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Gestão por Processos Apresentação do Case MP Logístico Processo Finalístico Manutenção.

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Apresentação em tema: "Gestão por Processos Apresentação do Case MP Logístico Processo Finalístico Manutenção."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão por Processos Apresentação do Case MP Logístico Processo Finalístico Manutenção

2 Sumário I. Introdução Conceito de processo Visão vertical e Visão horizontal II. Desenvolvimento O Macroprocesso - desdobramento O processo escolhido A lógica de funcionamento dos processos Metodologia proposta III. Conclusão Debates I. Introdução Conceito de processo Visão vertical e Visão horizontal II. Desenvolvimento O Macroprocesso - desdobramento O processo escolhido A lógica de funcionamento dos processos Metodologia proposta III. Conclusão Debates

3 ALGUMAS DEFINIÇÕES DE PROCESSO FONTE BIBLIOGRÁFICA DEFINIÇÃO DE PROCESSO NORMA NBR ISO 9000:2000 Conjunto de atividades inter-relacionadas que transforma insumos (entradas) em produtos (saídas). IDEF – Integration Definition for Modeling of Process Conjunto de atividades, funções ou tarefas identificadas, que ocorrem em um período de tempo e que produzem algum resultado. Michael Hammer Grupo organizado de atividades relacionadas que, juntas, criam um resultado de valor para o cliente. Thomas Davenport Ordenação específica das atividades de trabalho, no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados. Rohit Ramaswamy Seqüências de atividades que são necessárias para realizar as transações e prestar o serviço. Dainne Galloway Seqüência de passos, tarefas ou atividades que convertem entradas de fornecedores em uma saída e adiciona valor às entradas.

4 É de pouca relevância prática analisarmos um processo isoladamente. É de pouca relevância prática analisarmos um processo isoladamente. As atividades que ocorrem nas organizações compõem- se de uma REDE de processos. As atividades que ocorrem nas organizações compõem- se de uma REDE de processos. Mesmo em níveis setoriais há uma grande quantidade de processos interconectados, com ocorrência seqüencial ou concorrente, cada um influenciando os outros. Mesmo em níveis setoriais há uma grande quantidade de processos interconectados, com ocorrência seqüencial ou concorrente, cada um influenciando os outros. As organizações, mesmo as pequenas, têm uma rede de processos

5 A REDE DE PROCESSOS INTERNOS DEVE FUNCIONAR HARMONIOSAMENTE, HARMONIOSAMENTE, TENDO COMO OBJETIVO ESSENCIAL A SATISFAÇÃO DO CLIENTE DO PRÓXIMO PROCESSO QUAL A CONDIÇÃO PARA OBTENÇÃO DE PROCESSOS EFICIENTES E EFICAZES?

6 CATEGORIAS DE PROCESSOS Processos Finalísticos: Processo associado às atividades-fim da organização ou diretamente envolvido no atendimento às necessidades dos seus clientes\ usuários. Processos de Apoio: Processos que dão suporte a alguma atividade-fim da organização, tais como: gestão de pessoas, gestão de material e Gestão de TI. Processos de Gerenciais: Processos de informação e decisão necessária para coordenar as atividades de apoio ao processos Finalísticos. Por ex.: planejamento da gestão, gestão de processos e gestão da coordenação e controle organizacional.

7 Todo processo está inserido em um processo maior e pode ser decomposto em outros processosENTRADASSAÍDAS Macroprocesso Processos Subprocessos DECOMPOSIÇÃO DE PROCESSOS

8 A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES Abordagem: Funcional x Por Processo

9 A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES A abordagem funcional Representada pelos organogramas permite verificar como está organizada as funções e permite visualizar estrutura hierárquica. Visão vertical A abordagem funcional leva a uma visão prioritariamente vertical da organização.

10 A abordagem funcional GABDPGDA Visão vertical

11 A abordagem funcional – de forma prioritária: - A informação só entra e sai pelo topo; - Pontos de conflitos nas interfaces das funções; - Gargalos de informação; - Os gerentes têm dificuldade de enxergar as interfaces; - A comunicação e escassa (pouco feedback); - Os interesses e as motivações são das pessoas são funcionais; - Pouco foco no cliente. - Muitas atividades que não agregam valor. A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

12 A abordagem por processos Implica em se buscar uma forma de melhor desempenhar o trabalho pela sinergia dos diversos processos que geram os produtos e serviço que atendem a missão da organização. São nos processos que estão as melhores oportunidade de melhoria do desempenho da organização. Visão horizontal A abordagem por processos leva a uma visão prioritariamente horizontal da organização

13 RH Logísitica Tecnologia da Informação MELHOR DESEMPENHO DO PESSOAL EFICIÊNCIA EFICÁCIA NOS PRODUTO DO SISLOG AUMENTO DA EFICIÊNCIA DOS PROCESSO DO SISLOG... A visão horizontal SISLOG

14 Abordagem por processo- de forma prioritária: n Concentra o foco no que realmente interessa: o trabalho; n Auxilia a implementar a estratégia organizacional porque enfoca os processos críticos; n Procura conferir agilidade e simplicidade as atividades; n Da mais efetividades à organização pela possibilidade de promover a melhoria dos processos e medir seus desempenho; n Permite uma visão mais integrada da organização; n Facilita a gestão do conhecimento organizacional e a visualização das competência que se precisa ter.

15 Vista da Organização Vista de dados Vista de processos Vista de funções Vista de produtos/serviços MELHORA O ENTENDIMENTO DA ORGANIZAÇÃO

16 Tripé para operacionalizar o PGP Gerenciamento de Processos ConceitoMetodologia Tecnologia

17 MACROPROCESSO LOGÍSTICA

18 DESDOBRAMENTO DO MACROPROCESSO LOGÍSTICA

19 DESDOBRAMENTO PROCESSOS FINALÍSTICO MNT / SUP DO SISLOG

20 PROCESSOS FINALÍSTICO MNT / SUP DO SISLOG Missão Subprocesso Finalístico São subprocesso alinhados para produzir o desempenho do processo finalístico Mnt / Sup do SISLOG. Subprocesso Apoio Subprocesso Gerencial

21 Não alinhado a está lógica... Subprocesso Apoio Subprocesso Gerencial... Tem com resultado: - Produz profissionais trabalhando mal; - gera erro; - não atendem as necessidades do cliente; e - gera reclamação e insatisfação. Missão Subprocesso Finalístico

22 Lógica de funcionamento dos processos Missão Orçamentário TI Mnt/Sup A Mnt/Sup B Mnt/Sup C * INDICADORES (SMDO/BSC) * * * *

23 Os indicadores dos processos devem estar integrados no SMDO

24 Critério para seleção de processos

25 Não atende a logística de funcionamento do processo... Missão Orçamentário Ilhas de Processos A Mnt/Sup A Missão Orçamentário Mnt/Sup B Ilhas de Processos B

26 Como fazer o estudo de processos? METODOLOGIA

27

28 Navegação no Software de AMP e no Sistema ARPO

29 Conclusão -Debates


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