A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teorias contemporâneas da administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teorias contemporâneas da administração"— Transcrição da apresentação:

1 Teorias contemporâneas da administração
Teoria dos sistemas Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros

2 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Antes de discutir sobre empresa e sistemas é preciso entender Teoria Geral de Sistemas (TGS), suas premissas e seus pressupostos. Surgiu com Ludwig von Bertalanffy (anos 50 do séc. XX) A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.

3 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Três premissas básicas: Os sistemas existem dentro dos sistemas; Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

4 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Não é propriamente a TGS que interessa, mas seu produto principal: a sua abordagem de sistemas (teoria de sistemas) A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a interrelação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes.

5 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
O conceito de sistema proporciona uma visão: compreensiva, abrangente, holística (as totalidades representam mais que a soma de suas partes); e gestáltica (o todo é maior que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total. Pensar globalmente, agir localmente.

6 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
O conceito geral de sistema passou a exercer significativa influência na administração, sob a óptica da ciência, favorecendo a abordagem sistêmica, que representa a organização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente externo e interno.

7 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
A teoria de sistemas penetrou rapidamente na teoria administrativa por duas razões: A necessidade de integração maior das teorias que precederam; A tecnologia da informação trouxe imensas possibilidades de desenvolvimento e operacionalização de idéias que convergiram para uma teoria de sistemas aplicada à administração.

8 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Sistemas e empresas: Estas palavras estão intimamente ligadas, pois; a empresa é um sistema e dentro dela existem diversos sistemas interdependentes.

9 Conceitos de sistemas • Um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. • É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo. • É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades. • Componentes da tecnologia da informação e seus recursos integrados.

10 Conceito de sistemas •O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.

11 Duas características básicas:
Propósito ou objetivo: definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos. Globalidade ou totalidade: qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades.

12 TIPOS DE SISTEMAS: Quanto sua constituição: Físicos ou concretos
Abstratos ou conceituais Quanto a sua natureza: Fechados Abertos (a adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e auto-organização).

13 Sistemas Comportamento probabilístico e não determinístico, pois seu comportamento nunca é totalmente previsível. Os sistemas abertos são complexos e respondem a muitas variáveis que não são totalmente compreensíveis.

14 Principais conceitos relacionados aos sistemas
Entrada (input): informação, energia, materiais. Saída (output) Retroação (Feedback): comunicação de retorno (pode ser: positiva ou negativa). Homeostasia: equilíbrio dinâmico entre as partes. Informação: processo de redução da incerteza.

15 Abordagem sociotécnica
É uma corrente baseada na Teoria dos Sistemas que considera as organizações um conjunto integrado envolvendo um subsistema social (pessoas) e um subsistema técnico (tecnologias, máquinas, equipamentos, etc). Quase sempre é a tecnologia quem determina o tipo de entrada humana necessário à uma organização.

16 Abordagem sociotécnica
É importante que os administradores empresariais entendam o relacionamento existente entre os componentes técnicos de um sistema e a estrutura, o funcionamento e o processo político das organizações. Tecnologia e organização (ou empresa), devem ser ajustadas entre si para que se obtenha uma harmonização perfeita entre os dois domínios.

17 Entropia 2º Lei da Termodinâmica;
Refere-se à perda de energia em sistemas isolados, levando-os a degradação, desintegração e ao desaparecimento. Ao processo reativo dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia. A informação é a base da configuração e da ordem.

18 Sinergia Significa literalmente “trabalho conjunto”
Constitui o efeito multiplicador das partes de um sistema que alavancam o seu resultado global. As organizações são exemplos de efeito sinergístico.


Carregar ppt "Teorias contemporâneas da administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google