A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ? Toda criança ao iniciar o desenvolvimento da linguagem apresenta algum grau de disfluência na fala. Nesta idade seu raciocínio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ? Toda criança ao iniciar o desenvolvimento da linguagem apresenta algum grau de disfluência na fala. Nesta idade seu raciocínio."— Transcrição da apresentação:

1 QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ? Toda criança ao iniciar o desenvolvimento da linguagem apresenta algum grau de disfluência na fala. Nesta idade seu raciocínio é mais rápido do que a sua capacidade de verbalização, baseado num vocabulário ainda pobre. Assim, não conseguem encontrar a palavra adequada e, ao tentar expressar-se acabam por repetir as sílabas. Caso sofra pressões ambientais poderá agravar-se e dar origem à gaguez. A gaguez só se torna mais preocupante quando se manifesta ou persiste após os cinco anos de idade, e também quando acontece vinculada a sentimentos de sofrimento, como: ansiedade e medo nas situações de fala, no dia a dia, preocupação em não falar errado e auto imagem negativa como falante. O QUE É A GAGUEZ? É definida como uma desordem no fluxo da fala, sendo caracterizada por quebras, pausas, prolongamentos e repetições. Frequentemente, o distúrbio é acompanhado de tensão muscular e irregularidades respiratórias. QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? Há muitas controvérsias. Existem correntes para justificá-la a partir de factores psicológicos, orgânicos ou sociais. Actualmente, procura-se uma abordagem integrada que relacione factores somáticos de carácter hereditário com factores psicológicos responsáveis pela persistência e agravamento do problema. DICAS PARA OS PAIS Não deixe a criança perceber por palavras, gestos ou acções que está preocupado com sua maneira de falar; Nunca chame a criança de gaga, não rotule. Não permita tão pouco, que esse assunto falado dentro de sua casa por seus amigos; Não complete, não interrompa e nem corrija a fala da criança; Não a repreenda ou diga que fale devagar (isto reforça a ansiedade); Não force a criança para falar melhor e com mais força; Não a compare com outras crianças; Não ridicularize nem critique; Não deixem que a rotulem como gaga, ou outros apelidos pejorativos;

2 O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A GAGUEZ NA INFÂNCIA ESCOLA EB2,3 DR. GUILHERME CORREA Conselho Executivo: Prof. Fernando Horta Terapeuta da Fala: Dra. Juliana Sá EM CASO DE DÚVIDA CONSULTE UM TERAPEUTA DA FALA. TERAPEUTA DA FALA Ouça a criança com paciência, mostre- se interessado e atento ao que ela diz; Se tiver de interromper a fala da criança, faça-o no fim de uma frase, nunca no inicio ou no meio; Fale com tranquilidade e devagar para que a criança siga o exemplo; Evite expor a criança nos dias e/ou momentos em que ela estiver mais ansiosa e emotiva; Não force a criança a falar em frente de outras pessoas. Não exija que a criança fale coisas além de seu vocabulário; Evite enfatizar as disfluências da criança; Elogie a criança quando esta se expressar bem, reforçando a fluência; Aceite as falhas ou quebras de ritmo, elas fazem parte do processo de aquisição de linguagem; Evite fazer perguntas que exigem respostas muito longas; Não excite a criança desnecessariamente. Reduza o estresse, construa um meio ambiente calmo para ela; Não tente ensinar a criança truques que possam ajudá-la a falar com menos dificuldade; Se notar que seu filho está preocupado com sua maneira de falar, diga que é normal as crianças que estão a aprender a falar repetirem as palavras; Não termine as frases pelo seu filho. Tenha paciência e escute calmamente o que ele tem a dizer, mesmo que isso demore muito tempo; Arranje tempo, todos os dias, para lhe contar histórias ou para falar sobre figuras de um livro. É importante estabelecer um diálogo. A melhor maneira de evitar prestar a atenção à gaguez de seu filho é mostrar-se muito mais interessado no que ele diz e não na sua forma de falar.


Carregar ppt "QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ? Toda criança ao iniciar o desenvolvimento da linguagem apresenta algum grau de disfluência na fala. Nesta idade seu raciocínio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google