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GESTÃO DE PROJETOS 1 Aula 5. O QUE É GESTÃO PROJETO?  É um ramo da Ciência da Administração que trata do planejamento, execução e controle de projetos;

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1 GESTÃO DE PROJETOS 1 Aula 5

2 O QUE É GESTÃO PROJETO?  É um ramo da Ciência da Administração que trata do planejamento, execução e controle de projetos;  Executar projetos, de maneira cada vez mais eficiente, é um recurso essencial para a sobrevivência da empresa moderna;  PMBOK: É a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim atender aos seus requisitos. 2

3 REQUISITOS/NECESSIDADES + PROCESSO DISCIPLINADO = PRODUTOS EXCELENTES CONHECIMENTOS HABILIDADES TÉCNICAS FERRAMENTAS 3 O QUE É GESTÃO PROJETO?

4  Uma metodologia formal de gerenciamento de projetos habilita a empresa a maximizar a consistência, eficiência, qualidade e produtividade em projetos;  Sempre foi praticado informalmente, mas começou a emergir como uma profissão distinta nos meados do século XX.  Foi na década de 50 que teve início a era moderna da gerência de projeto. 4 O QUE É GESTÃO PROJETO?

5 BENEFICIOS GESTÃO DE PROJETOS 5 Escopo claramente definido; Permite o trabalho multidisciplinar/ multifuncional; Geram-se projeções realistas de cronograma; Cumpre-se o cronograma; Disponibiliza os orçamentos antes do início dos gastos; Otimiza a alocação de pessoas e equipamentos; Melhoria na comunicação entre participantes; Melhor entendimento pela equipe das atividades; Enfoca as necessidades dos clientes.

6 PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS 6 É uma sequência repetitiva de operações, com o objetivo de produzir resultados padronizados; Os processos de um projeto são realizados por pessoas e, geralmente, se enquadram em duas categorias: Processos de gerenciamento de projetos: descrevem e organizam o trabalho do projeto, como processo de elaborar o cronograma de um projeto; Processos orientados a produto: especificam e criam o produto, são tipicamente definidos pelo ciclo de vida do produto e variam de acordo com a área de aplicação. Um exemplo seria o processo de elaboração da planta de uma casa a ser construída. Processo

7 PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS 7 O PMBOK® organiza em cinco grupos os processos de gerenciamento de projetos:

8 PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS 8 O PMBOK® organiza em cinco grupos os processos de gerenciamento de projetos: processos de iniciação: processos de autorização para que se dê início a um projeto ou a uma de suas fases; processos de planejamento: processos de criação e manutenção do plano do projeto, selecionando o melhor caminho para que sejam alcançados os objetivos propostos; processos de execução: processos de coordenação de recursos físicos (pessoas, materiais e equipamentos) executando o que foi planejado de forma a atender às especificações do projeto;

9 PROCESSOS GESTÃO DE PROJETOS 9 O PMBOK® organiza em cinco grupos os processos de gerenciamento de projetos: processos de monitoramento e controle: buscam garantir que os objetivos do projeto sejam atingidos. Realizam o acompanhamento e a medição regular do progresso, visando a identificação de desvios do plano e implementando ações corretivas, quando necessárias; processos de encerramento ou fechamento: processos de formalização do fim do projeto ou de uma fase, comunicação de tais eventos às partes interessadas, arquivamento e aceitação final da fase ou do projeto.

10 As saídas de um processo são, em geral, entradas para outro processo de gerenciamento: entradas: informações ou documentos que sofrerão/gerarão algum tipo de ação no processo; técnicas e ferramentas: mecanismos aplicados às entradas responsáveis pela geração das saídas; saídas: documentos ou itens documentáveis que são o resultado do processo. Obs.: Os processos de gerenciamento não ocorrem somente uma vez durante o projeto, podendo ocorrer em todas as fases. 10 CICLO DE VIDA GESTÃO DE PROJETO

11 GERENCIAMENTO DE PROJETO A P C D Planejar FazerChecar Agir 11

12 GERENCIAMENTO DE PROJETO 12

13 Tripla Restrição ou Restrição Tripla ÁREAS DE CONHECIMENTO Durante o gerenciamento do projeto é necessário balancear as demandas conflitantes de escopo, tempo e custo. Estas demandas formam a tripla restrição. 13

