Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Gestão Estratégica da Informação
Prof. MSc Simone Aparecida Canuto
2
Informação Informação Estratégica
3
INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA
Em toda empresa, as informações se interligam, não permanecendo isoladas em um determinado setor; As informações não produzem resultados se isoladas em órgãos
4
A emergência da empresa na era digital
Relacionamentos possibilitados (facilitados) digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários Processos do negócio principal realizados via redes digitais Gestão digital dos principais ativos da empresa Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientais
5
O que é um sistema de informação?
Um conjunto de componentes inter-relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização
6
Dados X Informações Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões
7
Exemplos dados e informação
João 10:15 Reunião com o Dr. João será às 10 h, sala 15
8
Dados e informações
9
Atividades de um sistema de informação
SAÍDA ENTRADA PROCES- SAMENTO FEEDBACK
10
Funções de um SI
11
Principais funções empresariais
Vendas e marketing Fabricação e produção Finanças Contabilidade Recursos humanos
12
Organizações são formadas por:
Pessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produção ou de serviços Estrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografia
13
Organizações são formadas por:
Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação) Política: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitas Cultura: Comportamento habitual
14
Evolução dos Sistemas de Informação
16
Modelo de um SI
18
Entrada e Saída ENTRADAS - São todos os elementos que o sistema deve receber para serem processados e convertidos em saídas ou produtos. SAÍDAS - São os resultados produzidos pelo sistema, em geral diretamente relacionados aos objetivos ou razões dos sistemas; quando não acontece, então o sistema não está cumprindo o seu fim.
19
Componentes, processos e feedback
COMPONENTES e PROCESSOS INTERNOS: São as partes internas do sistema, utilizadas para converter as entradas em saídas. Os processos são as ações realizadas pelos componentes do sistema na transformação das entradas e saídas. FEEDBACK É o retorno dado sobre as saídas produzidas pelo sistema sobre as entradas do mesmo. É a avaliação da qualidade do produto do sistema. A realimentação deve ser continua, para que se tenha certeza da evolução dirigida do sistema, garantindo seu desenvolvimento no sentido de adaptação as necessidades
20
Subsistema Todo sistema pode ser dividido em subsistemas menores, que recebem entradas específicas e produzem saídas específicas. A divisão pode ser feita até o nível de interesse da análise. Cada Subsistema tem os mesmos elementos que um sistema, isto é, recebe entradas e produz saída através de componentes e processos. Nota-se que cada subsistema é, na realidade, um sistema em si, e poderia ser novamente em subsistemas componentes, e assim por adiante, até o nível desejado de composição.
21
Subsistema
23
Obrigado!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.