A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração de Conflitos e Negociação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração de Conflitos e Negociação"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Conflitos e Negociação

2 Resgate Histórico Revolução Industrial
Pessoas = instrumentos de trabalho. Atualmente Pessoas = seres humanos dotados de habilidades próprias; relações no trabalho mais próximas.

3 Conceito “Processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente alguma coisa que a primeira considera importante” Robins (2005)

4 Conceito “(...) Situação envolvendo duas ou mais pessoas que trabalham numa mesma organização e possuem diferenças de crenças, valores, ou objetivos que influenciam em sua habilidade de trabalhar juntas e/ou afetam seu ambiente de trabalho” Jameson (1999)

5 Transições na Conceituação de Conflito
Visão Tradicional Visão de Relações Humanas Visão Interacionista

6 Transições na Conceituação de Conflito
Tradicional Todo conflito é ruim, sinônimo de violência, destruição, danoso, algo a ser evitado, resultante de falhas na comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoas.

7 Transições na Conceituação de Conflito
Relações Humanas O conflito é uma ocorrência natural nos grupos e nas organizações, portanto deve ser aceito, podendo ser benéfico para o desempenho do grupo.

8 Transições na Conceituação de Conflito
Interacionista Encoraja o conflito temendo que um grupo harmonioso e pacífico torne-se estático e insensível a necessidade de mudança e inovação. Robbins (2005)

9 Tipos de conflito Funcionais
Formas construtivas. Apóiam os objetivos do grupo, melhorando seu desempenho. Disfuncionais É destrutivo. Atrapalha o desempenho do grupo. Robbins (2005)

10 O Processo do conflito Estágio I: Oposição Potencial ou Incompatibilidade Fontes ou causas do conflito. Comunicação: escassez ou excesso de comunicação. Estrutura: tamanho do grupo, estilo de liderança, grau de especialização das tarefas. Variáveis Pessoais: sistema de valores e conjunto de características de cada indivíduo.

11 O Processo do conflito Estágio II: Cognição e Personalidade
O conflito existe somente quando uma das partes envolvidas forem afetadas. Como o conflito é percebido e definição do conflito, determinará suas consequências.

12 Processo do conflito Estágio III: Intenções Dimensões
Cooperação e Afirmação Dimensões Cinco Intenções para administrar conflitos: Competir, colaborar, evitar, acomodar-se e conceder

13 Processo do conflito Estágio IV: Comportamento
Inclui as declarações, as ações e reações das partes envolvidas. Estágio V: Consequências Funcionais – aumentam a qualidade das decisões, promovem reavaliação de metas, etc. Disfuncionais – reduzem a coesão, ameaça a sobrevivência do grupo.

14 Intensidade dos Conflitos
Conflito aniquilador Esforços para destruir a outra parte Agressão física Ameaças e ultimatos Ataques verbais Questionamento explícito ou desafio Desacordos ou mal-entendidos leves Nenhum conflito

15 A Importância da Negociação nas Organizações
Organizações baseadas no trabalho em equipe; Diversidade de perfis nas equipes; Busca por competitividade e inovação;

16 Habilidades gerenciais
Congruência Assertividade Empatia Neutralidade Saber ouvir Negociação

17 Negociação “Processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens ou serviços e buscam um acordo sobre as vantagens dessa troca” Robbins (2005)

18 Estratégias de Barganha
Barganha Distributiva: Tudo o que se ganhar será à custa da perda da outra parte - “soma-zero”. (negociações salariais) Barganha Interativa Considera que há um ou mais acordos que podem gerar uma solução “ganha-ganha”

19 O processo de Negociação
Este processo envolve cinco passos: Preparação e Planejamento: Estar preparado quanto aos aspectos relevantes para a negociação: objetivo da negociação, as metas, o mais desejável, o mínimo aceitável; Tentar dimensionar os objetivos da outra parte, a fim de preparar contra-argumentação.

20 O processo de Negociação
2) Definição das Regras Básicas: É a definição das regras e procedimentos que guiarão a negociação,como local,limites e escopo da negociação, quem serão os negociadores, etc. 3) Esclarecimentos e Justificativas: Oportunidade que as partes tem para explicar e ampliar ou justificar suas demandas iniciais.

21 O processo de Negociação
4) Barganha e Solução de Problemas: Diz respeito aos avanços e concessões que cada parte deve fazer durante o processo de negociação 5) Conclusão e Implementação: Formalização do acordo alcançado. Estruturação de um contrato formal ou um simples aperto de mãos

22 OBRIGADA ! RAQUEL SEZILIO
CONSIDERAÇÕES FINAIS OBRIGADA ! RAQUEL SEZILIO

23 Elecarla Souza e Carol Mélou elecarla@gestorconsultoria.com.br
Tel.: (91) – Matriz Tv. Padre Eutíquio, 1754 (altos) Gestor - Gestão Organizacional 23


Carregar ppt "Administração de Conflitos e Negociação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google