A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek Gerência do Escopo blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek Gerência do Escopo blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek."— Transcrição da apresentação:

1 blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek
Gerência do Escopo José Roberto Blaschek

2 Gerência do Escopo do Projeto “Um dos mais importantes e difíceis aspectos da gerência de um projeto” O escopo refere-se a todo o trabalho necessário, e tão somente o necessário, para executar de forma bem sucedida o projeto. A Gerência do Escopo inclui os processos envolvidos na definição e controle do trabalho que deve estar ou não incluído em um projeto.

3 Escopo do Produto e do Projeto
Escopo do Produto: características e funções que descrevem um produto, serviço ou resultado. No software: requisitos Escopo do Projeto: trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas. No software: processos de software

4 Escopo do Projeto Atividades que devem ser executadas para entregar o produto, serviço ou resultado. Critérios para determinar se o projeto foi completado com sucesso. Padrões e metodologias a serem utilizados. O PMBOK concentra-se nos processos usados para gerenciar o escopo do projeto.

5 Escopo do Produto Requisitos funcionais, não funcionais e interfaces com outros sistemas (especificação de requisitos). Funções, Eventos, Casos de Uso, Histórias Decompor o sistema em sub-produtos. Mudanças no escopo são as maiores causas de atrasos nos projetos.

6 Processos da Gerência do Escopo
Planejamento do escopo Definição do escopo Criar EAP Verificação do escopo Controle do Escopo Planejamento Planejamento Planejamento Controle Controle

7 Planejamento do Escopo
Descreve como a equipe irá: Definir o escopo do projeto; Desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto; Definir e desenvolver a estrutura analítica do projeto; Verificar o escopo do projeto e Controlar o escopo do projeto

8 Planejamento do Escopo
Plano de Gerenciamento do Projeto Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Planejamento do Escopo Declaração do Escopo Preliminar do Projeto Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Ativos de processos organizacionais Definição do Escopo Criar EAP Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Verificação do Escopo Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

9 Definição do Escopo É elaborada a Declaração do Escopo do Projeto que:
Descreve, com detalhes, as entregas do projeto e o trabalho necessário para criar essas entregas. Fornece um entendimento comum do escopo do projeto a todas as partes interessadas e descreve os principais objetivos do projeto. Permite que a equipe do projeto realize um planejamento mais detalhado, orienta o trabalho da equipe durante a execução e fornece a linha de base para avaliar solicitações de mudanças ou trabalho adicional e verificar se estão contidos dentro ou fora dos limites do projeto.

10 Definição do Escopo Solicitações de mudanças aprovadas
Planejamento do Escopo Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Fatores Ambientais da Empresa Termo de Abertura do Projeto Declaração do Escopo Preliminar do Projeto Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto Ativos de processos organizacionais Plano de Gerenciamento do Projeto Solicitações de mudanças aprovadas Definição do Escopo Mudanças solicitadas Declaração do Escopo do Projeto e Plano de Gerenciamento do Escopo do Projeto (atualizações) Criar EAP Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Verificação do Escopo Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

11 Declaração do Escopo do Projeto
Objetivos do projeto: incluem critérios mensuráveis do sucesso do projeto (objetivos técnicos, de negócios, custo, cronograma e qualidade). Podem incluir metas (custo, cronograma e qualidade). Cada objetivo deve ser mensurável. Descrição do escopo do produto: descreve as características do produto, serviço ou resultado. São menos detalhadas nas fases iniciais do projeto.

12 Declaração do Escopo do Projeto
Requisitos do projeto: descreve as condições ou capacidades que devem ser atendidas ou possuídas pelas entregas do projeto para satisfazer um contrato, norma, especificação ou outros documentos impostos. Limites do projeto: identifica o que está incluído e explicita o que está excluído, para evitar suposições de partes interessadas.

13 Declaração do Escopo do Projeto
Entregas do projeto: incluem as saídas que compõem o produto ou serviço e os resultados auxiliares, como documentação e relatórios de gerenciamento. Critérios de aceitação do produto: define o processo e os critérios para aceitar o produto. Restrições do projeto: restrições associadas ao escopo.

14 Declaração do Escopo do Projeto
Premissas do projeto: lista e descreve as premissas associadas ao escopo. Organização inicial do projeto: são identificados os membros da equipe do projeto e as partes interessadas. Riscos iniciais: identifica os riscos conhecidos. Limitações de fundos: limitações de recursos financeiros (limitação total ou imposta em prazos específicos).

