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Abordagem Sistêmica da Administração Felipe Cobello Vinícius Guzzon.

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1 Abordagem Sistêmica da Administração Felipe Cobello Vinícius Guzzon

2 Pensamento Sistêmico Tudo é complexo. Qualquer situação tem inúmeras causas e produz inúmeros efeitos. Não Existe problemas totalmente simples, somente problemas com menor grau de complexidade.

3 Influencia de Novos Fatores Problemas de maior complexidade, causados pela interação de diferentes fatores que antes não existiam Esgotamentos de recursos naturais, transportes, educação, ecologia, criminalidade, etc... Esses fatores caracterizam a complexidade da situação para os administradores Aumento do numero de variáveis que o administrador deve considerar em suas decisões.

4 Surgimento do Pensamento Sistêmico 1918, Mary Follet falava da necessidade de os administradores considerarem a situação total. Outros pensadores desenvolveram diversas linhas de pensamento que convergiram para o moderno enfoque sistêmico. Três linhas de pensamento mais importantes: Teoria da Forma, Cibernética, Teoria Geral dos Sistemas.

5 Surgimento do Pensamento Sistêmico Gestalt – Teoria da Forma 1912, Alemanha. Idéia: a natureza e o comportamento de um elemento são determinados pelo conjunto a que pertence. Max Wertheimer Cibernética. EUA, anos 40. Idéia: Sistema pode controlar seu comportamento com base nesse mesmo comportamento e sobre o objetivo. Norbert Wiener Teoria Geral dos Sistemas Alemanha, anos 20. Ideia: Totalidades são formadas de partes interdependentes Ludwig von bertalanffy

6 Enfoque Sistêmico Ferramenta para enfrentar a complexidade. Entender a multiplicidade e a interdependência das causas e variáveis dos problemas complexos. Organizar soluções para problemas complexos. Complementa e integra as teorias especializadas.

7 Bases do Enfoque Sistêmico A idéia de Sistema, surgiu dos gregos antigos. Moderno Enfoque Sistêmico, começou a se formar na mesma época em que lançavam as fundações da administração cientifica, do processo administrativo e da qualidade total.

8 Sistemas Conjunto de partes e elementos que formam um todo unitário, devido a interdependência de suas partes. Sistemas são feitos de dois tipos de componentes, Físicos e Abstratos. Físicos(Hardware): Materiais, maquinas, peças, instalações e ate mesmo pessoas. Abstratos(Software): Conceitos, procedimentos, regras, símbolos e hipóteses. Ex: Sistema de qualidade, sistema de governo, sistema judiciário.

9 Sistemas se organizam em três partes. Entradas: Elementos ou recursos de que o sistema é feito. Processos: Interligam os componentes e transformam os elementos em resultados. Saídas: Resultados do sistema, objetivo que o sistema pretende atingir ou efetivamente atinge. Sistemas EntradaProcessoSaída

10 Organizações como Sistemas Organizações são analisadas como sistemas abertos que trocam informações com outros sistemas. São sistemas dinâmicos, em constante adaptação e mudanças buscando o equilíbrio.

11 Organizações como Sistemas Sistema Social Pessoas, grupos, sentimentos e emoções, etc. Sistema Tecnológico Máquinas, equipamentos, conhecimentos Sistema Estrutural Autoridade, hierarquia, normas, regulamentos

12 IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE Os pioneiros da administração, quando criaram suas empresas e suas teorias, não tiveram que se preocupar com coisas como poluição, camada de ozônio ou qualidade da vida dos trabalhadores. Autores que analisaram a importância do ambiente: Emery e Trist - conceituaram a empresa como um sistema sócio técnico que retira insulmos do ambiente e devolve resultados. Lawrence e Lorsch – que começam sua análise perguntando por que as pessoas criam organizações.

13 IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE I – As pessoas têm Objetivos, não as organizações. II – As pessoas se juntam para coordenar seus esforços numa Organização. III - A eficácia de uma organização é julgada pela capacidade de atender as necessidades de seus membros por meio de transações planejadas com o ambiente. Para Lawrence e Lorsch, as organizações permitem às pessoas encontrar melhores soluções para os problemas que enfrentam.

14 ESTRUTURA DO AMBIENTE O AMBIENTE IMEDIATO: onde estão os segmentos que interessam diretamente a organização, cujo os mais importantes são os Clientes, a Concorrência, Fornecedores, Distribuidores, Sindicatos e Associações de Classe. O MACROAMBIENTE: é onde estão os segmentos que influenciam todas as organizações semelhantes, cujo os componentes são: tecnologia, Ecologia, Legislação, Economia, Demografia e a Sociedade.

15 ESTABILIDADE DO AMBIENTE AMBIENTE ESTÁVEL Ambiente estável é aquele no qual as mudanças são lentas ou imperceptíveis. A legislação não se altera, a economia é estável, os clientes têm comportamento regular e previsível, a concorrência inexiste ou é a mesma de sempre. AMBIENTE INSTÁVEL Quanto mais instável, mais turbulento é o ambiente. Altas taxas de mudança econômica, concorrência agressiva, governo tomando decisões rápidas e freqüentes, a sociedade em transformação.

16 TECNOLOGIA DE SISTEMAS Os sistemas tanto os naturais quanto os construídos deliberadamente frequentemente apresentam falhas, porque são mal projetados em alguns casos ou porque entram em processo de degeneração. Há sistemas que concorrem entre si. Outros tornam-se obsoletos. Muitas vezes, os sistemas sofrem as pressões exercidas por problemas que não existiam quando foram criados ou implantados, ou que seus planejadores não anteciparam.

17 TECNOLOGIA DE SISTEMAS Mesmos elementos para analisar e projetar sistemas OBJETIVOS: COMPONENTES: PROCESSOS: ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE:

18 TECNOLOGIA DE SISTEMAS Objetivos: É a primeira etapa de qualquer processo de análise ou planejamento de sistemas, é o entendimento dos objetivos. Um sistema deve sempre ser descrito ou projetado em termos de seus objetivos reais ou pretendidos, e depois em termos de seus elementos ou componentes. Componentes: Os componentes de um sistema dependem de seus objetivos. Por exemplo num Sistema de Produção, os componentes serão máquinas, pessoas, peças e fornecedores, já em um sistema para comidas rápidas, os componentes serão a cozinha, instalações para clientes, estacionamento etc...

19 TECNOLOGIA DE SISTEMAS Processo: O processo de um sistema é a maneira como os componentes se relacionam, para criar uma seqüência de operações ou procedimentos para produzir os resultados esperados. Administração e Controle : O ingrediente final de qualquer sistema é outro sistema, de administração e controle. O objetivo desse sistema é garantir a realização dos objetivos. O controle inspira-se no princípio do feedback.

20 CONCLUSÃO O Enfoque Sistêmico ou Pensamento sistêmico é uma forma diferente de abordar os problemas da administração, onde o foco principal não está nos aspectos específicos que tem por objetivo a deliberada simplificação da administração e das organizações, mas ao contrário, o pensamento sistêmico tem como base a complexidade, ou seja a idéia de que nada é simples.


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