamento Financeiro e Alocação de Capital Orçamento Incentivos e Metas Individuais Incentivos e Metas Individuais

4 Estratégia e Visão Cadastro e Incentivos Pessoais Revisões Mensais Sistema de Controle Gerencial Orçamento Plano Financeiro e Alocação de Capital Solução: Mudança de Premissa De: Controles

5 Implementação de Visão Comunicação e Ligações Feedback e Aprendizado Planejamento do Negócio Sistema de Gestão Estratégica Balanced Scorecard Solução: Mudança de Premissa Para: Aprendizado

6 ESTRATÉGIAESTRATÉGIA PERFORMANCEPERFORMANCE Finanças Aprendizagem e Crescimento Cliente Processos Internos Disciplina de Medição Modelos de Referência

7 Sistema de Gestão Estratégica Alinhamento de metas existe de cima para baixo. Educação e comunicação transparentes são as bases da delegação de poder aos funcionários. Remuneração é atrelada à estratégia. A estratégia é o ponto de referência para todo o processo gerencial. A visão compartilhada é o alicerce do aprendizado estratégico. O sistema de Feedback é usado para testar as hipóteses nas quais a estratégia se baseia. Solução de problemas por equipe. A elaboração da estratégia é um processo contínuo. Metas ambiciosas são entendidas e aceitas. Iniciativas estratégicas são claramente identificados. Investimentos são viabilizadas por caminhos de implementação. Os orçamentos anuais são vinculados aos planos de longo prazo. Implementação de Visão Comunicação e Ligações Feedback e Aprendizado Planejamento do Negócio Balanced Scorecard

8 Perspectivas Mapa da estratégia Objetivos estratégicos Alguns Indicadores Exemplo de Metas Exemplo de Ações Financeira Clientes Processos internos Inovação e aprendizado Crescimento do Negócio Participação no mercado Satisfação do cliente Fidelização do cliente Melhoria da qualidade da fabricação Maior eficiência Treinar e equipar o pessoal Maior motivação do pessoal Lucro operacional Crescimento do negócio % de retenção de clientes % satisfação de clientes Crescimento vendas/ano % de produtos fabricados sem defeitos Produtividade do pessoal Melhoria do clima organizacional Aumento dos pontos de venda Expansão do crédito Intensificação da propaganda Ampliação de vendedores Implantação do atendimento ao cliente Programa de qualidade total Programa de produtividade Implantação da Universidade Corporativa Aumento do treinamento Aumento de 20% no lucro Aumento de 12% no faturamento Melhoria de 30% na qualidade Aumento de 10% na eficiência Aumento de 10% na produtividade Melhoria do clima organizacional Aumento de 50% na retenção Aumento de 15% na satisfação Aumento de 12% no crescimento de vendas Lucro Receitas Qualidade do produto Qualidade do produto Excelência na produção Excelência na produção Competências pessoais Competências pessoais Capacitação das pessoas Capacitação das pessoas

9 Um BSC bem desenhado conta a história da estratégia e possui: Uma clara ligação com finanças; Uma clara relação causa-efeito; Impulsores de Performance e um conjunto bem focado de Medidas de Resultado; Iniciativas de Alinhamento; Estrutura Clara; Resultado do consenso entre a equipe de direção.

10 1. MISSÃO 2. VISÃO 3. PRINCÍPIOS 4. ASPIRAÇÃO ESTRATÉGICA 5. COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS 6. BALANCED SCORECARD 7. INICIATIVA ESTRATÉGICA 8. OBJETIVOS PESSOAIS 1. A nossa base para competir 2. O que queremos ser 3. No que acreditamos 4. Objetivos futuros e o nosso plano de ação O que precisamos fazer 8. O que eu preciso fazer 6. Gestão e Operacionalização da Estratégia 5. Os nossos diferenciais competitivos


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