15 Declaração do Escopo do Projeto
Estimativa de custos: indica o custo total esperado do projeto (normalmente é precedida de um modificador que fornece alguma indicação de exatidão). Requisitos de configuração do projeto: descreve como a configuração será gerenciada e as mudanças controladas. Especificações do projeto: identifica os documentos de especificação com os quais o projeto deve estar de acordo. Requisitos de aprovação: identifica os requisitos de aprovação que podem ser aplicados a itens como objetivos, entregas, documentos e trabalho do projeto.

16 Criar EAP Decomposição hierárquica orientada à entrega do trabalho pela equipe do projeto; Organiza e define o escopo total do projeto; Subdivide o trabalho do projeto do partes menores e mais facilmente gerenciáveis; Cada nível descendente representa uma definição cada vez mais detalhada; Os níveis mais baixo, denominados pacotes de trabalho, são adequados para agendar, estimar custos, monitorar e controlar o trabalho planejado.

17 EAP Vantagens de um detalhamento adequado:
Melhora a precisão das estimativas de custo, tempo e recursos. Define um uma linha de base para medir e controlar o desempenho. Facilita a atribuição e controle de responsabilidades.

18 Tipos de EAP Subprojeto Processo Produto Híbrida
Métodos de Representação Árvore Lista Identada

19 EAP Projeto Exemplo Gerência Aquisição de Recursos Desenvolvimento
0.0 Projeto Exemplo 1.0 2.0 3.0 4.0 5.0 Gerência Aquisição de Recursos Desenvolvimento Integração Implantação 3.1 3.2 3.3 Especificação de Requisitos Projeto Codificação e Teste 0.0 Projeto Exemplo 1.0 gerência 2.0 Aquisição de Recursos 3.0 Desenvolvimento 3.1 Especificação de Requisitos 3.2 Projeto 3.3 Codificação e Teste 4.0 Integração 5.0 Implantação

20 EAP

21 EAP no MS Project

22 Dicionário da EAP Descreve o conteúdo detalhado da EAP:
Identificador (de uma conta de controle para apropriar custos) Declaração do trabalho Organização responsável Marcos do cronograma Informações adicionais (informações de contrato, requisitos de qualidade, referências técnicas para facilitar o desempenho..)

23 Criar EAP Mudanças solicitadas Criar EAP
Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento do Escopo Planejamento do Escopo Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Definição do Escopo Fatores Ambientais da Empresa Fatores Ambientais da Empresa Mudanças solicitadas Criar EAP Ativos de processos organizacionais Declaração do escopo do projeto, Estrutura analítica do projeto, Dicionário da EAP, Plano de Gerenciamento do escopo do projeto (atualizações), Linha de base do projeto Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Verificação do Escopo Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

24 Verificação do Escopo Processo de obtenção da aceitação formal pelas partes do escopo do projeto terminado e das entregas associadas. Técnicas: Inspeção e revisão. Trata-se da aceitação da entrega e não do controle da qualidade (atendimento aos requisitos). O controle da qualidade é realizado normalmente antes da verificação do escopo, mas pode ser feito em paralelo.

25 Verificação do Escopo Ações corretivas recomendadas
Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento do Escopo Planejamento do Escopo Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Definição do Escopo Fatores Ambientais da Empresa Fatores Ambientais da Empresa Criar EAP Ativos de processos organizacionais Ações corretivas recomendadas Verificação do Escopo Mudanças solicitadas Entregas aceitas Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Relatório de Desempenho Controle Integrado de Mudanças Controle do Escopo Encerrar o Projeto

26 Controle do Escopo Influenciar fatores que criam mudanças no escopo do projeto e de controlar o impacto dessas mudanças. Garante que todas as mudanças solicitadas e ações corretivas recomendadas sejam processadas por meio do processo de Controle Integrado de Mudanças. Mudanças não controladas são freqüentemente chamadas de aumento de escopo do projeto.

27 Controle do Escopo Verificação do Escopo Entregas
Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Desenvolver o Termo de Abertura do Projeto Planejamento do Escopo Planejamento do Escopo Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Desenvolver a Declaração Preliminar do Projeto Definição do Escopo Fatores Ambientais da Empresa Fatores Ambientais da Empresa Criar EAP Ativos de processos organizacionais Verificação do Escopo Entregas Orientar e Gerenciar a Execução do Projeto Mudanças solicitadas, Ações corretivas recomendadas, Plano de gerenciamento do projeto (atualizações), Declaração do escopo do projeto (atualizações), EAP (atualizações), Dicionário da EAP (atualizações), Linha de Base do Escopo (atualizações) Informações sobre o desempenho do trabalho Relatórios de desempenho Relatório de Desempenho Ativos de processos organizacionais (atualizações) Controle Integrado de Mudanças Encerrar o Projeto Controle do Escopo


Carregar ppt "Blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek Gerência do Escopo blaschek@attglobal.net José Roberto Blaschek."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google