A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7130 – Adminstração de Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7130 – Adminstração de Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO 7130 – Adminstração de Sistemas de Informação Prof. Rosângela Kronig

2 Sistemas de Informação

3 Sistema de Informação A informação recebe ênfases diferentes em cada segmento econômico e em cada organização. A informação exerce papéis diferentes em uma montadora de veículos e numa indústria de cimento, um uma instituição financeira As diferentes tarefas dentro do modelo assumem diferentes níveis de importância e valor entre as organizações. A aquisição de novas informações é vital para novas oportunidades de negócios, alinhamento estratégico do negócio, conhecimento de clientes em potencial etc Fonte: James McGee, 1994

4 Sistema de Informação Tecnicamente, um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações para apoiar a tomada de decisão, a coordenação e controle em uma organização. Contém informações significativas sobre pessoas, lugares e coisas dentro da organização ou do ambiente que a cerca. [Laudon & Laudon, 2004].

5 Sistema de Informação Laudon & Laudon, 2004

6 Componentes de um Sistema de Informação
Hardware: consiste no equipamento, o computador usado para executar as atividades de entrada,processamento e saída. Software: consiste nos programas e nas instruções dadas ao computador. Banco de Dados: é uma coleção organizada de fatos e informações. Telecomunicações: permitem às empresas ligar os sistemas de computador em verdadeiras redes de trabalho. Pessoas: consiste no elemento mais importante na maior parte dos sistemas de informação. Incluem todas as pessoas que gerenciam, executam, programam e mantêm o sistema de computador. Procedimentos: incluem as estratégias políticas, métodos e regras usadas pelo homem para gerar oCBIS. Ex: descrevem quando cada programa deve ser executado, quem tem acesso a certos fatos em um BD.

7 Componentes de um Sistema de Informação
Atividades Entrada: atividade de captar e juntar os dados primários. Ao se produzir cheques de pagamentos, as horas trabalhadas de cada empregado devem ser coletados inicialmente para os cálculos e impressão. A entrada pode ser um processo manual ou automatizado.

8 Componentes de um Sistema de Informação
Atividades Processamento: envolve a conversão ou transformação dos dados em saídas úteis. Pode envolver cálculos, comparações e armazenagem dos dados para uso futuro.

9 Componentes de um Sistema de Informação
Atividades Saídas: envolve a geração de informações através de relatórios, documentos etc. Podem ser consideradas entradas para outros sistemas.

10 Componentes de um Sistema de Informação
Atividades Controle: envolve a monitoração e a avaliação do feedback para garantir que seja alcançada a produção desejada. Armazenamento: os dados são organizados e guardados em banco de dados.

11 Componentes de um Sistema de Informação
Recursos de Hardware Equipamentos usados para executar as atividades de entrada, processamento e saída. Dispositivos de entrada: teclado, dispositivos de escaneamento automático etc Dispositivos de processamento: unidade central de processamento, memória e armazenagem. Dispositivos de saída: impressoras, monitores

12 Componentes de um Sistema de Informação
Recursos de Software Programas e instruções fornecidas ao computador e ao usuário. Programas e instruções permitem ao computador processar dados de folhas de pagamento, gerar faturas, fornecer aos administradores informações para aumentar os lucros, reduzir os custos e proporcionar um serviço melhor ao cliente.

13 Recursos de Armazenamento
Componentes de um Sistema de Informação Recursos de Armazenamento Uma coleção organizada de fatos e informações. O banco de dados de uma empresa pode conter fatos e informações sobre clientes,empregados, estoque, informações sobre vendas de concorrentes. Banco de dados é uma das partes mais valiosas e importantes de um sistema de informação

14 Componentes de um Sistema de Informação
Recursos de Rede Permitem às empresas ligar os computadores em verdadeiras redes de trabalho. As redes podem conectar computadores e equipamentos de computadores em um prédio, num país inteiro ou no mundo.

15 Componentes de um Sistema de Informação
Recursos Humanos Elemento mais importante dos sistemas de informação. Os profissionais de sistemas de informação incluem todas as pessoas que gerenciam, executam, programam e mantêm um sistema de informação; Os usuários são administradores, tomadores de decisões, empregados e outros que utilizam o computador em seu benefício.

16 Recursos: Procedimentos
Componentes de um Sistema de Informação Recursos: Procedimentos Incluem as estratégias, políticas, métodos e regras usadas pelo homem para operar o sistema de informação. Por exemplo, alguns procedimentos descrevem quando cada programa deve ser rodado ou executado. Outros procedimentos descrevem quem pode ter acesso a certas informações em um banco de dados.

17 Características de um Sistema de Informação
Fonte: XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005 Modelo de sistema de informação para apoio ao processo decisório em micro e pequenas empresas.

18 Características de um Sistema de Informação


Carregar ppt "7130 – Adminstração de Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google