14 GESTÃO DE INTEGRAÇÃO ÁREAS DE CONHECIMENTO 14

15 ÁREAS DE CONHECIMENTO Escopo Define os processos e atividades para que se garanta que o projeto inclua todo o trabalho necessário (e apenas o trabalho necessário) para que o projeto seja concluído com sucesso. Isso inclui:  Coletar requisitos; (Planejamento)  Definir o escopo; (Planejamento)  Criar a estrutura analítica do projeto (EAP); (Planejamento)  Verificar o escopo; (Monitoramento)  Controlar o escopo. (Monitoramento) 15

16 ÁREAS DE CONHECIMENTO Tempo Descreve os processos e atividades para que o projeto seja concluído no prazo correto. Isso inclui:  Definir atividades (Planejamento)  Sequenciar a execução das atividades (Planejamento)  Estimar recursos necessários para execução das atividades (Planejamento)  Desenvolver o cronograma (Planejamento)  Controlar o cronograma (Monitoramento) 16

17 ÁREAS DE CONHECIMENTO Custos Descreve os processos e atividades de planejamento, estimativa de custos, determinação do orçamento e controle de custos do projeto. Isso inclui:  Estimar custos (Planejamento)  Orçar custos (Planejamento)  Controlar custos (Monitoramento) 17

18 ÁREAS DE CONHECIMENTO Qualidade Descreve os processos e atividades referentes ao planejamento, monitoramento, controle e garantia da qualidade do projeto. Isso inclui:  Planejar a qualidade; (Planejamento)  Realizar a garantia da qualidade (Execução)  Realizar o controle da qualidade (Monitoramento) 18

19 ÁREAS DE CONHECIMENTO Recursos Humanos Descreve os processos e atividades relacionados com o planejamento, contratação, mobilização, desenvolvimento e gerenciamento da equipe do projeto. Isso inclui:  Desenvolver o plano de recursos humanos (Planejamento)  Contratar ou mobilizar a equipe do projeto (Execução)  Desenvolver a equipe do projeto (Execução)  Gerenciar a equipe do projeto (Execução) 19

20 ÁREAS DE CONHECIMENTO Comunicações Descreve os processos e atividades relacionados com a geração, coleta, distribuição, armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e apropriada. Isso inclui:  Identificar as partes interessadas (Iniciação)  Planejar as comunicações (Planejamento)  Distribuir informações (Execução)  Gerenciar expectativas das partes interessadas (Execução)  Relatar desempenho (Monitoramento) 20

21 ÁREAS DE CONHECIMENTO Riscos Descreve os processos e atividades relacionados com a identificação, análise e controle dos riscos do projeto. Isso inclui:  Planejar o gerenciamento de riscos do projeto (Planejamento)  Identificar riscos (Planejamento)  Realizar análise qualitativa dos riscos do projeto (Planejamento)  Realizar análise quantitativa dos riscos (Planejamento)  Planejar respostas aos riscos (Planejamento)  Monitorar e controlar riscos do projeto (Monitoramento) 21

22 ÁREAS DE CONHECIMENTO Aquisições Descreve os processos e atividades relacionados com compra ou aquisições de produtos, serviços ou resultados para o projeto. Isso inclui:  Planejar aquisições (Planejamento)  Conduzir aquisições (Execução)  Administrar aquisições (Monitoramento)  Encerrar Aquisições (Encerramento) 22

23 ÁREAS DE CONHECIMENTO Integração Define os processos e as atividades que integram os diversos elementos necessários ao gerenciamento de um projeto. Isso inclui:  Desenvolvimento do termo de abertura do projeto (Iniciação)  Desenvolvimento do plano de gerenciamento do projeto (Planejamento)  Orientar e gerenciar a execução do projeto (Execução)  Monitorar e controlar o trabalho desenvolvido pelo projeto (Monitoramento)  Realizar o controle integrado de mudanças (Monitoramento)  Encerrar o projeto ou uma fase do projeto (Encerramento) 23

24 ÁREAS DE CONHECIMENTO X GRUPO PROCESSOS ESCOPO TEMPO CUSTO QUALIDADE R.H AQUISIÇÕES COMUNICAÇÃO RISCOS INTEGRAÇÃO 24


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