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GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES

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Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Aspectos fundamentais do enfermeiro gerente

2 Introdução GESTÃO é o ato de garantir a eficiência de todos os recursos oferecidos por uma determinada organização, através de um conjunto de tarefas previamente determinadas. O gestor ou gerente utiliza habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas para alcançar da melhor maneira possível resultados positivos, tanto para a empresa, quanto para os usuários e seus colaboradores.

3 A importância de gerenciar conflitos
A Associação Americana de Gerenciamento realizou um estudo onde verificou que: os gerentes passam cerca de 20% de seu tempo enfrentando conflitos; eles afirmam que nos últimos 10 anos tem sido cada vez mais necessária a habilidade de negociar e eles percebem ainda que o gerenciamento de conflitos é tão importante quanto o planejamento, a comunicação, a motivação e a tomada de decisão. Nas organizações de saúde os conflitos estão presentes o tempo todo, daí a importância de nós da enfermagem estudarmos e discutirmos como gerenciar conflitos, pois estes são necessários para o desenvolvimento e crescimento de qualquer organização.

4 Significado da palavra conflito
Segundo o Aurélio, dicionário da língua portuguesa, o termo conflito significa o embate dos que lutam; discussão acompanhada de injúrias; desavença; oposição e luta de diferentes forças.

5 Mas o que é um conflito? Conflitos costumam ser definidos como discordâncias internas, resultantes de diferenças quanto a ideias, valores ou sentimentos entre duas ou mais pessoas. “Conflito é um processo que começa quando uma parte percebe que a outra parte frustrou ou vai frustrar seus interesses” (HAMPTON, 1991)

6 E por que surgem conflitos?
Uma vez que os conflitos são inerentes a condição humana, sendo decorrentes das relações entre pessoas e grupos, e que as organizações, são compostas e estruturadas por pessoas, o lugar onde frequentemente os conflitos estarão presentes são as empresas ou instituições. Atualmente, as organizações constituem-se em verdadeiras arenas para o surgimento de conflitos.

7 Origem dos conflitos Os conflitos surgiram juntamente com a humanidade. Partindo do princípio que uma pessoa é diferente da outra, cada uma tem suas prioridades, objetivos e razões, sendo assim os conflitos são inevitáveis. As causas de conflitos podem ser as diferenças de personalidade, a existência de atividades interdependentes no trabalho, metas diferentes, recursos compartilhados, diferenças de informação e percepção, dentre outras.

8 Causas do conflito na enfermagem
Discordâncias; diferenças quanto a ideias; Valores, personalidades ou sentimentos; Falha na comunicação (mal-entendidos), Comportamentos hostis; Estresse, cansaço físico e emocional; Desrespeito a pessoa, limite e ou invasão de espaço; Alta rotatividade, falta de confiança, estilo de liderança

9 “Os conflitos não são nem bons nem ruins, podendo causar crescimento ou destruição dependendo de como são administrados.”

10 Efeitos negativos Faz com que o trabalho perca o seu impulso;
Criar situações que resultam em desperdício de esforços; Causa tensão; Cria um ambiente improdutivo; Distorce o comportamento das pessoas.

11 Efeitos positivos Diferença de ideias e opiniões que podem desencadear reflexões e análises sobre um determinado tema; Induz ao movimento, à ação; Mistura ideias, que levam uma conclusão assertiva e comum sobre um determinado tema. O conflito pode contribuir positivamente para o progresso organizacional.

12 Gerenciando conflitos na enfermagem
De modo geral pode-se dizer que o enfermeiro deve saber lidar com as próprias emoções e aceitar que os seres humanos são diferentes, podem pensar diferente, ter objetivos diferentes, valores diferentes e, mesmo assim conviverem de maneira saudável e com qualidade. Assim sendo, cabe ao enfermeiro criar soluções, minimizar as diferenças de percepção entre os envolvidos, gerenciar a diversidade, saber ouvir e saber falar (se expressar) tratar as pessoas com respeito e de modo inteligente, compreendendo que as diferenças podem conduzir a um crescimento pessoal e profissional

13 Buscando a solução do conflito
A maneira mais comum de resolver um conflito é através da negociação, durante a qual as propostas são feitas e depois negociadas; pois um enfermeiro com habilidades de negociação consegue resolver conflitos e desta forma encorajar a colaboração, contribuindo para uma ambiente de trabalho positivo e fortalecido.

14 Habilidades de negociação
Separar as pessoas do problema; Focar o interesse; Apresentar várias possibilidades antes de tomar a decisão; Buscar os resultados em padrões objetivos; Ser proativo e acreditar que é possível aprender a negociar.

15 A base da negociação Análise do problema, planejamento onde se listam as possíveis causas e consequências com a visualização dos nós críticos e discussão do processo de negociação.

16 Elementos básicos Comunicação: saber fazer-se entender e saber ouvir
Relacionamento: ter humildade, flexibilidade, ter bons princípios de relações humanas; Interesses da outra parte: levar em consideração ambos os interesses; Opções: apresentar opções para a concretização de um acordo; Alternativas: equilibrar e saber qual o melhor desfecho, às vezes o melhor é postergar a decisão; Legitimidade: tratar o interesse das partes com justiça; Compromisso: registrar o que foi acordado.

17 Conclusão Podemos dizer que, para gerenciar conflitos o enfermeiro deve trabalhar com sua equipe, deve ter uma visão ampla, participar como um instrumento para a cooperação e a solução de conflitos, procurar sempre soluções e não culpados, manter um clima de respeito, reconhecer seus erros, gerenciar com equilíbrio entre razão e emoção. Frente a uma situação de conflito, o enfermeiro deve analisar a situação, verificando qual é realmente o problema, quem são as pessoas que estão envolvidas, o que aconteceu, desde quando vem acontecendo, onde aconteceu, por que aconteceu e se poderia ter sido evitado. E então, buscar soluções


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