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RELAÇÕES INTERPESSOAIS EU E OS OUTROS: A IMPORTÂNCIA DE DAR E RECEBER.

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1 RELAÇÕES INTERPESSOAIS EU E OS OUTROS: A IMPORTÂNCIA DE DAR E RECEBER

2 Acredite em você!

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5 O SER HUMANO CONHECE PEQUENA PARTE DE SI MESMO Como trabalhar bem com outros? Por que os outros não conseguem ver o que eu vejo? Por que não percebem a clareza de minhas intenções? Por que os outros complicam tudo?

6 RELAÇÕES INTERPESSOAIS Auto-conhecimento; Auto-desenvolvimento

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12 RELAÇÕES INTERPESSOAIS Desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Sentimentos positivos (simpatia) = aumento de interação e cooperação = maior produtividade. Sentimentos negativos (antipatia) = afastamento / menor comunicação = queda de produtividade.

13 RELAÇÕES INTERPESSOAIS O Desenvolvimento de aptidões para um relacionamento com mais eficiência com os outros nos leva a trabalhar: Como dialogar Como ouvir Como informar Como avaliar Como elogiarComo disciplinar

14 Competência interpessoal é a habilidade de lidar eficazmente com relações interpessoais, e lidar com outras pessoas de forma adequada às necessidades de cada uma e às exigências da situação. FELA MOSCOVICI (2003:36)

15 FEEDBACK Retroalimentação; Auxilia nas mudanças de comportamentos; Comunicação / Informação;

16 O Feedback deve ser: Descritivo; Específico; Compatível com as necessidades do comunicador e do receptor; Dirigido; Solicitado; Oportuno; Esclarecido.

17 Teremos, então: Relações Interpessoais Empatia ( Sensitividade Social ) Flexibilidade de Comportamento Repertório de Condutas

18 RELAÇÕES INTERPESSOAIS Forças que Impulsionam: Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem: Vaidade Apatia Dependência Timidez Manipulação

19 PRÁTICAS POSITIVAS NAS RELAÇÕES HUMANAS: Ouvir tão bem quanto falar; Não interromper o outro quando está o mesmo estiver falando; Não ser agressivo; Não impor as próprias idéias; Compreender as pessoas a partir do ângulo de visão delas; Sentir o que os outros pensam e sentem. (Minicucci, 1984:26)

20 Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.

21 OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS 1) FALE com as pessoas. Não há nada tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de sorrisos amáveis. 2) SORRIA para as pessoas. Lembre-se, que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir. 3) CHAME pelo nome. A música mais suave para muitos, ainda continua sendo o próprio nome. 4) SEJA amigo e prestativo. Se você quer ter um amigo, seja um amigo.

22 OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS 5) SEJA cordial. Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que fizer, faça-o com todo o prazer. 6) INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Mostre que as coisas da qual gostam e com as quais se preocupam também têm valor para você, de forma espontânea, sem precisar se envolver diretamente. 7) SEJA generoso em elogiar, cauteloso em criticar. Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança, e elevar os outros.

23 OS DEZ MANDAMENTOS DAS RELAÇÕES HUMANAS 8) SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados em qualquer controvérsia: o seu, o do outro, e o que está certo. 9) PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar. 10) PROCURE apresentar um excelente trabalho. O que realmente vale nessa nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.

24 DEFINIÇÃO CARACTERÍSTICA Competência para administrar relacionamentos e criar redes. Capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades Envolve habilidades de comunicação e cooperação EFICÁCIA PARA TRABALHAR EM EQUIPE /TIMES INFLUÊNCIA LIDERANÇA GESTÃO DE CONFLITOS CATALISADOR DAS MUDANÇAS CRIA SINERGIA RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

25 ATIVIDADE EM GRUPO Com base no tema abordado e em acontecimentos relacionados às atividades do contexto escolar, desenvolva a seguinte atividade: Pessoas envolvidas: - Diretor (a) da Escola - Alunos - Pais - Funcionários da Escola - Engenheiros Tarefa: Construção de um Complexo Esportivo para a Escola.


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