A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral de Sistemas
O que é um sistema de informação? Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam ou recuperam, processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos. Os sistema de informação possuem informações sobre pessoas, locais e itens significativos para a organização ou para o ambiente que a cerca. Informação quer dizer dados apresentados de uma forma significativa e útil para os seres humanos. Dados são sequência de fatos brutos que representam eventos que ocorrem nas organizações ou ambiente físico, antes de terem sido organizados e arranjados de forma que as pessoas possam entedê-los e utilizá-los.

2 Teoria Geral de Sistemas
Atividades de um sistema de informação Três atividades em um sistema de informação produzem as informações de que as organizações necessitam para tomar decisões, controlar operações, analisar problemas e criar novos produtos ou serviços. Essas atividades são: a entrada, o processamento e a saída. A entrada coleta os dados brutos de dentro da organização ou de seu ambiente externo. O processamento converte esses dados brutos em uma forma mais significativa. A saída transfere as informações processadas as pessoas que as utilizarão ou às atividades nas quais elas serão empregadas. Os sistemas de informação também requerem um feedback, que é a saída que retorna a determinados membros da organização para ajudá-los a avaliar ou corrigir o estágio de entrada.

3 Teoria Geral de Sistemas
Ambiente O ambiente de um sistema é um conjunto de elementos que não fazem parte do sistema, mas que podem produzir mudanças no estado do mesmo. Sistemas abertos Basicamente, a teoria de sistemas afirma que estes são abertos e sofrem interações com o ambiente onde estão inseridos. Desta forma, a interação gera realimentações que podem ser positivas ou negativas, criando assim uma auto regulação regenerativa, que por sua vez cria novas propriedades que podem ser benéficas ou maléficas para o todo independente das partes. Toda organização é um sistema aberto.

4 Teoria Geral de Sistemas
Sistemas fechados Esses sistemas são aqueles que não sofrem influência do meio ambiente no qual estão inseridos, de tal forma que ele se alimenta dele mesmo. Visão Sistêmica Visão sistêmica consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. A visão sistêmica é formada a partir do conhecimento do conceito e das características dos sistemas. Visão sistemática é a capacidade de identificar as ligações de fatos particulares do sistema como um todo. Segundo Martinelli (2006, p. 3) a abordagem sistêmica foi desenvolvida a partir da necessidade de explicações complexas exigidas pela ciência.

5 Teoria Geral de Sistemas
Sistematizando uma nova prática Temos, nas empresas e em outras instâncias, aquelas pessoas que se desesperam diante de situações complexas, de mudança ou problemas. E isso é natural, se considerarmos que, culturalmente, fomos educados a aplicar soluções paliativas ou, até mesmo, adotar uma postura de vítima e esperar que alguém resolva o problema. Em verdade, o que se propõe com a visão sistêmica é uma mudança nessa postura. Ao invés de esperar melhores resultados, é preciso ter a percepção de que cada ação gera uma consequência e, com base nisso, planejar melhor as ações para que os resultados futuros sejam melhores. Isso passa por um “treinamento do olhar”, incentivando a auto-observação como forma de desenvolvimento de uma crítica apurada sobre o cenário em que se está inserido.

6 Teoria Geral de Sistemas
Exercício para treinar a visão sistêmica Grupo 1: Contexto: Você trabalha em uma cidade pequena como gerente de produção em uma pequena indústria que precisa aumentar a produtividade senão corre o risco de fechar e dispensar todos os 80 funcionários que dificilmente seriam realocados nas outras empresas da cidade. Surgiu um investidor que ofereceu uma máquina mais moderna com o objetivo de aumentar a produtividade, porém será necessário dispensar 30 funcionários. Problema: Devo aceitar a ajuda do investidor? Se sim, como escolher quem será demitido? Quais as consequências de minha decisão? Quais sistemas estão envolvidos nesse contexto?

7 Teoria Geral de Sistemas
Exercício para treinar a visão sistêmica Grupo 2: Contexto: Você ocupa um cargo estratégico na prefeitura de uma outra pequena cidade na mesma região mas a cidade está iniciando um processo de pleno emprego. Problema: Quais medidas devo tomar para que as consequências de um crescimento desordenado não prejudique a cidade? Quais seriam essas consequências? Quais sistemas estão envolvidos nesse contexto?

8 Teoria Geral de Sistemas
Dúvidas?


Carregar ppt "Teoria Geral de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google