A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho AULA 2 Out/2013

2 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Áreas de conhecimentos de gerenciamento de projetos

3 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição Mapeamento de grupos de processos Guia PMBOK®

4 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Mapeamento de grupos de processos (continua ç ão) GUIA PMBOK Quinta edição

5 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS PLANEJAMENTO

6 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Áreas de conhecimentos - Gerenciamento dos Recursos Humanos

7 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento dos recursos humanos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição O gerenciamento dos recursos humanos inclui os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto; A equipe do projeto consiste nas pessoas com papéis e responsabilidades designadas para a conclusão do projeto; O tipo e o número de membros da equipe do projeto podem mudar com frequência ao longo do projeto; O envolvimento e a participação dos membros da equipe desde o início agrega seus conhecimentos durante o processo de planejamento e fortalece o compromisso com o projeto.

8 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Processos do gerenciamento dos recursos humanos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição

9 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP DESENVOLVER O PLANO DE RECURSOS HUMANOS Planejamento Papéis e Responsabilidades Organograma do projeto Plano de gerenciamento de pessoal Calendários dos recursos.4 Plano de gerenciamento do projeto.4 Opinião especializada.5 Reuniões GUIA PMBOK Quinta edição

10 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DAS COMUNICA Ç ÕES PLANEJAMENTO

11 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Áreas de conhecimentos - Gerenciamento das Comunicações

12 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das comunica ç ões do projeto O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto sejam geradas, coletadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas e organizadas de maneira oportuna e apropriada; Os gerentes de projetos gastam a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas do projeto; Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto. GUIA PMBOK Quinta edição

13 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição Planejar o gerenciamento das comunicações – O processo de desenvolver um plano com abordagem apropriada para a comunicação do projeto baseado pelos requerimentos e informações necessárias às partes interessadas, e pelos ativos organizacionais disponíveis; Gerenciar as comunicações – O processo de criar, distribuir, armazenar, recuperar e disponibilizar a informação do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações; Controlar as comunicações – O processo de monitorar e controlar as comunicações por todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informações das partes interessadas são satisfeitas. Gerenciamento das comunica ç ões do projeto

14 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANEJAR O GERENCIAMENTO DAS COMUNICA Ç ÕES GUIA PMBOK Quinta edição Planejamento.4 Plano de gerenciamento do projeto.5 Reuniões

15 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICA Ç ÕES GUIA PMBOK Quinta edição

16 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição PLANO DE GERENCIAMENTO DAS COMUNICA Ç ÕES (CONTINUA Ç ÃO)

17 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS PLANEJAMENTO

18 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Áreas de conhecimentos - Gerenciamento das Partes Interessadas

19 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das partes interessadas Inclui os processos necessários para identificar as pessoas, grupos ou organizações que possam impactar ou ser impactados pelo projeto, para analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto sobre o projeto, e para desenvolver efetivamente estratégias de gestão adequadas para engajar as partes interessadas nas decisões e execução de projeto. Foca em comunicação contínua com as partes interessadas para entender suas necessidades e expectativas, endereçando problemas quando estes ocorrem, gerenciando conflitos de interesses e promovendo o engajamento das partes interessadas nas decisões e atividades do projeto. A satisfação das partes interessadas deve ser gerenciada como um objetivo chave do projeto. GUIA PMBOK Quinta edição

20 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das partes interessadas GUIA PMBOK Quinta edição Identificar as partes interessadas (Stakeholders) – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto. Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e potencial impacto sobre o sucesso do projeto. Gerenciar o engajamento das partes interessadas (Stakeholders) – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem, e promoção do engajamento dos stakeholders adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto. Controlar o engajamento das partes interessadas de (Stakeholders) - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas. Identificar as partes interessadas – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Planejar o gerenciamento das partes interessadas - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Gerenciar o engajamento das partes interessadas – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem, e promoção do engajamento das partes interessadas adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto; Controlar o engajamento das partes interessadas - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas.

21 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANEJAR O GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS GUIA PMBOK Quinta edição Planejamento.1 Plano de gerenciamento do projeto.2 Registros das partes interessadas.3 Fatores ambientais da empresa.4 Ativos de processos organizacionais.1 Opinião especializada.2 Reuniões.3 Técnicas analíticas.1 Plano de gerenciamento das partes interessadas.2 Atualizações dos documentos do projeto

22 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Atividade em Grupo

23 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO PLANEJAMENTO

24 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Áreas de conhecimentos - Gerenciamento das aquisições

25 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das aquisições do projeto GUIA PMBOK Quinta edição O gerenciamento das aquisições do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto; O gerenciamento das aquisições do projeto abrange os processos de gerenciamento de contratos e controle de mudanças que são necessários para desenvolver e administrar contratos ou pedidos de compra emitidos por membros autorizados da equipe do projeto.

