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Planejamento e Gerenciamento de Projetos Prof. Josué Froner.

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1 Planejamento e Gerenciamento de Projetos Prof. Josué Froner

2 Início do processo O software só existirá se realizar uma funçao desejada ou serviço necessário; O software só existirá se realizar uma funçao desejada ou serviço necessário; Começa quando o cliente procura o desenvolvedor Começa quando o cliente procura o desenvolvedor Questão 1: Você entende o problema e minhas necessidades? Questão 1: Você entende o problema e minhas necessidades? Questão 2: Você tem condições de projetar um sistema que resolva meu problema? Questão 2: Você tem condições de projetar um sistema que resolva meu problema? Questão 3: Qual o tempo que demora para desenvolvê-lo? Questão 3: Qual o tempo que demora para desenvolvê-lo? Questão 4: Quanto custará para fazer esse sistema? Questão 4: Quanto custará para fazer esse sistema?

3 Início do processo Trabalhar com o cliente e usuários futuros para coletar informações: Trabalhar com o cliente e usuários futuros para coletar informações: o que eles querem e o que precisam de um software escopo Extrai-se desse inícios os produtos que os clientes querem esperam ver realizados: Extrai-se desse inícios os produtos que os clientes querem esperam ver realizados: Documentos, demonstrações de funções, demonstrações de subsistemas, de precisão, de confiabilidades, segurança ou desempenho Documentos, demonstrações de funções, demonstrações de subsistemas, de precisão, de confiabilidades, segurança ou desempenho Chamamos de levantamento de requisitos

4 O princípio 5W2H em gestão Por que (Why) o projeto deve ser desenvolvido? Por que (Why) o projeto deve ser desenvolvido? O quê (What) vai ser feito? O quê (What) vai ser feito? Quando (When) vai ser feito? Quando (When) vai ser feito? Quem (Who) é o responsável por uma dada tarefa? Quem (Who) é o responsável por uma dada tarefa? Onde (Where) os envolvidos estão localizados na organização? Onde (Where) os envolvidos estão localizados na organização? Como (How) o trabalho será conduzido técnica e gerencialmente? Como (How) o trabalho será conduzido técnica e gerencialmente? Quanto (How much) é necessário de cada recurso? Quanto (How much) é necessário de cada recurso? Justificativa Objetivo Tempo Distribuição Hierarquia Papeis custo

5 Gerência é Gestão Pessoal Pessoal As pessoas envolvidas são o elemento mais importante para o sucesso de um projeto; As pessoas envolvidas são o elemento mais importante para o sucesso de um projeto; Produto Produto A configuração de software a ser desenvolvida, modificada, adquirida, fornecida ou utilizada; A configuração de software a ser desenvolvida, modificada, adquirida, fornecida ou utilizada; Processo Processo A definição detalhada do conjunto ordenado de tarefas necessárias para realizar o produto; A definição detalhada do conjunto ordenado de tarefas necessárias para realizar o produto; Projeto Projeto O contexto onde o produto é realizado pelo pessoal utilizando o processo O contexto onde o produto é realizado pelo pessoal utilizando o processo

6 Projeto de Software Influencias no resultado final.... Influencias no resultado final.... Tamanho Tamanho Data de entrega Data de entrega Orçamento Orçamento Domínio de aplicação Domínio de aplicação Tecnologia a ser implementada Tecnologia a ser implementada Restrições de sistema Restrições de sistema Requisitos de usuário Requisitos de usuário Recursos disponíveis Recursos disponíveis

7 O Processo de Gerência de Projetos Definição de objetivos e escopo Definição de objetivos e escopo Levantamento de requisitos Levantamento de requisitos

8 Projeto – fatores críticos Definir corretamente o escopo do problema; Definir corretamente o escopo do problema; Negociar com todos os envolvidos – cliente e equipe; Negociar com todos os envolvidos – cliente e equipe; Manter a motivação inicial; Manter a motivação inicial; Acompanhar o progresso; Acompanhar o progresso; Tomar decisões adequadas e em tempo; Tomar decisões adequadas e em tempo; Guardar histórico do projeto - documentação Guardar histórico do projeto - documentação

9 Possíveis causas de falhas Prazos não realistas; Prazos não realistas; Mudanças de requisitos; Mudanças de requisitos; Esforço honestamente subestimado; Esforço honestamente subestimado; Riscos não levantados; Riscos não levantados; Dificuldades técnicas; Dificuldades técnicas; Falhas na comunicação da equipe; Falhas na comunicação da equipe; Falta de gerência no projeto. Falta de gerência no projeto.

