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MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

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Apresentação em tema: "MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
APSUS

2 REFLEXÃO INICIAL "Não é possível gerir o que não se pode medir ...e, se não se pode gerir, não se poderá melhorar " (William Hewlett)

3 Se você não mede, você não gerencia! Joseph Juran

4 O BSC: A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Visa estabelecer como prática gerencial, a medição de desempenho alinhado aos resultados desejados pela organização Deve influir de maneira significativa no comportamento do corpo técnico e gerencial, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de gestão voltada para resultados

5 O BSC: A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Tem a função primordial de traduzir a missão e a visão da organização num conjunto de indicadores que informem sobre o cumprimento dos objetivos O BSC é uma ferramenta de gestão estrategica que visa alinhar de forma coerente as pessoas com o plano estratégico da organização, e desta forma ajudar a atingir os objetivos estratégicos

6 O DESAFIO: COLOCAR O PLANEJAMENTO EM AÇÃO
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida pelos professores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992, que tem por objetivo implementar a estratégia definida pela organização

7 O BSC: A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Agrupa objetivos, indicadores e iniciativas estratégicas sob 4 perspectivas: sociedade, processos, gestão e financeira – organizadas em um mapa estratégico Para cada perspectiva define-se o que se quer conseguir e como se vai medir Em seguida, definem-se as metas que determinarão as mudanças na organização E, finalmente, as ações que provocarão as mudanças desejadas

8 O BSC: A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
O BSC contém informações para o gerenciamento da estratégia organizacional que ajuda no monitoramento de desempenho dos profissionais e na gestão à vista O BSC traduz a visão e a estratégia da organização em um conjunto de medidas de desempenho financeiras e não financeiras que serve de base para um sistema de medição e de gestão estratégica (PADOVESE, 2003)

9 O BSC: A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Pode-se dizer que trata de um sistema que analisa os desempenhos da organização, além de ajudar na articulação das estratégias para cumprir à sua missão e visão, para assim alcançar um objetivo em comum

10 O BSC: A IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
Para Kaplan e Norton (1997), é necessária a unificação dos indicadores de resultados com os indicadores de desempenho, numa relação de causa e efeito O BSC não é um novo conjunto de indicadores, mas sim um sistema gerencial para ajudar de uma maneira mais eficaz que todos na organização entendam os resultados e objetivos que se pretende alcançar

11 GERENCIAMENTO PARA OBTER RESULTADOS
INDICADORES / ÁREAS ALINHADAS COM RESULTADOS Resultado M O N I T R A E D E S M P N H O INDICADORES / ÁREAS ISOLADAS

12 Atingir METAS é resolver os PROBLEMAS
O QUE É GERENCIAR ? Gerenciar é atingir METAS Atingir METAS é resolver os PROBLEMAS (INDG, 2008)

13 GESTÃO PARA RESULTADOS: SISTEMA DE MEDIÇÃO
META: Resultado a ser alcançado Objetivo traduzido em qualidade e quantidade, num determinado lugar e tempo Tem como requisitos: Ser específica Mensurável Atingível Realizável Temporal

14 GESTÃO PARA RESULTADOS: SISTEMA DE MEDIÇÃO
META: É constituída por 3 partes: um objetivo gerencial um valor um prazo Exemplo: objetivo gerencial: reduzir a mortalidade infantil no município de São Lucas valor: baixar o coeficiente de mortalidade infantil de 11/1000 nascidos vivos para 9/1000 nascidos vivos prazo: até dezembro de 2011

15 GESTÃO PARA RESULTADOS: SISTEMA DE MEDIÇÃO
INDICADOR: Objetivo: medir a meta Definição: uma unidade que permite medir o alcance de um objetivo ou meta Expresso unidade de medida (número absoluto, percentual), ou por uma relação que traduz o resultado programado ou realizado de uma meta (TANAKA, 2001)

16 GESTÃO PARA RESULTADOS: SISTEMA DE MEDIÇÃO
INDICADOR: Medir o desempenho: o grau em que seus objetivos foram alcançados: eficácia o nível de utilização de recursos: eficiência as mudanças ocorridas: impacto ou efetividade

17 PARÂMETRO  Para que se possa comparar e emitir um juízo de valor é necessário a adoção de parâmetros, ou seja, de um valor referencial para que se proceda a comparação O parâmetro deve ser criteriosamente selecionado e, portanto, deve ser um referencial factível, devendo considerar os recursos disponíveis e/ou passíveis de serem mobilizados e deve ser aceito pela equipe de trabalho (TANAKA, 2001)

18 GESTÃO PARA RESULTADOS: SISTEMA DE MEDIÇÃO
FONTE: Sistema, arquivo, planilha ou banco de dados a partir dos quais se pode obter a medição dos indicadores

19 GESTÃO PARA RESULTADOS: SISTEMA DE MEDIÇÃO
PERIODICIDADE: definir a freqüência de medição do indicador a partir da fonte pode ser diária, semanal, quinzenal, mensal, trimestral, semestral, anual

20 EXIBIÇÃO Deve-se definir a forma de exibição dos valores dos indicadores (gráficos, tabelas, histogramas, entre outros)

21 Instituto Qualisa de Gestão
Balanced Scorecard O BSC compara o sistema de gestão estratégico com a Cabine de um moderno avião. No livro Kaplan e Norton descrevem o diálogo com um piloto: Por exemplo você viajaria num avião onde o piloto não tivesse controle dos indicadores do painel de controle? Ou se ele só monitorasse um tipo de indicador? Claro que não. Ele compara a condução de uma Organização moderna em meio a um ambiente altamente complexo quanto pilotar um avião a jato. Os executivos como os pilotos precisam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente e do desempenho organizacional se o que não teriam como manter o rumo da excelência organizacional. Compara com a Cabina de um moderno avião. No livro Kaplan e Norton descrevem o diálogo com um piloto. Por exemplo você viajaria num avião onde o piloto não tivesse controle dos indicadores do painel de controle? Ou se ele só monitorasse um tipo de indicador? Claro que não. Ele compara a condução de uma Organização moderna em meio a um ambiente altamente competitivo é tão complexo quanto pilotar um avião a jato. Os executivos como os pilotos precisam de indicadores sobre vários aspectos do ambiente e do desempenho organizacional se o que não teriam como manter o rumo da excelência empresarial.

22 GESTÃO PARA RESULTADOS: ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO
Declaração da missão, visão, valores, Mapa estratégico Identificação e balanceamento dos indicadores para os objetivos estratégicos do mapa estratégico Determinação das metas de desempenho Realização dos planos de ação para cumprimento das metas Monitoramento das metas Avaliação dos resultados

23 GESTÃO PARA RESULTADOS: MONITORAMENTO
MONITORAR: Aferir a meta Ação gerencial e envolve 3 momentos: Medir Comparar emitir juízo de valor (DUNN, 1989)

24 GESTÃO PARA RESULTADOS: MONITORAMENTO
MONITORAR: Todos os que participam do processo devem ser capazes de interpretar os resultados Para tanto, os atributos para medir (indicador) e comparar (parâmetro) devem ser de fácil entendimento e apropriação, tanto pelo corpo técnico quanto gerencial

25 GESTÃO PARA RESULTADOS: MONITORAMENTO
Permite analisar as intervenções comparando: aos recursos empregados e sua organização (estrutura) os bens ou serviços produzidos (processos) os resultados obtidos

26 GESTÃO PARA RESULTADOS: AVALIAÇÃO
METAS Resultado Aferir o resultado Analisar se as metas traçadas para a perspectiva de resultados para a sociedade foram alcançados (DUNN, 1989)

27 “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia.” William Edwards Deming


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