A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL. INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL. INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para."— Transcrição da apresentação:

1 INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL

2 INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para atingir o resultado que se deseja.

3 INTELIGENCIA COMPORTAMENTAL Inteligência comportamental – não é relacionada com o nível de conhecimento, mas sim com o comportamento e a facilidade de se relacionar com os colegas.

4 Durante toda a sua vida pessoal e profissional, mesmo sendo o mais capacitado, o mais competente, não terá sucesso algum se não souber lidar com pessoas, e que tudo isso nasce num processo de troca que denominamos de relacionamento.

5 CARACTERÍSTICAS DA PESSOA QUE APRESENTA INTELIGENCIA COMPORTAMENTAL foco de carreira bem estabelecido; alta energia produtiva; transparência no dia a dia profissional. As organizações que querem encontrar colaboradores com a inteligência comportamental, devem analisar o histórico profissional e checar quantas realizações profissionais conseguiram atingir até aquele período.

6 INTELIGÊNCIA EMOCIONAL É uma herança genética que possuímos moldada ao longo da existência humana, no sentido de oferecer uma reação instantânea a qualquer ameaça que assim for entendida ou pressentida pelo indivíduo, baseada em nossos instintos mais primários.

7 INTELIGÊNCIA RACIONAL A inteligência racional utiliza à lógica, o pensamento coordenado para tomar decisões, cada vez que temos um determinado problema usamos nosso conhecimento e ou experiências de vida, procurando uma solução adequada ao problema, estudado, suas conseqüências e desdobramentos futuros sem atitudes preconcebidas ou preconceituosas.

8 INTELIGÊNCIA RACIONAL Não envolvendo sentimentos, preconceitos, reações instantâneas, utilizam plenamente o raciocínio lógico.

9 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO EM GRUPO Um grupo é definido como dois ou mais indivíduos, interdependentes e interativos, que se reúnem visando à obtenção de um determinado objetivo.

10 OS GRUPOS PODEM SER FORMAIS E INFORMAIS Grupos formais – são aqueles definidos pela estrutura da organização, com atribuições de trabalho que estabelecem tarefas. Grupos informais – são alianças que não são estruturadas formalmente nem determinadas pela organização.

11 SUBCLASSIFICAÇÃO DOS GRUPOS Grupo de comando – é determinado pelo organograma da organização. Grupos de tarefas – também determinado pela organização, são formados por pessoas que se reúnem para executar uma determinada tarefa.

12 Grupo de interesse – as pessoas podem se reunir para atingir um objetivo comum. EX. os funcionários se juntam para tentar mudar seus esquemas de férias ou para apoiar o colega que foi demitido. Grupos de amizade – se formam porque seus membros possuem algumas características em comum. EX. faixa etária, torcida pelo mesmo time de futebol.

13 DESENVOLVIMENTO DO GRUPO Os grupos geralmente passam por uma seqüência padronizada em sua evolução. Esta seqüência é chamada de modelo de cinco estágios de desenvolvimento do grupo.

14 O MODELO DE CINCO ESTÁGIOS Formação O primeiro estágio de desenvolvimento do grupo,caracterizado por uma grande dose de incerteza. Tormenta O segundo estágio de desenvolvimento do grupo,caracterizado por conflitos entre os membros.

15 Normalização O terceiro estágio de desenvolvimento do grupo, caracterizado por relacionamentos mais próximos e pela coesão. Desempenho Quarto estágio de desenvolvimento do grupo, quando sua estrutura totalmente funcional e aceita. Interrupção - Estágio final de desenvolvimento dos grupos temporários,caracterizado por uma preocupação maior com a conclusão das atividades do que com o desempeno da tarefa.

16 EQUIPES DE TRABALHO Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais.

17 DIFERENÇA ENTRE GRUPO E EQUIPE Grupo: Formado por indivíduos que atuam de maneira independente,trabalham de forma individual; Não trabalham juntos para atingir resultados; Não produzem além do que se espera e não possuem sinergia para contribuições significativas.

18 Equipe: Entrosamento para realizar tarefas, produzem de maneira ordenada; Excluem as fraquezas individuais e somam as qualidades; Funcionam como uma engrenagem; Apoiam-se uns aos outros, emanando energia positiva; Se auto-motivam a todo momento.

19

20 As pioneiras Gore e Volvo iniciaram o trabalho em equipe a 25 anos; Houve melhora no desempenho, maiores resultados e aumento motivacional; Capacidade de organização, dividir tarefas, rapidez e praticidade em definir e iniciar o trabalho, flexibilidade e rápida dissolução.

21 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL As relações interpessoais tiveram como um de seus primeiros pesquisadores o psicólogo Kurt Lewin. MAILHIOT (1976: 66), ao se referir a uma das pesquisas realizadas por esse psicólogo, afirma que ele chegou à constatação de que A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas sobretudo com a solidariedade de suas relações interpessoais.

22 Schutz, um outro psicólogo, trata de uma teoria das necessidades interpessoais: necessidade de ser aceito pelo grupo, necessidade de responsabilizar-se pela existência e manutenção do grupo, necessidade de ser valorizado pelo grupo

23 REFERÊNCIAS MAILHIOT, G. B. Dinâmica e gênese dos grupos. 3. ed. São Paulo: Livraria Duas Cidades, COSTA, W. S. Caderno de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 11, nº 1, p. x-x, janeiro/março 2004


Carregar ppt "INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL. INTELIGÊNCIA A palavra inteligência vem do latim intellegere e significa entre escolhas, ou seja, escolher alternativas para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google