A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA

2 PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social.

3 Existem várias teorias do desenvolvimento humano em Psicologia.
Foram construídas a partir de observações, pesquisas com grupos de indivíduos em diferentes faixas-etárias, desde o nascimento até a vida adulta.

4 Destaca-se: Jean Piaget

5 O DESENVOLVIMENTO HUMANO
Refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico.

6 O desenvolvimento mental é uma construção contínua, que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Vai se aperfeiçoando e se solidificando até estarem plenamente desenvolvidas.

7 Por que é importante o estudo do desenvolvimento humano?
A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário, apresenta característica próprias de sua idade. Estudos e pesquisa demonstram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa-etária.

8 Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer aas individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.

9 Importante para a Educação
A linguagem que usamos com a criança de 4 anos não é a mesma que usamos com um jovem de 14 anos.

10 Fatores que influenciam o desenvolvimento humano
Hereditariedade Crescimento Orgânico Maturação Neurofisiológica Meio

11 O desenvolvimento deve ser entendido como uma globalidade.
Aspecto Físico-motor Aspecto intelectual Aspecto Afetivo-Emocional Aspecto Social

12 Teoria de Jean Piaget Este autor divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimentos de novas qualidades do pensamentos, o que, por sua vez, interfere no desenvolvimento global.

13 Período Sensório-Motor (0 a 2 anos)
A criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. No recém nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto.

14 O desenvolvimento físico é acelerado: ósseo, muscular e neurológico.
Ao longo do período, ocorre uma diferenciação entre o seu eu e o mundo exterior.

15 Período Pré-Operatório (2 a 7 anos)
O aparecimento da linguagem que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. Em decorrência disso, o pensamento se acelera. Egocêntrica

16 Período das Operações Concretas (7 a 11 ou 12 anos)
O desenvolvimento mental, caracterizado no período anterior pelo egocentrismo intelectual e social, é superado neste período pelo início da construção lógica, isto é, a capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.

17 No plano afetivo – será capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo e de ter autonomia pessoal. Consegue exercer suas habilidades e capacidades a partir de objetos reais, concretos.

18 Período das Operações Formais (Adolescente em diante)
Neste período, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato. Realiza as operações no plano das ideias, sem necessitar de manipulação ou referências concretas. É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça etc.

19 É capaz de abstrair e generalizar, cria teorias sobre o mundo.
Do ponto de vista de suas relações sociais, também ocorre o processo de caracterizar-se, inicialmente, por uma fase de interiorização, em que, aparentemente, é anti-social. Se afasta da família, não aceita conselhos dos adultos. Posteriormente, atinge o equilíbrio. Vive conflitos Seus interesses são diversos e mutáveis, sendo que a estabilidade chega com a proximidade da idade adulta.

20 ENFOQUE INTERACIONISTA Vigotski

21 Pressuposto básico As origens das formas superiores de comportamento consciente – pensamento, memória, atenção voluntária etc. devem ser achadas nas relações sociais que o homem mantem.

22 SOCIO-INTERACIONISTA
O desenvolvimento humano se dá em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processos de interação e mediação.

23 Para o teórico, o sujeito é
interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado mediação.

24 acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.

25 Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o
desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também o desenvolvimento do pensamento e da linguagem.


Carregar ppt "PSICOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google