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MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)

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Apresentação em tema: "MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)"— Transcrição da apresentação:

1 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)

2 Objetivos: 1. Conhecer os principais conceitos acerca da gestão de processos 2. Relacionar a gestão de processos com a estratégia da organização num ambiente em mudança 3. Entender a importância dos indicadores 4. Entender o significado do ciclo de vida dos processos e seu impacto nas organizações Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)

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5 Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas). Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado. Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para a organização. Uma série de etapas criadas para produzir um serviço ou bem. (Maranhão, Muriti; Macieira, Maria E.B.O Processo Nosso de Cada Dia. São Paulo: Qualitymark, 2003, p.13.) O termo processo possui várias definições, todas análogas e complementares entre si:

6 Pessoas e recursos executando atividades ENTRADAS SAÍDAS OS PROCESSOS SEGUNDO UMA VISÃO ESQUEMÁTICA: principais elementos Fornecedor Usuário REQUISITOS

7 O Exército possui muitos processos. Alguns exemplos: Planejamento Estratégico Preparo da Força Emprego da Força Gestão Orçamentária Gestão do Pessoal Ciência e Tecnologia Logística...

8 Planejamento Estratégico O PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO -CF 88 -LC 97, 117 -PDN, PMD, EMD, DMD - Diretriz do Cmt EB... - Equipe de planejamento competente -Metodologia do SIPLEx -Sistema de informações... - Objetivos estratégicos -Diretrizes estratégicas -Metas estratégicas... REQUISITOS ENTRADAS SAÍDASPESSOAS e RECURSOS FORNE- CEDORES USUÁRIOS

9 O que significa desempenho para sua Organização ?

10 Desempenho é o mesmo que resultado ? Desempenho = resultado / meta

11 Desempenho Sustentável: essa é a parte difícil do negócio. Sem dúvida, é um desafio apresentar bons resultados durante alguns anos. Mas o verdadeiro desafio é criar uma cultura organizacional que possa apresentar desempenho consistente ano após ano.

12 O desempenho sustentável, superior, pode ser entendido como uma função de dois elementos: 1º Elemento: processos que gerem resultados coerentes com a missão da organização. 2º Elemento: processos que cuidem da saúde dos processos que geram os resultados, com ênfase na melhoria da forma pela qual o trabalho é realizado.

13 ASSIM COMO AS PESSOAS, PROCESSOS POSSUEM SINAIS VITAIS. SÃO OS INDICADORES.

14 Eficiência, eficácia e efetividade Impactos no tempo Medida da efetividade Recursos Medida da eficiência Processo Resultados Medida da eficácia

15 Quais indicadores sua organização monitora para saber o estado de saúde dos processos mais importantes?

16 Exemplos de possíveis indicadores: - de resultado do Planejamento Estratégico no período : Número de objetivos estratégicos atingidos - de impacto desse processo: Aumento do poder de dissuasão do Exército

17 ASSIM COMO AS PESSOAS, OS PROCESSOS POSSUEM UM CICLO DE VIDA.

18 O ciclo de vida dos processos organizacionais TEMPO Gestão dos Processos P D C A DESEMPENHO (Conceitos da disciplina Mudanças e Estruturas Organizacionais, da Prof a Sandra R.R.Klosovski, da Fundação Getúlio Vargas.)

19 ASSIM COMO AS PESSOAS, AS ORGANIZAÇÕES ENFRENTAM MUDANÇAS.

20 ALGUNS FATORES GERADORES DE MUDANÇAS TECNOLOGIA MISSÃO EQUIPES CULTURA ORGANIZACIONAL ORÇAMENTO CONJUNTURA LIDERANÇA ESTRUTURA

21 O efeito das mudanças no ciclo de vida dos processos organizacionais TEMPO DESEMPENHO ? MUDANÇAS

22 O efeito da gestão de processos no desempenho sustentável DESEMPENHO TEMPO A despeito das mudanças, algumas organizações integram o novo e o diferente, criam novos métodos de ação e padrões, sobrevivem e crescem. Gestão de Processos

23 PARA ENFRENTAR AS MUDANÇAS AS ORGANIZAÇÕES TRAÇAM ESTRATÉGIAS. ALGUNS PROCESSOS SÃO VITAIS PARA A EXECUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS.

24 Uma boa imagem vale mais que...

25 VEJAMOS AS PRINCIPAIS IDÉIAS DO FILME GOL

26 Muitas vezes as equipes e organizações não são claras sobre suas metas e prioridades. Ou existem metas demais, ou elas mudam freqüentemente, ou apenas elas não existem.

27 Na maioria dos casos elas não são comunicadas. Só porque os líderes sabem o que querem alcançar não significa que a linha de frente, onde a ação realmente acontece, saiba quais são as metas.

28 Há várias razões que explicam por que as pessoas muitas vezes não se sentem comprometidas com as metas mais importantes, mas a principal é que elas não se sentem parte do sistema. Elas não estão emocionalmente conectadas com as metas.

29 As pessoas podem até saber quais são as metas e maiores prioridades, podem até se comprometer, mas não sabem o que fazer com essas informações. Muitas pessoas não sabem o que devem fazer para ajudar a organização a alcançar suas metas.

30 Resumidamente, isso é o que chamamos de lacuna na execução. Uma coisa é ter grandes estratégias e metas, outra é executá-las.

31 O sucesso de uma organização não é alcançado por meio de uma brilhante estratégia. É alcançado por meio de uma brilhante execução da estratégia. Na verdade, a execução da estratégia é mais importante do que a estratégia em si. (Conceitos extraídos da obra de Robert Kaplan & David Norton)

32 ALGUNS PROCESSOS SÃO VITAIS PARA A EXECUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS.

33 As equipes de sua Unidade conhecem os objetivos e as metas estratégicas da organização?

34 O Sr. conhece os processos que impactam decisivamente no desempenho de sua Organização ?

35 Objetivos e produtos do PGP

36 Objetivos e produtos Identificar ao macroprocessos (MP) e processos (P) essenciais do Exército Mapear os MP e P essenciais Documentá-los Modelo de mapeamento dos MP Banco de MP e de P

37 Impactos esperados

38 O impacto do projeto no desempenho sustentável DESEMPENHO TEMPO 1º CICLO DE APRENDIZADO 2º CICLO 3º CICLO nº CICLO Gestão de processos e melhoria transformadora

39 METAS DESEMPENHO METAS SUPERIORES = DESEMPENHO SUPERIOR Metas estratégicas 2007 Metas estratégicas 2011 Metas estratégicas 2015 O impacto do projeto na estratégia

40 CONCLUSÃO

41 Então, a questão é que para alcançar metas que nunca foram atingidas antes, nós precisamos começar a fazer coisas que nunca foram feitas antes.

42 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO 2ª SUBCHEFIA Aula Nr 2 da Capacitação do PROJETO DE GESTÃO DE PROCESSOS (PGP)


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