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Qualidade de Software - FURB Gerência de Projeto Aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, com o intuito.

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1 Qualidade de Software - FURB Gerência de Projeto Aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, com o intuito de atender ou exceder a expectativa do cliente do projeto Project Management Institute (PMI), 1996

2 Qualidade de Software - FURB Atividades da Gerência Planejar: decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e quem deve fazer; Organizar: definir uma estrutura organizacional, eficiente e eficaz, que facilite a execução das atividades do projeto, que estabeleça autoridades e defina responsabilidades para as atividades;

3 Qualidade de Software - FURB Atividades da Gerência Selecionar pessoas: selecionar, treinar e desenvolver pessoas para ocupar os cargos definidos na estrutura organizacional; Dirigir: executar atividades que motivem as pessoas a executar as tarefas definidas; Controlar: garantir que a execução do projeto ocorra conforme o planejado. Medir desempenho e resultados. Definir ações corretivas.

4 Qualidade de Software - FURB Conceito de Gerência Gerenciar consiste em executar atividades e tarefas que têm como propósito planejar e controlar as atividades de outras pessoas para atingir objetivos que não podem ser alcançados caso as pessoas atuem por conta própria - Koontz, 1980.

5 Qualidade de Software - FURB Modelo de Gerência - Joiner Camadas da engenharia de software - PRESSMAN Teoria W - BOEHM Qualidade, Abordagem Científica e Equipe Coesa Mudar e Aprimorar Gerenciar novos conhecimentos

6 Qualidade de Software - FURB Vértices do Modelo - Joiner Qualidade do Software definida pelo cliente: aquilo que o cliente espera, valoriza e pelo que está disposto a pagar; Abordagem Científica: processos racionais e controláveis, métodos eficazes e ferramentas adequadas, conforme proposto por Pressman;

7 Qualidade de Software - FURB Vértices do Modelo - Joiner Equipe Coesa: identidade própria, que conhece, entende e luta pelas metas e objetivos do projeto, no qual agem no sentido de criar situações em que todos ganham, evitando situações em que todos perdem ou em que alguns perdem e outros ganham - proposto pela Teoria -W

8 Qualidade de Software - FURB Utilização do Modelo Analisar uma determinada situação; Verificar em conjunto com a equipe se ela contribui para aprimorar um ou mais vértices; Situações que trazem aprimoramentos são aceitas e incentivadas; Situações que prejudiquem algum vértice ou que nada aprimoram são rejeitadas.

9 Qualidade de Software - FURB Alerta Oportunidade de atualização tecnológica Aprimorar permanentemente e por muito tempo, sem inovar pode levar a organização a uma situação de desvantagem; Deve-se procurar identificar oportunidades de inovação na qualidade, na abordagem científica utilizada e na maneira de aumentar a coesão da equipe para obter e manter um diferencial competitivo.

10 Qualidade de Software - FURB Práticas Gerencias Seleção e adaptação do processo de desenvolvimento em função das características: da organização; da aplicação; dos usuários; dos recursos disponíveis; da equipe do projeto

11 Qualidade de Software - FURB Processos modernos - Jacobson Abordagens Iterativas, incrementais e centradas na arquitetura do software e em casos de uso; Necessidade das organizações responderem com rapidez às mudanças ambientais; velocidade, qualidade e custo

12 Qualidade de Software - FURB Abordagem Incremental Deve-se liberar o mais cedo possível versões operacionais da aplicação capazes de agregar valor ao negócio; Objetivos de Negócios e princípio de Pareto (80 % do objetivo é normalmente atingido com 20 % de esforço necessário)

13 Qualidade de Software - FURB Atividades Previstas Identificar e relacionar os requisitos; Identificar objetivos de negócios que se deseja atingir - vantagens competitivas, diferenciais estratégicos, aumento da eficiência ou da eficácia organizacional; Estimar o tempo adequado ao mercado para entrada em operação da versão do sistema; Selecionar os requisitos que devem estar presentes na versão do sistema - Pareto

14 Qualidade de Software - FURB Práticas nas Versões do Sistema As atividades previstas no cronograma devem ser detalhadas para permitir o acompanhamento do progresso e detectar eventuais atrasos de apenas um dia; Reuniões de acompanhamento do projeto devem ser realizadas semanalmente e em um dia fixo da semana para que as pessoas possam se programar - Lista de Verificação

15 Qualidade de Software - FURB Práticas nas Versões do Sistema Reuniões de Avaliação visam identificar problemas e não resolvê-los; Metas motivam mais do que prazos; Analistas e programadores devem avaliar o risco de perder o trabalho que estão realizando a cada instante; Contabilizar os tempos da empresa que influenciam no cronograma do projeto e que estão fora do controle do gerente

