A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 1 Grupos de Processos de um Projeto INICIAÇÃO DEFINE E AUTORIZA O PROJETO OU UMA FASE DO PROJETO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 1 Grupos de Processos de um Projeto INICIAÇÃO DEFINE E AUTORIZA O PROJETO OU UMA FASE DO PROJETO."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 1 Grupos de Processos de um Projeto INICIAÇÃO DEFINE E AUTORIZA O PROJETO OU UMA FASE DO PROJETO. PLANEJAMENTO DEFINE E REFINA OS OBJETIVOS E PLANEJA A AÇÃO NECESSÁRIA PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS E O ESCOPO PARA OS QUAIS O PROJETO FOI IDEALIZADO. EXECUÇÃO INTEGRA PESSOAS E OUTROS RECURSOS PARA REALIZAR O PLANO DO PROJETO MONITORAMENTO E CONTROLE MEDE E MONITORA REGULARMENTE O PROGRESSO PARA IDENTIFICAR VARIAÇÕES EM RELAÇÃO AO PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO, DE FORMA QUE POSSAM SER TOMADAS AÇÕES CORRETIVAS QUANDO NECESSÁRIO PARA ATENDER AOS OBJETIVOS DO PROJETO. ENCERRAMENTO FORMALIZA A ACEITAÇÃO DO PRODUTO, SERVIÇO OU RESULTADO E CONDUZ O PROJETO OU UMA FASE A UM FINAL ORDENADO.

2 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 2 Os três principais documentos em projetos TERMO DE ABERTURA DO PROJETO (Project Charter) Autoriza formalmente o Projeto e contem uma breve descrição dos principais aspectos. DECLARAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO Determina qual trabalho deverá ser realizado e quais entregas (deliverables) precisam ser produzidas. PLANO DE GERENCIAMENTO DO PROJETO Determina como o trabalho será realizado.

3 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 3 WBS (Work Breakdown Structure) (1) EAP... Estrutura Analítica de Projeto Em Português É uma ferramenta valiosa no planejamento, orçamento e detalhamento de um projeto. Consiste em dividir o trabalho compreendido em um empreendimento em áreas afins, e fazer sucessivas subdivisões hierárquicas especializadas em seus componentes e partes, que sejam mensuráveis em termos de tempo, recursos e custos. Transforma o Projeto, a partir do seu escopo, em partes menores e interdependentes, que são mais adequadas para aplicação do Planejamento e etapas da Execução e Controle.

4 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 4 WBS (Work Breakdown Structure) (2) Breve Histórico O Departamento de Defesa dos Estados Unidos usa a WBS como sua principal ferramenta para gerenciar os projetos ( Norma Military Standard – MIL STD 881B, de 25/03/1993): Uma estrutura de divisão de trabalho é uma árvore genealógica orientada a produtos composta por hardware, software, serviços, dados e recursos... A WBS exibe e define o produto ou os produtos a serem desenvolvidos e/ou produzidos e relaciona os elementos do trabalho a ser realizado entre si e com relação aos produtos finais.

5 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 5 WBS (Work Breakdown Structure) (3) A criação de uma WBS ajuda a.... Fornecer uma ilustração detalhada do escopo do projeto Monitorar o progresso Criar estimativas mais precisas de custos e cronograma Montar equipes de projeto Criar um melhor direcionamento das equipes e recursos Estruturar melhor a rede de fornecedores e parceiros Na WBS a finalidade é detalhar as tarefas a partir do agrupamento por característica técnica, funcional, geográfica etc. No PERT/CPM há ênfase na estruturação da rede (network) das atividades, mas principalmente com a estrutura seqüencial e interdependência das tarefas.

6 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 6 WBS (Work Breakdown Structure) (4)

7 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 7 WBS (Work Breakdown Structure) (5) ESCOPOESCOPO n x y

8 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 8 WBS – Exemplo de Construção de uma garagem Residencial (1) 1. PROJETO GARAGEM 1.1 CONCEPÇÃO Lista de requisitos Croqui 1.2 PROJETOS Contrato com Fornecedor de Projetos Projetos para a Prefeitura Projetos Executivos Civil Elétrica Hidraúlica Paisagismo Licença para Construção

9 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 9 WBS – Exemplo de Construção de uma garagem Residencial (2) 1.3 EXECUÇÃO Contrato com Construtor Materiais de Construção Garagem Fundação Piso Estrutura Alvenaria Telhado Instalação Elétrica Instalação Hidraúlica Janelas Porta Automática Acabamento Rampa Paisagismo

10 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 10 WBS – Exemplo de Construção de uma garagem Residencial (3) 1.4 FECHAMENTO Book da Garagem Termo de Aceitação Final Relatório de Lições Aprendidas Churrasco de Encerramento do Projeto/Comemoração 1.5 GERÊNCIA DE PROJETO Plano do Projeto WBS Cronograma Orçamento Controle reuniões Inspeção Relatório de Evolução

11 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 11 WBS – Não Confundir Com... A WBS não deve ser confundida com outros tipos de estruturas analíticas usadas para apresentar informações do projeto. Outras estruturas usadas em algumas áreas de aplicação ou em outras áreas de conhecimento incluem, por exemplo: ORGANOGRAMA ESTRUTURA ANALÍTICA DE MATERIAIS (EAM) ESTRUTURA ANALÍTICA DE RISCOS (EAR) ESTRUTURA ANALÍTICA DOS RECURSOS (EAR)

12 Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 12 WBS, PACOTES de TRABALHO e Desdobramentos WBS Utiliza SUBSTANTIVOS DELIVERABLES PRODUTOS ENTREGAS Desdobramento dos PACOTES de TRABALHO Utiliza VERBOS Atividades a Executar Atividades A Executar Os últimos níveis são os PACOTES DE TRABALHO


Carregar ppt "Gerenciamento de Projetos Prof. Rubens Ifraim, M.S.c. 1 Grupos de Processos de um Projeto INICIAÇÃO DEFINE E AUTORIZA O PROJETO OU UMA FASE DO PROJETO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google