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PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Controle Estratégico Balanced Scorecard (BSC) Prof. Flávio Foguel

2 Controle Fazer com que algo ocorra de acordo com o planejado ETAPAS:
Medição do Desempenho; Comparação entre o desempenho aferido e o desempenho esperado; Ações corretivas que garantam o desempenho esperado.

3 Controle

4 Controle

5 Controle Estratégico Tipo especial de controle organizacional que se concentra na monitoração e avaliação do processo de administração estratégica para garantir que funcione adequadamente (CERTO, 2005). Consiste em determinar em que medida as estratégias da organização são eficazes para atingir seus objetivos (WRIGHT et al., 2000).

6 Controle Estratégico - Finalidade
Ajudar a Alta Administração a alcançar as metas da organização; Assegurar o bom conhecimento do negócio; Avaliar a validade e realidade da estratégia; Negociar questões estratégicas entre divisões interdependentes; Ampliar o escopo de conhecimento dos participantes.

7 Controle Estratégico X Controle Orçamentário
O período de tempo é geralmente de um ano ou menos As mensurações são quantitativas A concentração é interna A ação corretiva pode ser tomada após o período do orçamento TEMPO: é mais longo, ultrapassando 01 ano MENSURAÇÕES: qualitativas e quantitativas CONCENTRAÇÃO: interna e externa AÇÃO CORRETIVA: contínua TEMPO: 01 ano ou menos MENSURAÇÕES: quantitativas CONCENTRAÇÃO: interna AÇÃO CORRETIVA: após período do orçamento

8 Passos envolvidos no Controle Estratégico
Passo 1: Determinar que necessidades devem ser monitoradas (de acordo com missão, visão e objetivos); Passo 2: Estabelecer padrões (metas); Passo 3: Mensurar o desempenho; Passo 4: Comparar desempenho com padrões; Passo 5: Se desempenho estiver nos padrões, otimizar próximos planos; Passo 6: Corrigir os caminhos se o desempenho for abaixo dos padrões.

9 Controle Estratégico como “Mediador”
Missão e Objetivos Macroambiente Controle Estratégico Ambiente Setorial Formulação de estratégias Implementação de estratégias Operações internas Resultados Qualitativos e Quantitativos

10 Padrões de Controle Estratégico
Comparação de séries históricas - períodos anteriores Qualidade comparativa dos produtos ou serviços - taxa de inovação ROI – Receita Líquida / Total de Ativos Benchmarking competitivo - melhores do setor PIMS - impacto das estratégias de mercado sobre os lucros (colaboração de várias empresas com a GE) Auditorias de Stakeholders

11 BSC O Uso da Estratégia de Negócio
“Estratégia nunca foi tão importante” Business Week “Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas” Revista Fortune “Na maioria das falhas – nós estimamos 70% - o problema real não é estratégia ruim... É execução ruim.” Revista Fortune

12 Fracasso na Execução de Estratégia
A Barreira da Visão Somente 5% dos colaboradores entende a estratégia A Barreira Pessoas Somente 25% dos gestores têm iniciativas linkadas a estratégia A Barreira da Gestão 85% dos executivos investe menos de 1 hora por mês discutindo estratégia A Barreira Recursos 60% das organizações não possuem orçamento linkado à estratégia

13 BSC BALANCED SCORECARD
Metodologia que inclui um Sistema de Indicadores que prevê quatro perspectivas para a melhoria do desempenho.

14 BSC BALANCED SCORECARD
Metodologia que inclui um Sistema de Indicadores que prevê quatro perspectivas para a melhoria do desempenho.

15 O que é BSC? BSC ou Balanced Scorecard, que significa Indicadores Balanceados de Desempenho. O BSC é um modelo de gestão estratégica que permite às empresas priorizarem as suas ações do dia a dia, para alcançarem objetivos traçados em seus Planos Estratégicos.

16 O que é BSC? O BSC é um poderoso conceito para ajudar organizações a cumprir rapidamente a estratégia traduzindo a visão e estratégia em um conjunto operacionais que podem dirigir comportamento, e então, performance.

17 O que é BSC? É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas. Quase sempre, a metodologia é também apoiada por um sistema, cujo aspecto mais chamativo é o painel equilibrado de indicadores de desempenho. Equilibrado porque controla o desempenho de todos os aspectos essenciais da empresa (finanças, clientes, processos internos, funcionários).

18 BSC Para KAPLAN & NORTON (1997), o “Scorecard deve contar a história da estratégia, começando pelos objetivos financeiros a longo prazo e relacionando-se depois à seqüência de ações que precisam ser tomadas em relação aos processos financeiros, dos clientes, dos processos internos e, por fim, dos funcionários e sistemas, a fim de que, em longo prazo, seja produzido o desempenho econômico desejado”.

19 BSC ESTRATÉGIA AÇÕES RESULTADO Objetivos Financeiros de Longo Prazo
Processos Financeiros Objetivos Financeiros de Longo Prazo Desempenho Econômico Desejado Processos dos Clientes Processos Internos Processos de Funcionários e Sistemas

20 BSC “As informações para implementar o BSC vêm de vários ‘donos de medições’: o setor financeiro se encarrega dos gastos e benefícios, o RH mede habilidades, a produção avalia qualidade e rendimento”

21 As 4 perspectivas do BSC Visão e Estratégia
Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Rentabilidade Crescimento Valor p/ acionista Financeiro:Para satisfazer nossos acionistas que objetivos financeiros devem ser atingidos?” Processos Internos Visão e Estratégia Processos do Cliente Objetivos Indicadores… Imagem da Empresa Serviço Preço/custo Objetivos Indicadores.. Tempo pedido Qualidade Produtividade. Para satisfazer nossos clientes e acionistas quais processos devemos ser excelentes Para satisfazer nossos objetivos financeiros que necessidades dos clientes devemos atender Objetivos Indicadores Metas Iniciativas Aprendizado contín. Ativos intelectuais Inovação Merc. Aprendizado e Crescimento:Para atingir nossas metas como nossa organização deve aprender e inovar

22 Ex. Mapa Estratégico

23 Implementação do BSC Antes de iniciar o processo de criação do scorecard em si, a empresa deve tomar duas providências: 1ª) Obter consenso na alta administração sobre os objetivos que estão levando à adoção dessa ferramenta. 2ª) Definir o arquiteto do processo, ou seja, a pessoa que comandará. Geralmente um alto executivo. Depois selecionar a equipe responsável.

24 Implementação do BSC 4 etapas do processo:
I – Arquitetura do programa de medição II – Definição dos objetivos estratégicos III – Escolha dos indicadores estratégicos IV – Elaboração do plano de implementação

25 Benefícios do BSC Fornecer à gerência um controle de dimensões estratégicas; Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a organização; Discutir como os investimentos relacionados com o desenvolvimento de competências, relacionamento com clientes e tecnologias de informação resultarão em benefícios futuros;

26 Benefícios do BSC Criar oportunidades para um aprendizado sistemático a partir de fatores importantes para o sucesso da organização; Criar consciência sobre o aspecto de que nem todos as decisões e investimentos realizados pela empresa resultarão em resultados imediatos de aumentos dos lucros ou redução dos custos;

27 Sistema Gerencial


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