A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento do Escopo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento do Escopo"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento do Escopo
Objetivos Abordar o conceito de gerenciamento do escopo e a Estrutura Analítica do Projeto (EAP).

2 Gerenciamento do Escopo
Abrange os processos de gerenciamento requeridos para haver certeza de que a equipe do projeto realizará todo e somente o trabalho necessário para o sucesso do projeto. · Objetivo principal: definir e controlar os trabalhos pertinentes ao projeto - garantir que o produto/serviço, seja obtido pelo menor trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto.

3 Processo de Gerenciamento do Escopo

4 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo
Planejamento do Escopo Criação de um plano de gerenciamento que documenta como o escopo do projeto será definido, verificado e controlado e como a estrutura analítica do projeto (EAP) será criada e definida.

5 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo
Definição do Escopo Desenvolvimento de uma declaração de escopo detalhada do projeto como a base para futuras decisões.

6 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo
Criar EAP Subdivisão dos principais resultados do projeto em componentes menores para melhor gerenciamento.

7 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo
Verificação do Escopo Formalização da aprovação das entregas do projeto.

8 Etapas do Processo de Gerenciamento do Escopo
Controle do escopo Controle das mudanças no escopo do projeto.

9 Plano de Gerenciamento
do Escopo Sua finalidade é descrever como o projeto deve ter seu escopo gerenciado e como as mudanças do projeto devem ser incorporadas ao mesmo.

10 Definição do Escopo O processo está fundamentado na idéia de que uma descrição clara sobre o trabalho a ser realizado é insuficiente para o controle do dia-a-dia do projeto. É o processo de subdivisão dos resultados principais do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

11 Definição do Escopo É necessário que se transforme a descrição de escopo em produtos, entregas ou resultados concretos do trabalho realizado. Fornece uma base de referência (baseline) em termos de escopo do projeto, para a medição e o controle de desempenho destes termos.

12 Definição do Escopo Possui Outras Finalidades
Melhorar a precisão das estimativas de custo, duração e recursos. Facilitar as designações de responsabilidades.

13 Decomposição do Escopo
É a própria subdivisão dos principais produtos até que eles cheguem em nível de detalhe suficiente para auxiliar a equipe na definição das atividades do projeto.

14 Decomposição do Escopo Passos da Decomposição:
Identificar os resultados principais do projeto, incluindo o seu próprio gerenciamento. Decidir se o nível de detalhe de cada resultado principal é o adequado para desenvolver estimativas de custo e duração.

15 Decomposição do Escopo Passos da Decomposição:
Identificar os componentes constituintes para cada um dos resultados principais considerados, com nível de detalhe ainda inadequado. Decidir se o nível de detalhe de cada resultado principal é o adequado para desenvolver estimativas de custo e duração.

16 Estrutura Analítica do Projeto
EAP é um agrupamento orientado a produtos de elementos do projeto que organiza e define o escopo total do trabalho. Esta ferramenta deve ser orientada para produtos ou deliverables (produtos, itens ou resultados tangíveis, mensuráveis e verificáveis que, obrigatoriamente, devem ser produzidos para que um projeto, ou parte dele, seja considerado concluído).

17 Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:
Define a hierarquia dos deliverables - significa que a realização de um conjunto de elementos em um nível inferior produz o trabalho do nível superior imediatamente relacionado.

18 Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:
Auxilia na obtenção de todo o trabalho exigido para alcançar o objetivo final do projeto e os deliverables, portanto trabalho que não está na EAP é considerado trabalho não necessário ao projeto.

19 Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:
Fornece uma representação gráfica do escopo do projeto, permitindo a visualização de tudo o que deve ser feito.

20 Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:
Fornece uma estrutura para todos os deliverables durante todo o ciclo de vida do projeto. Fornece um meio para integrar e avaliar desempenho de prazo e custo.

21 Segundo o Practice Standart for Work Breakdown Structure, a EAP:
Fornece uma associação entre escopo e os stakeholders responsáveis. Facilita o relato/análise do progresso do projeto e dados atualizados. Fornece uma estrutura p/ especificar os objetivos de desempenho do projeto.

22 Colocar no 1° nível (nível 0) da EAP o nome do projeto.
Passos para a Elaboração de uma EAP Colocar no 1° nível (nível 0) da EAP o nome do projeto. Colocar no 2° nível (nível 1, também chamado de 1° nível de decomposição) as fases que estabelecem o ciclo de vida do projeto.

23 Passos para a Elaboração de uma EAP
Acrescentar um elemento, no segundo nível, para conter os deliverables necessários ao gerenciamento do projeto. O trabalho de gerenciamento deve ser previsto no escopo do projeto e, portanto, na EAP.

24 Passos para a Elaboração de uma EAP
Identificar os subprodutos necessários para que seja alcançado o sucesso do projeto em cada fase.

25 Passos para a Elaboração de uma EAP
Para cada subproduto, verificar se as estimativas de custo e tempo, a identificação de riscos e a atribuição de responsabilidade para a execução do mesmo, podem ser desenvolvidas neste nível de detalhe.

26 Continuação do Passo 5 Se a resposta for negativa: decompor o elemento da EAP, subdividindo-o em componentes menores, mais manejáveis, até que os subprodutos estejam definidos em detalhe suficiente para suportar o desenvolvimento dos processos de gerenciamento do projeto (planejar, executar, controlar e encerrar)

27 Passos para a Elaboração de uma EAP
Rever e refinar a EAP até que o planejamento do projeto possa ser completado.

28 Passos para a Elaboração de uma EAP
Os elementos dos níveis mais baixos da EAP (que não foram decompostos) são denominados pacotes de trabalho (work packages) sendo a base lógica para a definição de atividades, designação de responsabilidades, estimativas de custos e planejamento de riscos.

29

30 Dicionário da EAP É o documento que define e/ou descreve o trabalho a ser realizado em cada elemento da EAP. Possui as descrições dos “pacotes de trabalho” podendo incluir outras informações de planejamento (prazos, riscos, orçamentos, qualidade e pessoal designado).

31 Verificação do Escopo É o processo de obtenção da aprovação formal do escopo do projeto por parte de seus stakeholders. Deve ocorrer ao final de cada fase e do ciclo de vida do projeto a fim de revisar os deliverables entregues e os resultados do trabalho, garantindo que o trabalho foi realizado de maneira satisfatória.

32 Verificação do Escopo É feita por meio de inspeções ou auditorias que verificam os resultados do trabalho de forma a assegurar que eles foram completados, realizados correta e satisfatoriamente e estão conforme os requisitos definidos.

33 Controle do Escopo O processo de gerenciamento de mudanças de escopo consiste em um conjunto de procedimentos para documentação, relato, análise, custeamento, aprovação e implementação das mudanças no projeto. Pode ser decomposto em três estágios: análise; identificação e correção.

34 Gerenciamento por Objetivos (Management by Objectives - MBO)
É uma filosofia administrativa que preconiza que uma organização deve ser gerenciada por objetivos. É um gerenciamento proativo, orientado para resultados e focado em mudanças para melhorar a efetividade individual e organizacional.


Carregar ppt "Gerenciamento do Escopo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google