A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagem Sistêmica da Administração Tecnologia (Cibernética) e Administração É uma ciência interdisciplinar, que oferece sistemas de organização e de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagem Sistêmica da Administração Tecnologia (Cibernética) e Administração É uma ciência interdisciplinar, que oferece sistemas de organização e de."— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem Sistêmica da Administração Tecnologia (Cibernética) e Administração É uma ciência interdisciplinar, que oferece sistemas de organização e de processamento de informações e controles que auxiliam as outras ciências.

2 A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre o sistema e o meio ambiente e dentro do próprio sistema e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao ambiente.

3 Na administração a cibernética pode envolver estudos sobre: pessoas, áreas, departamentos, unidades de negócios, empresas, grupos empresariais, etc. A cibernética também está associada ao uso de sistemas de comunicação e seus componentes, que são vitais para troca de informações da organização com o ambiente e dentro dela mesma.

4 Campo de estudo da cibernética: os sistemas (conjunto de elementos dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo, operando sobre dados, energia, matéria para fornecer informação, energia, matéria). Principais conceitos de sistemas -Entrada (Input) -Saída (Output) -Caixa Negra (Black Box) -Retroação (Feedback) -Homeostasia -Informação -Informática

5 Conseqüências da cibernética para a administração 1.Automação: ultra-mecanização, super-racionalização, processamentos contínuos e controle automático nas indústrias, nos comércios e nos serviços bancários. 2. Informática: tratamento racional e sistemático da informação por meios automáticos, associado ao uso dos computadores.

6 2.1.Tecnologia da informação: principal produto da cibernética: compressão do espaço, compressão do tempo, conectividade Sistema de informação: as organizações recebem e utilizam informações que lhes permitem viver e sobreviver no ambiente que as rodeia.

7 Teoria de Sistemas A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria Geral dos Sistemas desenvolvida por Von Bertalanffy e que se espalhou por todas as ciências, notadamente a Administração.

8 Pressupostos básicos a)integração das ciências naturais e sociais; b)orientação rumo a uma teoria dos sistemas (análise sistêmica); c)estudo dos campos não físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais;

9 d) desenvolvimento de princípios unificadores visando a unificação da ciência, e) integração na educação científica.

10 A TGS pretende estudar os sistemas globalmente,,envolvendo todas as interdependências de suas partes. Premissas básicas a)Os sistemas existem dentro de sistemas b)Os sistemas são abertos c)As funções de um sistema dependem de sua estrutura

11 Teoria de Sistemas Há anos, estudiosos perceberam que há coisas comuns nas diferentes áreas do conhecimento. Existem problemas similares que podem ser resolvidos com soluções similares. Estes mesmos estudiosos perceberam que algumas características e regras aconteciam em todas as áreas. Assim, surgiu a definição de Sistema, que é um conjunto de elementos inter-relacionados com um objetivo comum. Isto quer dizer que todas as áreas do conhecimento possuem sistemas. E que os sistemas possuem características e leis independentemente da área onde se encontram.

12 Propósito (objetivo) Globalismo (totalidade) Características básicas do sistema: -propósito ou objetivo -globalismo ou totalidade -elementos -relação entre elementos -objetivo comum -meio-ambiente

13 Tipos de Sistemas a) Quanto à constituição: - físicos ou concretos e abstratos ou conceituais b) Quanto à natureza: -fechados e abertos

14 A organização como um sistema aberto As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter- relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento.

15 Visão Sistêmica das Organizações Como toda Organização é, a princípio, um Sistema (segundo a Teoria Geral dos Sistemas), então deve haver 4 itens principais: um conjunto de elementos ou subsistemas, relações entre estes elementos, um objetivo comum e um meio-ambiente.

16 Os elementos da organização - recursos financeiros; - recursos materiais; - recursos mercadológicos; - recursos humanos; - recursos de informação.

17 As relações entre os elementos O que relaciona os elementos de uma organização são os processos ou funções ou atividades executadas dentro da organização. Em um certo tipo de classificação, estas podem ser divididas em funções/atividades fins ou meio.

18 O meio-ambiente da organização O meio-ambiente de um sistema é tudo o que está fora deste; é aquilo que não pode ser controlado pelo sistema, mas que pode ser influenciado e também influenciar através de trocas com o sistema.

19 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da Administração. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.


Carregar ppt "Abordagem Sistêmica da Administração Tecnologia (Cibernética) e Administração É uma ciência interdisciplinar, que oferece sistemas de organização e de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google