26 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das aquisições do projeto GUIA PMBOK Quinta edição Controle das

27 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANEJAR AS AQUISIÇÕES Planejamento Plano de gerenciamento do projeto Registro das partes interessadas.4 Reuniões.7 Atualizações dos documentos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição

28 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES GUIA PMBOK Quinta edição

29 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANO DE GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES (CONTINUAÇÃO) GUIA PMBOK Quinta edição

30 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DOS RISCOS DO PROJETO PLANEJAMENTO

31 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Áreas de conhecimentos - Gerenciamento dos riscos do projeto

32 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento dos riscos do projeto O gerenciamento dos riscos do projeto inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas, monitoramento e controle de riscos de um projeto; Os objetivos do gerenciamento dos riscos são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto. GUIA PMBOK Quinta edição

33 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento dos riscos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição

34 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANEJAR O GERENCIAMENTO DE RISCOS Planejamento GUIA PMBOK Quinta edição.4 Reuniões Metodologia Papéis e responsabilidades Orçamento Prazos Categorias de riscos Definições de probabilidade e impacto dos riscos Matriz de probabilidade e impacto Tolerâncias revisadas das partes interessadas Formatos dos relatórios Acompanhamento.2 Opinião especializada.3 Reuniões Plano de gerenciamento do projeto Termo de Abertura Registro das partes interessadas

35 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Exemplo de uma estrutura analítica de riscos - EAR

36 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Definição de escalas de impactos para quatro objetivos do projeto GUIA PMBOK

37 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Exemplo de Matriz de probabilidade e impacto GUIA PMBOK

38 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP IDENTIFICAR OS RISCOS Lista dos riscos Lista de respostas potenciais Planejamento GUIA PMBOK Quinta edição.12 Plano de gerenciamento dos recursos humanos.13 Documentos de aquisição

39 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP REALIZAR A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RISCOS Classificação ou prioridades Riscos por categorias Causas de riscos Planejamento.5 Fatores ambientais da empresa. Linha de base do escopo GUIA PMBOK Quinta edição. Atualizações dos documentos do projeto

40 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP REALIZAR A ANÁLISE QUANTITATIVA DOS RISCOS Planejamento. 1 Atualizações dos documentos do projeto. 6 Fatores ambientais da empresa Análise probabilística do projeto Probabilidade de atingir os objetivos de custo e tempo Lista priorizada de riscos quantificados Tendências nos resultados GUIA PMBOK Quinta edição

41 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP PLANEJAR RESPOSTAS AO RISCOS Planejamento GUIA PMBOK Quinta edição

42 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP ATUALIZAÇÕES DO REGISTRO DE RISCOS (Eliminar/Transferir/Mitigar/Aceitar) GUIA PMBOK Quinta edição

43 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Ciclo de vida do projeto Grupos de Processos Concluído GUIA PMBOK Quinta edição

44 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Atividade em Grupo

45 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Execução

46 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Grupos de processos de gerenciamento de projetos GUIA PMBOK Quinta edição

47 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Processos de gerenciamento de projetos GUIA PMBOK Quinta edição

48 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição Mapeamento de grupos de processos Guia PMBOK®

49 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Mapeamento de grupos de processos (continua ç ão) GUIA PMBOK Quinta edição

50 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Grupo de Processos de Execução GUIA PMBOK Quinta edição

51 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Grupo de Processos de Execução

52 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento da integração GUIA PMBOK Quinta edição

53 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Orientar e gerenciar o trabalho do projeto Execução GUIA PMBOK Quinta edição

54 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Orientar e gerenciar o trabalho do Projeto GUIA PMBOK Quinta edição

55 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DA QUALIDADE DO PROJETO EXECUÇÃO

56 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Processos do gerenciamento da qualidade do projeto GUIA PMBOK Quinta edição

57 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Realizar a garantia da qualidade GUIA PMBOK Quinta edição

58 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Orientar e gerenciar o trabalho do Projeto Requer a implementação de mudanças e inclui: GUIA PMBOK Quinta edição

59 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Realizar a garantia da qualidade GUIA PMBOK Quinta edição Execução

60 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS DO PROJETO EXECUÇÃO

61 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Processos do gerenciamento dos recursos humanos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição

62 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Mobilizar a equipe do projeto CONSIDERAÇÕES: GUIA PMBOK Quinta edição

63 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Mobilizar a equipe do projeto GUIA PMBOK Quinta edição Execução

64 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Desenvolver a equipe de projeto Inclui: GUIA PMBOK Quinta edição

65 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Desenvolver a equipe de projeto GUIA PMBOK Quinta edição Execução

66 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciar a equipe de Projeto GUIA PMBOK Quinta edição

67 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciar a equipe de Projeto GUIA PMBOK Quinta edição Execução

68 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO EXECUÇÃO

69 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição Planejar o gerenciamento das comunicações – O processo de desenvolver um plano com abordagem apropriada para a comunicação do projeto baseado pelos requerimentos e informações necessárias às partes interessadas, e pelos ativos organizacionais disponíveis; Gerenciar as comunicações – O processo de criar, distribuir, armazenar, recuperar e disponibilizar a informação do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações; Controlar as comunicações – O processo de monitorar e controlar as comunicações por todo o ciclo de vida do projeto para assegurar que as necessidades de informações das partes interessadas sejam satisfeitas. Gerenciamento das comunica ç ões do projeto