10 Pessoal Os participantes Gerentes Gerentes De departamentos, de fornecedores... De departamentos, de fornecedores... Lideres de equipes ou coordenador de projeto Lideres de equipes ou coordenador de projeto Motivação, organização, inovação, solução de problemas, identidade gerencial, realização, influencia e espírito de equipeMotivação, organização, inovação, solução de problemas, identidade gerencial, realização, influencia e espírito de equipe Técnicos Técnicos Analistas, projetistas, programadores, testadores, revisores, documentadores, auditores, responsáveis pelo suporte, especialistas no domínio do problema Analistas, projetistas, programadores, testadores, revisores, documentadores, auditores, responsáveis pelo suporte, especialistas no domínio do problema Clientes Clientes Usuários finais, indiretos, gerentes de áreas envolvidas,... Usuários finais, indiretos, gerentes de áreas envolvidas,...

11 Atribuições da Gerência

12 Produto O escopo do produto deve ser estabelecido O escopo do produto deve ser estabelecido Baselines devem ser criadas Baselines devem ser criadas Itens de configuração devem ser identificados Itens de configuração devem ser identificados Garantia da qualidade deve ser implementada Garantia da qualidade deve ser implementada Medições e análises alimentam base histórica Medições e análises alimentam base histórica

13 Equipes de Software Democrática ou autocrática Democrática ou autocrática Centralizada ou descentralizada Centralizada ou descentralizada Fatores que influenciam na seleção da estrutura da equipe Fatores que influenciam na seleção da estrutura da equipe Complexidade do problema Complexidade do problema Tamanho do produto Tamanho do produto Período de tempo de reunião da equipe Período de tempo de reunião da equipe Possibilidade de modularização do problema Possibilidade de modularização do problema Requisitos de qualidade e confiabilidade do sistema Requisitos de qualidade e confiabilidade do sistema Grau de sociabilidade (comunicação) necessário ao projeto Grau de sociabilidade (comunicação) necessário ao projeto Observância da data de entrega Observância da data de entrega

14 Definição do Problema Estabelecimento de escopo Estabelecimento de escopo Uma narrativa delimitante do problema Uma narrativa delimitante do problema Decomposição Decomposição Partir o problema funcionalmente Partir o problema funcionalmente O Produto é uma especificação detalhada de como resolver o problema

15 Processo Atividade de apoio Atividade de apoio Comunicação com o cliente, planejamento, análise de risco, gerência de configuração, garantia da qualidade Comunicação com o cliente, planejamento, análise de risco, gerência de configuração, garantia da qualidade Atividades específicas Atividades específicas Exemplos: análise de requisitos, projeto de interfaces, construção, entrega, avaliação pelo cliente Exemplos: análise de requisitos, projeto de interfaces, construção, entrega, avaliação pelo cliente Decomposição do processo Decomposição do processo Tempo para entrega Tempo para entrega Tamanho do projeto Tamanho do projeto

16 Definição do Processo – pontos críticos Análise formal de requisitos Análise formal de requisitos Estimativa empírica de custo e cronograma Estimativa empírica de custo e cronograma Gerência de projeto baseada em métricas Gerência de projeto baseada em métricas Acompanhamento de progresso Acompanhamento de progresso Rastreamento de defeitos com base em metas de qualidade Rastreamento de defeitos com base em metas de qualidade Gerência direcionada para peopleware (usuários) Gerência direcionada para peopleware (usuários)

17 Combinando produto e processo comunicação c/Cliente planejamento Análise de risco engenharia

18 Referências PRESSMAN, ROGER.S.ENGENHARIA DE SOFTWARE. SÃO PAULO: MAKRON, 2006 PRESSMAN, ROGER.S.ENGENHARIA DE SOFTWARE. SÃO PAULO: MAKRON, 2006 JURAN, J. GRYNA, FRANK. CONTROLE DA QUALIDADE: COMPONENTES BÁSICOS DA FUNÇÃO QUALIDADE - V.2 - SÃO PAULO : MAKRON, JURAN, J. GRYNA, FRANK. CONTROLE DA QUALIDADE: COMPONENTES BÁSICOS DA FUNÇÃO QUALIDADE - V.2 - SÃO PAULO : MAKRON, PFLEEGER, SHARI L. ENGENHARIA DE SOFTWARE: TEIORIA E PRÁTICA. 2.ED.SÃO PAULO: PRENTICE HALL, PFLEEGER, SHARI L. ENGENHARIA DE SOFTWARE: TEIORIA E PRÁTICA. 2.ED.SÃO PAULO: PRENTICE HALL, 2004.


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