A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY. HABILIDADES DO NEGOCIADOR William Ury identificou sete habilidades muito importantes para um profissional se tornar um negociador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY. HABILIDADES DO NEGOCIADOR William Ury identificou sete habilidades muito importantes para um profissional se tornar um negociador."— Transcrição da apresentação:

1 NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY

2 HABILIDADES DO NEGOCIADOR William Ury identificou sete habilidades muito importantes para um profissional se tornar um negociador bem-sucedido. Essas habilidades estão divididas em três grupos: pessoas, problemas e decisões. A seguir, você saberá quais são essas habilidades e como você pode desenvolver uma a uma, para se tornar um grande negociador

3 HABILIDADES DO NEGOCIADOR Pessoas 1 – Filósofo - Tenha uma perspectiva 2 – Psicólogo - Coloque-se no lugar do outro Problema 3 – Detetive - Descubra os interesses 4 – Inventor - Invente opções 5 – Juiz - Avalie o que está sendo proposto Decisão 6 – Estrategista - Pense antecipadamente 7 – Diplomata - Construa uma ponte

4 Habilidades relacionadas a pessoas Habilidade de ser filósofo – Mantenha a calma, o autocontrole e tenha uma pers- pectiva. Não perca de vista o objetivo. Dedique o mesmo tempo para preparar e para falar, conte até dez antes de responder e tenha certeza de que entendeu o que o outro está propondo. Não se esqueça de ouvir a si mesmo, observando suas reações para não entregar o jogo.

5 Habilidades relacionadas a pessoas Habilidade de ser psicólogo – Coloque-se no lugar do outro. Ouça mais do que fale e faça isso para entender, não para refutar. Tenha respeito pela outra pessoa, não cen- sure nem humilhe. Considere as questões levantadas e aconselhe-se antes de decidir. Crie uma relação de confiança e respeito.

6 Habilidades relacionadas ao problema Habilidade de ser detetive – Tente descobrir o máximo possível de informações da pessoa com quem está negociando. Quais são seus interesses e motivações? E suas necessidades, desejos, preocupações? Utilize perguntas como: Ajudem-me a entender suas necessidades ou ainda Por que não?, O que haveria de errado em...? e Pelo que entendi, seus interesses são....

7 Habilidades relacionadas ao problema Habilidade de ser inventor – Em vez de criticar a proposta do outro ou dizer: Isso não é o que quero, tente inventar situações. Conversem sobre elas para poderem, juntos, identificar os pontos positivos/negativos da proposta. Invente cenários para que seja possível encontrar uma solução que atenda a seus interesses e aos interesses do outro negociador.

8 Habilidades relacionadas ao problema Habilidade de ser juiz – Durante a negociação, você precisará ser um juiz, ou seja, decidir o que é ou não justo no que está sendo conversado. Esteja aberto aos argumentos, desde que válidos, da outra pessoa. Avalie se o que está sendo dito tem lógica. Tão importante quanto os fatos, é a percepção das pessoas com relação a eles. Todos temos percepções diferentes.

9 Habilidades relacionadas à decisão Habilidade de ser estrategista – Ser um estrategista inclui imaginar quais são as ações que a outra parte pode tomar. É como em um jogo de xadrez: antes de mexer qualquer peça, você precisa avaliar o que aquela ação vai influenciar no jogo do outro. Muitas pessoas, na ânsia de acabarem logo com a negociação ou de conseguirem o que querem mais rapidamente, acabam agindo precipitadamente. Decidem sem se preocupar com as possíveis reações do outro e se distanciam dos seus objetivos.

10 Habilidades relacionadas à decisão Habilidade de ser diplomata - É preciso criar uma ponte para que o seu adversário possa chegar até você. Você precisa ser amigável, mas isso não significa que tenha de aceitar tudo o que o outro propõe. Trabalhe para que os outros digam sim para suas propostas, e não para que antipatizem com sua pessoa e acabem não conseguindo chegar a acordo algum.

11 Conselhos finais do professor Willian Ury: 1 – Pare, olhe, ouça. 2 – Prepare-se sistematicamente. 3 – Reduza o ritmo quando necessário. 4 – Faça intervalos freqüentes. 5 – Invista na confiança da relação. 6 – Vá devagar, principalmente se tiver pressa. 7 – Coloque-se na posição do outro. 8 – Mantenha o autocontrole. 9 – Cuidado com as ameaças.


Carregar ppt "NEGOCIAÇÃO WILLIAM URY. HABILIDADES DO NEGOCIADOR William Ury identificou sete habilidades muito importantes para um profissional se tornar um negociador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google