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Prof. Rosângela Kronig 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO.

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2 Prof. Rosângela Kronig 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Aula 04 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

3 Processos Informação

4 DecisõesSistemas de Informação DADOS Informação Mercado Realidade Empresa Estruturação Automatizada Tratamento Utilização Fatos Negócios T.I. Fonte de Vantagem Competitiva

5 Informação estratégica A informação competitiva, ou informação estratégica, é necessária para criar e manter uma vantagem competitiva sobre a concorrência Em toda empresa, as informações se interligam, não permanecendo isoladas em um determinado setor; As informações não produzem resultados se isoladas em órgãos

6 Informação estratégica VISÃO POR PROCESSOS PROCESSO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO FABRICAÇÃO PROCESSO ADMINISTRAÇÃO R.H. EMPRESAEMPRESA DEPTO Necessidade de interligação de todas as informações para que se obtenha uma visão corporativa, para mostrar a empresa como ela é.

7 O que é processo ? Processo é um método particular de fazer alguma coisa, geralmente envolvendo pessoas, sistemas, etapas e operações Qualidade e custo são pré-requisitos existenciais básicos. Velocidade, flexibilidade e inovação são os desafios.

8 Vendas OficinaPeças Admin. Controle Qualid.. ProduçãoTesou- raria Diretoria Visão por Função Informação estratégica

9 Visão Funcional da Empresa Foco na eficiência dos departamentos. Prejuízo pelas barreiras de comunicação entre os departamentos. Um resultado que é bom para um departamento, nem sempre é bom para outro departamento da empresa.

10 Visão Funcional da Empresa Falta cooperação efetiva entre as áreas; A hierarquia de funções estabelece um modelo rígido de administração, permitindo a independência administrativa das áreas funcionais, que se por um lado facilita a gestão de recursos, por outro permite a formação e silos; Sistemas de informação fragmentados

11 Área Funcional A Área Funcional B Área Funcional C Área Funcional D Visão Tradicional

12 Ordenação específica das atividadescom um começo, um fim e inputs e outputsclaramente identificados. Abordagem por Processo

13 Processo é um conjunto de atividades com INÍCIO E FIM que gera coletivamenteVALORpara umCLIENTE fluxo de atividades que agregam valor Necessidades do Cliente Satisfação do Cliente Abordagem por processo

14 Visão por Processos Foco no resultado da cadeia. Redução nas barreiras de comunicação criadas pela estrutura potencializando o serviço oferecido pela empresa.

15 Área Funcional A Área Funcional B Área Funcional C Área Funcional D Abordagem por Processo

16 EMPRESA Desenvolvimento de produto Função Processo Pesquisa e Desenvolvimento MarketingFabricação Desenvolvimento de mercado Visão por Processo

17 Processos Gestão por Processos

18 Os processos empresariais refletem as maneiras específicas pelas quais as organizações coordenam o trabalho, a informação e o conhecimento. Os processos empresariais bem desenvolvidos e executados podem tornar a organização mais eficiente e competitiva. Processo de negócio: modo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valor Laudon&Laudon, 2003 Processos Empresariais

19 Exemplo de Processos Especificar Produto Prospecção/ Fidelização Operacionaliza r Vender Produtos Como organizar os Processos da Empresa??? Administrar Financeiro

20 Como Organizar os processos de uma empresa? Estruturando os Processos Estruturando os Processos Especificar Produtos Operacionaliza r Vender Produtos Exemplo de Processos

21 Fabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compra Vendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, venda Laudon&Laudon, 2003 Processos de negócios

22 Exemplo: Processamento de pedidos Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Laudon&Laudon, 2003 Processos de negócios

23 Processos de negócios e sistemas de informação Laudon&Laudon, 2003 O processo de processamento de pedidos Processos de negócios

24 Visão por Processos do Negócio - Montagem da Arquitetura de Negócio (Cadeia de Valor), que representa o desenho da operação empresarial. Montagem da Arquitetura de Negócio (Cadeia de Valor), que representa o desenho da operação empresarial. A análise estruturada das atividades a partir da Cadeia de Valor permite melhor compreender o comportamento dos custos, tempos e qualidade dos processos, facilitando a detecção e a implementação das possibilidades de melhorias. A análise estruturada das atividades a partir da Cadeia de Valor permite melhor compreender o comportamento dos custos, tempos e qualidade dos processos, facilitando a detecção e a implementação das possibilidades de melhorias.

