A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ms. Décio L. Mello Peixoto Faria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ms. Décio L. Mello Peixoto Faria."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ms. Décio L. Mello Peixoto Faria

3 Conflito - definição Conflito é meramente a existência de opiniões divergentes ou incompatíveis. (PICKERING, São Paulo, 1999, pg.3)

4 É SEMPRE MAL O CONFLITO?

5 Formas de conflito 1. Conflitos substantivos ou funcionais Apóia os objetivos do grupo e melhora seu desempenho. São positivos para a organização. Aumenta a motivação. União do grupo. Ajuste de realidade.

6 Formas de conflito (cont.) Aumento no conhecimento. Criatividade aperfeiçoada. Contribuição para realização do objetivo. Incentivo para o crescimento.

7 Formas de conflito (cont.) 2. Conflitos Emocionais ou Disfuncionais Atrapalha o desempenho do grupo. Negativos para a organização. Diminui a produtividade. Desgaste da confiança.

8 Formas de conflito (conclusão) Formação de alianças com posturas polarizadas. Sigilo e redução no fluxo de informações. Problemas morais. Consumo de grandes quantidades de tempo. Paralisia na tomada de decisões.

9 Níveis de conflito: Nível Intrapessoal Conflito dentro do indivíduo. Exemplo: Aceitar promoção ou casar-se Empresa versus família

10 Níveis de conflito (cont.): Nível Interpessoal Conflito de indivíduo com indivíduo Exemplo: Duas pessoas discutindo sobre a contratação de determinado candidato a vaga na empresa.

11 Níveis de conflito concl.: Nível intergrupal ou interorganizacional Conflito do indivíduo com o grupo ou organização. Exemplo: Conflito entre sindicato patronal versus sindicato de trabalhadores Conflito entre membros de departamentos diferentes

12 Tipos de conflito: Conflito de Tarefa São conflitos relacionados ao conteúdo e aos objetivos do trabalho. Conflito de Relacionamento São conflitos baseados nas relações interpessoais.

13 Tipos de conflito (concl.) Conflito de processo São conflitos sobre como o trabalho é realizado.

14 Conflitos Construtivos e Destrutivos Conflitos Construtivos São os que acarretam benefícios para as pessoas, para o grupo ou para a organização. Exemplo: Aliança estratégica entre concorrentes.

15 Conflitos Construtivos e Destrutivos Conflitos Destrutivos São aqueles que acarretam prejuízo para as pessoas, para os grupos ou para as empresas. Exemplo: Dois colaboradores não conseguem trabalhar juntos por causa de hostilidade interpessoal.

16 Como administrar conflitos: Identificar as razões do conflito: Emocionais (negativos) Substantivas (positivos)

17 Formas de administrar conflitos: Conflito Perde – Perde, Conflito Ganha – Perde, Conflito Ganha – Ganha.

18 Formas de administrar conflitos: 1. Conflito Perde-Perde Ocorre quando nenhuma das partes consegue realmente o que quer.

19 Formas de administrar conflitos Consequencias: Os conflitos do tipo Perde-Perde ocorrem quando da Administração de Conflitos utiliza Evitação, Acomodação e/ou Compromisso. Geralmente ocorrem futuros conflitos de natureza semelhante.

20 Técnicas para administrar conflitos: glossário 1. Evitação: Todos os envolvidos fingem que o conflito não existe realmente e esperam que ele simplesmente desapareça. Consequencia: O conflito retornará em outro momento.

21 Técnicas para administrar conflitos: glossário Acomodação ou suavização: Envolve diminuir as diferenças entre as partes conflitantes e destacar as semelhanças e áreas de concordância. Consequencia: Esta forma de administrar conflitos ignora a essência do problema e causa frustração e ressentimento.

22 Técnicas para administrar conflitos: glossário Conciliação ou Compromisso Ocorre quando na Administração de Conflitos cada uma das partes cede algo de valor para a outra parte. Consequencia: O problema parece ter sido temporariamente resolvido mas pode reaparecer no futuro.