70 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciar as comunicações GUIA PMBOK Quinta edição É o processo de criação, coleta, distribuição, armazenamento, recuperação e disposição final das informações do projeto de acordo com o plano de gerenciamento das comunicações. A principal vantagem deste processo é que ele permite um fluxo de comunicação eficiente e eficaz entre as partes interessadas do projeto. Este processo vai além da distribuição de informações relevantes e procura garantir que a informação a ser comunicada aos interessados no projeto foi devidamente gerada, bem como recebida e entendida. Ele também oferece oportunidades para as partes interessadas para fazer pedidos de informações, esclarecimentos e discussão.

71 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição Gerenciar as comunicações – Considerações Modelos emissor-receptor - Incorporando o feedback para proporcionar oportunidades de interação/participação e remover as barreiras da comunicação; Escolha da mídia - Especificidades da situação quanto ao momento de comunicar por escrito ou oralmente, quando preparar um memorando informal ou um relatório formal, e quando comunicar pessoalmente; Estilo de escrita - Uso adequado da voz ativa ou passiva, estrutura da frase e escolha das palavras; Reuniões técnicas de gestão - Preparar uma agenda e lidar com conflitos; Técnicas de apresentação - Consciência do impacto da linguagem corporal e formatação dos recursos visuais; Técnicas de facilitação - Construção de consensos e superação de barreiras; Técnicas de escuta - Ouvir ativamente (reconhecendo, esclarecendo e confirmando o entendimento) e remover barreiras que afetam negativamente a compreensão

72 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciar as comunicações Execução GUIA PMBOK Quinta edição.1 Plano de gerenciamento das comunicações.2 Relatórios de performance da execução.3 Fatores ambientais da empresa.4 Ativos de processos organizacionais. 1 Tecnologia de comunicação.2 Modelos de comunicação.3 Métodos de comunicação.4 Sistemas de gerenciamento de informação.5 Relatórios de desempenho. 1 Comunicações do projeto.2 Atualizações do plano de gerenciamento do projeto.3 Atualização da documentação do projeto.4 Atualizações dos ativos de processos organizacionais

73 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DAS PARTES INTERESSADAS DO PROJETO EXECUÇÃO

74 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das partes interessadas GUIA PMBOK Quinta edição Identificar as partes interessadas (Stakeholders) – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto. Planejar o gerenciamento das partes interessadas (Stakeholders) - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e potencial impacto sobre o sucesso do projeto. Gerenciar o engajamento das partes interessadas (Stakeholders) – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem, e promoção do engajamento dos stakeholders adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto. Controlar o engajamento das partes interessadas de (Stakeholders) - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas. Identificar as partes interessadas – Processo de identificação das pessoas, grupos ou organizações que possam afetar ou ser afetados por uma decisão, atividade, ou resultado do projeto, como também análise e registro das informações relevantes relacionadas aos seus interesses, envolvimento, interdependências, influência e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Planejar o gerenciamento das partes interessadas - Processo de desenvolvimento de estratégias de gestão adequadas para envolver efetivamente as partes interessadas durante todo o ciclo de vida do projeto, com base na análise de suas necessidades, interesses e impacto potencial sobre o sucesso do projeto; Gerenciar o engajamento das partes interessadas – Processo que envolve comunicação e trabalho com as partes interessadas para atender às suas necessidades / expectativas. Inclui abordagem dos problemas quando estes ocorrem, e promoção do engajamento das partes interessadas adequadamente nas atividades ao longo do ciclo de vida do projeto; Controlar o engajamento das partes interessadas - Processo de acompanhamento geral das partes interessadas do projeto e adequação da estratégia e plano para envolvimento das partes interessadas.

75 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciar o engajamento das partes interessadas GUIA PMBOK Quinta edição

76 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GUIA PMBOK Quinta edição Plano de gerenciamento das partes interessadas Plano de gerenciamento das comunicações.5 Registro das questões Execução Gerenciar o engajamento das partes interessadas

77 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Atualizações dos documentos do projeto GUIA PMBOK Quinta edição Gerenciar o engajamento das partes interessadas

78 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES DO PROJETO EXECUÇÃO

79 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Gerenciamento das aquisições do projeto GUIA PMBOK Quinta edição Controle das

80 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Conduzir as aquisições GUIA PMBOK Quinta edição

81 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Conduzir as aquisições GUIA PMBOK Quinta edição das aquisições Declaração do escopo da aquisição Técnicas analíticas Execução

82 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Conduzir as aquisições - Adjudicação do Contrato GUIA PMBOK Quinta edição

83 Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Atividade em grupo Revisão dos conceitos da execução do projeto


Carregar ppt "Disciplina: Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho Pós-graduação - Prof. Claudemir Vasconcelos, PMP Projeto em Engenharia de Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google