25 Arquitetura de Negócio - Estruturação Cadeia de Valor (Michael Porter) Fornecedor Cliente Cadeia de Valor (Michael Porter) Cadeia de Valor (Michael Porter)

26 Processo chave(Core process) – é o agrupamento de atividades associadas à cadeia de produção dos serviços e produtos da empresa. Processo chave(Core process) – é o agrupamento de atividades associadas à cadeia de produção dos serviços e produtos da empresa. Processo suporte – é o agrupamento de atividades que provêm recursos para a execução dos processos chave e outros processos de suporte. Processo suporte – é o agrupamento de atividades que provêm recursos para a execução dos processos chave e outros processos de suporte. Arquitetura de Negócio - Estruturação

27 Elementos de um Processo Insumo Produto Serviço Informação Fornecedor Cliente Dono do Processo Políticas E Regras Executores / Participantes Tecnologia da Informação Recursos

28 Hierárquica dos Processos Hierárquica dos Processos

29 Macroprocesso Sub-processos Atividades Hierarquia do processo

30 Macroprocessos: são as atividades-chave necessárias para administrar e/ou operar uma organização. Subprocessos: agrupamento de atividades de um macro processo do negócio correspondente a cada uma das etapas do ciclo de vida do macro processo. Atividades : as ações necessárias para produzir um resultado particular.

31 Atividades Subprocessos Macroprocessos Procedimentos Tarefas Decomposição

32 CHAVE Fases Macro Processos mercado produtovendasprodução APOIO mate -riais finan -ças recs. human. informá -tica Planeja- mento Infra- estrutura Incorpora- ção Administra- ção Desincorpo- ração Controle Representa os macroprocessos e subprocessos da empresa Modelo do Negócio

33 DADOS ENVOLVIDOS UNIDADES ORGANIZACIONAIS RESPONSÁVEIS REQUISITOS DE QUALIDADE MÓDULOS SISTÊMICOS Representar junto às atividades

34 OBJETIVO PERMITIR UMA VISÃO ESTRUTURADA E ABRANGENTE, ATRAVÉS DE UMA FRAMEWORK, DAS INFORMAÇÕES QUE SÃO CRIADAS E UTILIZADAS AO LONGO DOS SUBPROCESSOS, ESTABELECENDOA CADEIA DE VALÔRES DA INFORMAÇÃO. Matriz Arquitetura da Informação

35 Assuntos de Informaç ão Processos Esta matriz fornece as interações entre os processos do negócio e suas necessidades de informações, indicadas por crias (C) e usas (U), estabelecendo uma maneira de permitir que os requisitos de informação do negócio estejam alinhados com suas atividades. Arquitetura da Informação Arquiteturas

36 Gerenciamento Vendas Planej. Vendas Serviço Cliente Faturamento Limite de Crédito Apuração Receita Atende Pedido Estoque Prod.Acabado Controle de Vendas PROCESSO CU U U U U UU CU UC UU UU U Estatística de Vendas U C C Distribuição Produto ASSUNTO Plano Venda Canal Venda Serviços Adm. Cliente Pedido Faturamento Controle Estoque Controle Receita Expedição UU CU U C UU U UU UU UU U C UU C C C = Cria U = Usa c Arquiteturas Arquitetura da Informação

37 MPE- Modelagem de Processos Empresariais Entendimento dos processos do negócio, seus relacionamentos, estruturados em uma visão top/down até um nível que permita a perfeita compreensão do negócio e das informações necessárias para conduzi-lo.


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