A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz."— Transcrição da apresentação:

1 1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz

2 2 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. O conceito central de Administração está disposto em ordem nas funções administrativas, Planejamento, Organização, Direção e Controle; Devem ser utilizadas como um processo ou sistema, ciclicamente apoiadas por retroalimentações; O fluxo de informações é inversamente proporcional: do Planejamento ao Controle e do Controle ao Planejamento. Tanto no processo quanto na hierarquia.

3 3 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO CONTROLE FEEDBACKFEEDBACK

4 4 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. Independente da função empresarial, a utilização das funções administrativas ou do processo administrativo se dá de forma mais acentuada nos níveis hierárquicos mais altos. Assim quanto mais elevado é o cargo mais seu ocupante deverá fazer uso do processo de administração. Quanto menos elevado mais o seu ocupante fará uso de funções técnicas correspondentes ao seu cargo.

5 5 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. operacional tático estratégico Maior uso das funções Administrativas Maior uso das atividades técnicas Planejamento Controle

6 6 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. Planejamento: previsão, projeção, predição, planos; Organização: recursos em tempo, lugar e quantidades corretas. Desenho organizacional; Direção: liderança e comando, motivação e comunicação; Controle: ferramentas de avaliação do processo.

7 7 Marketing de serviçosProf. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. As funções empresariais, são as atividade inerentes ao desenvolvimento da empresa, normalmente chamadas e convencionadas de áreas de gestão: Exemplos: Finanças, Marketing, Produção, Recursos Humanos, Qualidade, Vendas, Materiais, etc.

8 8 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. VENDAS MARKETING PRODUÇÃO R H MATERIAIS QUALIDADE FINANÇAS LOGÍSTICA ESTRATÉGICO TÁTICO OPERACIONAL

9 9 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. O processo de administração acontece de forma sistemica abrangendo toda a organização e ter a capacidade de responder às situações e mutações ambientais na forma de tomada de decisões. Recursos, políticas, diretrizes e cultura e os elementos componentes do ambiente organizacional são variáveis que vão interferir no sistema e nos processos administrativos. Destes recursos, a informação é fundamental.

10 10 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. ENTRADAS SAÍDAS FEEDBACK PROCESSOS AMBIENTE INTERNO AMBIENTE EXTERNO

11 11 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. Elementos do ambiente interno: Recursos: humanos, financeiros, patrimoniais e materiais, tecnológicos, informacionais; Política; Diretrizes e Normas; Cultura; Sócios e Acionistas;

12 12 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. Elementos do ambiente externo: Recursos: humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, informacionais; Fornecedores, Clientes, Concorrentes, Stakeholders; Governo e Leis; Economia Global, Nacional ou Regional; Natureza, Sociedade e Cultura.

13 13 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. Atualmente o conceito de Stakeholders tem feito parte do sistema da empresas e de sua gestão. Termo em inglês amplamente utilizado para designar partes interessadas, ou seja, qualquer indivíduo ou grupo que possa afetar o negócio, por meio de suas opiniões ou ações, ou ser ele afetado: público interno: fornecedores, consumidores, comunidade, governo, acionistas, etc (GONÇALVES, 2006, p.82).

14 14 Prof. Sérgio Henrique Barszcz Conceitos Centrais de Administração. Os stakeholders, podem então impactar ou serem impactados, quer social, ambiental ou economicamente, pelas ações da organização. Bethlem (2004) exemplifica os seguintes personagens, como possíveis stakeholders de uma empresa: funcionários, dirigentes, acionistas, clientes, fornecedores, governo, grupos de interesse, como as ONGs ou ainda um partido político, a mídia como televisão e rádio, sindicatos, instituições financeiras e até concorrentes.


Carregar ppt "1 Conceitos Introdutórios Professor: Sérgio Henrique Barszcz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google