16 Qualidade de Software - FURB Práticas nas Versões do Sistema Lembrar que de 80% a 96% dos problemas que ocorrem nos projetos decorrem de falhas no processo e não nos analistas ou programadores - Só podem ser eliminados pelo gerente; Implantação de sistemas deve ser administrada como processo de mudança; Realizar desenvolvimento centrados em componentes - apoiados por ferramentas

17 Qualidade de Software - FURB Gerência - Conclusão Gerenciar é fazer dar certo ! Alcançar resultados esperados, nos prazos e custos previstos deve ser a preocupação de todo gerente; Não basta o uso de métodos e ferramentas ! O gerente necessita desenvolver características de liderança, capazes de motivar as pessoas a realizar suas atividades

18 Qualidade de Software - FURB Normas Relacionadas ISO/IEC Processo de Gerência; ISO/IEC Processos de Gerência ; Áreas de Gerência do PMBOK - PMI (Guia para gestão de projetos)

19 Qualidade de Software - FURB Grupos de processos - PMBOK Processos de iniciação: reconhecimento de que o projeto deve ser iniciado ou uma de suas fases, sendo isto feito através de uma autorização de início; Processos de planejamento: desenvolvimento e manutenção de uma esquema de trabalho para o acompanhamento das demandas da organização

20 Qualidade de Software - FURB Grupos de processos - PMBOK Processos de execução: coordenação de pessoal e de recursos designados para a execução das atividades do projeto; Processos de controle: validação dos objetivos alcançados pelo projeto, através da monitoração e medida do progresso das atividades, com a aplicação de medidas corretivas, quando for necessário;

21 Qualidade de Software - FURB Grupos de processos - PMBOK Processos de finalização: aceitação formal dos produtos gerados pelo projeto ou suas fases, e encerramento desse projeto ouo suas fases. Os cinco grupos de processos estão ligados entre si pelo resultado que produzem. O produto de saída de um grupo torna-se produto de entrada para outro grupo.

22 Qualidade de Software - FURB Estrutura das Áreas de Gerência - PMBOK Gerência da Integração: abrange os processos que asseguram que os diversos elementos do projeto sejam coordenados apropriadamente; Gerência do Escopo: cobre o trabalho a ser realizado ao longo do ciclo de vida do produto, para a obtenção dos resultados do projeto - intermediários ou finais

23 Qualidade de Software - FURB Estrutura das Áreas de Gerência - PMBOK Gerência do Prazo: inclui processos necessários a conclusão do projeto em conformidade com os prazos definidos; Gerência de Custos: envolve os processos que garantem que o projeto seja concluído em conformidade com o orçamento definido e seja aprovado;

24 Qualidade de Software - FURB Estrutura das Áreas de Gerência - PMBOK Gerência da Qualidade: constituída dos processos que garantem que o projeto atenda as necessidades de seus clientes e intervenientes, utilizando métricas de produtividade e de qualidade; Gerência de Recursos Humanos:descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto

25 Qualidade de Software - FURB Estrutura das Áreas de Gerência - PMBOK Gerência de Comunicação: contém os processos para a geração, obtenção distribuição, arquivamento e transferência de informações necessárias no contexto do projeto. Enviar e receber informações na linguagem do projeto;

26 Qualidade de Software - FURB Estrutura das Áreas de Gerência - PMBOK Gerência de Riscos: contém os processos relacionados a identificação e quantificação, análise e respostas aos riscos em projetos Gerência de Suprimentos / Aquisições: descreve os processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto

27 Qualidade de Software - FURB Gerência da Integração Desenvolvimento do plano do projeto Execução do plano do projeto Controle das mudanças no projeto

28 Qualidade de Software - FURB Gerência do Escopo Inicialização Definição do escopo Detalhamento do escopo Verificação do escopo Controle das mudanças no escopo

29 Qualidade de Software - FURB Gerência do Prazo Definição das atividades Seqüenciamento das atividades Estimativas de duração das atividade Desenvolvimento do cronograma Controle do cronograma

30 Qualidade de Software - FURB Gerência de Custos Planejamento de recursos Estimativa de custos Orçamento dos custos Controle de custos

31 Qualidade de Software - FURB Gerência da Qualidade Planejamento da qualidade Garantia da qualidade Controle da qualidade

32 Qualidade de Software - FURB Gerência de Recursos Humanos Planejamento da organização do projeto Identificação e Mobilização de pessoal Desenvolvimento da equipe do projeto

33 Qualidade de Software - FURB Gerência de Comunicação Planejamento da comunicação Disponibilização da informação Comunicação do desempenho Fechamento administrativo

34 Qualidade de Software - FURB Gerência de Riscos Identificação do risco Avaliação do risco Atuação quanto aos riscos Controle das respostas ao risco

35 Qualidade de Software - FURB Gerência de Suprimentos / Aquisições Planejamento de suprimentos Planejamento de compras Identificação de fornecedores Seleção de fornecedores Administração de contratos Encerramento do contrato


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