23 Formas de administrar conflitos 2. Conflito Ganha – Perde Nesta modalidade de conflito uma das partes consegue o que quer às custas e exclusão da outra parte. Consequencias: Não são consideradas as causas básicas e suprime a vontade de um dos conflitantes. Provavelmente ocorrerão no futuros conflitos semelhantes.

24 Formas de administrar conflitos Conflito Ganha – Ganha É conseguido através da Colaboração verificando as causas reais do conflito e reconciliar as diferenças. A Colaboração envolve o reconhecimento pelas partes conflitantes de que alguma coisa está errada e que precisa solução.

25 Teste para verificar se solução Ganha- Ganha deu resultado 1. Atinge as metas de ambos (?), 2. É aceitável para ambas as partes (?), 3. Estabelece um processo no qual todas as partes envolvidas sentem a responsabilidade de estarem abertas e honestas a fatos e sentimentos (?).

26 Equívocos comuns sobre conflitos 1. Podem ser resolvidos sozinhos, 2. Confrontar um problema ou uma pessoa é sempre desagradável, 3. Conflitos empresariais são sinal de gerenciamento inadequado, 4. Conflitos entre funcionários é sinal de despreocupação com a empresa, 5. A raiva é sempre negativa e destrutiva.

27 NEGOCIAÇÃO: Conceito Processo pelo qual duas ou mais partes trocam bens, serviços ou ideias e buscam um acordo sobre as vantagens dessa troca para cada um.

28 Estratégias de barganha (negociação) Barganha Integrativa Busca um ou mais acordos que possam gerar uma solução Ganho – Ganho. Exemplo: Crédito para empresa desacreditada no mercado

29 Estratégias de barganha (negociação) Barganha distributiva Busca a divisão de uma quantidade fixa de recursos; situação de perda ou ganho. Exemplo: Aquisição de carro usado. Característica: Soma zero (um ganha e outro perde)

30 Processo de negociação: Preparação e Planejamento Definição de Regras Esclarecimentos e Justificativas Barganha e Solução de problemas Conclusão e Implementação

31 Processo de negociação – analisar: 1. Preparação e Planejamento Qual a natureza do conflito? Qual o histórico dessa negociação? Quem está envolvido e quais são suas percepções sobre o conflito? O que você pretende com essa negociação? Quais são as suas metas?

32 Processo de negociação – analisar: 1.1 – Após levantamento das informações da Preparação e Planejamento, criar o sua estratégia BATNA (Best Alternative To a Negociated Agreement), em português: (Melhor Alternativa Para Um Acordo Negociado). Sua BATNA determina o valor maior baixo aceitável para negociar um acordo. Qualquer oferta acima do sua BATNA é aceitável.

33 Processo de negociação – analisar: 2. Definição das regras básicas Quem serão os negociadores? Onde a negociação será realizada? Quais as limitações de tempo existentes? A quais questões a negociação estará limitada? Haverá algum procedimento caso haja impasse nas negociações?

34 Processo de negociação – analisar: 3. Esclarecimentos e Justificativas Informar, esclarecer, reforçar e justificar as suas demandas, Oferecer à outra parte informações detalhadas sobre suas demandas, Evitar o confronto nesta fase.

35 Processo de negociação – analisar: 4. Barganha e Solução de Problemas A essência do processo de barganha é o toma-lá-dá-cá na tentativa de atingir o acordo, Ambas as partes deverão fazer concessões.

36 Processo de negociação – analisar: 5. Conclusão e Implementação O passo final de negociação é a formalização dos acordos firmados.

37 REFERÊNCIAS: PICKERING, Peg. Como administrar conflitos empresariais. São Paulo, Market Books, SCHERMERHORN, Jr., John R.; HUNT; James, G; OSBORN, Richard, N. Fundamentos de comportamento organizacional. Porto Alegre, Bookman, 1999.

38 REFERÊNCIAS: ROBBINS, Stephen, P. Comportamento organizacional. São Paulo, Prentice Hall, 2002.


Carregar ppt "CONFLITO E NEGOCIAÇÃO Ms. Décio L. Mello Peixoto Faria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google