A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
Caroline Garpelli Barbosa

2 Obra de Vygotsky: ideia gerais
Objetivo de Vygotsky: construir uma “nova” psicologia – síntese entre Psicologia como ciência natural (Behaviorismo) e Psicologia como ciência mental (Psicologia da Gestalt). → Homem enquanto corpo e mente; biológico e social. → Influência do materialismo histórico e dialético. Estudo da gênese das funções psicológicas superiores: Como nos tornamos humanos? → Funções psicológicas elementares: ações reflexas, automáticas. →Funções psicológicas superiores: atividades que envolvem memória, atenção, planejamento.

3 I – Filogenético - suporte biológico; herança da espécie:
→ Três níveis devem ser considerados no desenvolvimento das funções psicológicas superiores: I – Filogenético - suporte biológico; herança da espécie: Aquilo que foi alcançado/desenvolvido pela espécie humana e que se mantém ao longo das gerações, consolidando-se como uma possibilidade para todos os homens . II – Ontogenético - diz respeito à sequência desenvolvimental do indivíduo da espécie, desde o seu nascimento até a morte. III – Sócio-genético – Cultura e sociedade em que o indivíduo está inserido. *É o aspecto sócio-genético que permite que o indivíduo se aproprie das conquistas filogenéticas e, assim, possa se desenvolver no âmbito individual.

4 Relação direta vs Relação mediada
A mediação Mediação – conceito central para a compreensão de Vygotsky acerca do funcionamento psicológico superior. Relação direta vs Relação mediada - Relação do homem com o mundo é predominantemente mediada. Dois tipos de mediadores: a) Instrumentos → ação. b) Signos → auxiliam na atividade psicológica. - Externos - Internos

5 Pensamento e Linguagem
- Processo de internalização da linguagem: Linguagem como instrumento de pensamento Transição: fala acompanha a atividade Fala socializada/ Linguagem pré-racional Pensamento pré-verbal Após o processo de internalização, a relação do homem com o mundo passa a ser predominantemente mediada por signos internos. Fala egocêntrica Fala internalizada Pensamento verbal e Linguagem racional

6 Funções da linguagem: a) Intercâmbio social - comunicação.
b) Pensamento generalizante - capacidade de agrupar certos objetos em determinadas categorias conceituais. - capacidade de lidar com significados. Significado e Sentido I – Significado: núcleo relativamente estável de compreensão da palavra, compartilhado por todas as pessoas que a utilizam. II – Sentido: significado da palavra para cada pessoa; composto por relações que dizem respeito ao contexto de uso da palavra e às vivencias afetivas do indivíduo.

7 Desenvolvimento e Aprendizado
Desenvolvimento para Vygotsky: pensar a formação e a origem dos processos psicológicos, tanto no nível filogenético quanto no ontogenético. Oposição às concepções tradicionais de desenvolvimento: É o aprendizado (no contato com o outro) que possibilita o desenvolvimento. Concepção retrospectiva vc concepção prospectiva.

8 I - Nível de desenvolvimento real (NDR) – mostra o que uma criança é capaz de fazer sozinha; etapas já alcançadas e conquistadas pela criança. II – Nível de desenvolvimento potencial (NDP) - capacidade de uma criança em desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou de companheiros mais capazes III – Zona de desenvolvimento proximal (ZDP) - distância entre NDR e NDP. Refere-se às funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação. Dá indícios do caminho que o indivíduo precisará percorrer para desenvolver/consolidar as funções que ainda estão em estágio inicial .

9 Implicações para a educação:
Papel do ensino: interferir na zona de desenvolvimento proximal das crianças e, com isso, propiciar condições para que elas se desenvolvam. Isso porque, em uma visão vygotskyana, é sempre o aprendizado que propicia o desenvolvimento e não o contrário. O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento: Um ensino que se adiante ao desenvolvimento é aquele que interfere diretamente na ZDP da criança. Trata-se, portanto, de um ensino que não espera uma criança estar “pronta”/desenvolvida para que ela possa aprender.

10 O papel da imitação e do brinquedo no desenvolvimento
Imitação e brinquedo ajudam a criar uma ZDP Imitação - Não se trata de um comportamento mecânico ou mera cópia. - Permite a realização de tarefas que estão além das próprias capacidades atuais. Brinquedo I - Situação imaginária - marca a passagem da atividade concreta para uma atividade simbólica (ex: vassoura como cavalo – relação com o significado de “cavalo” e não com o objeto concreto “vassoura”. II - Utilização de regras - fazem com que a criança se comporte de forma mais avançada do que aquela que seria o habitual para a sua idade.

11 Percepção, atenção e memória
São pensadas por Vygotsky como sendo, inicialmente, funções mais elementares – ligadas mais a nossa dimensão biológica e, portanto, apresentando-se como um legado da espécie e que, pela mediação simbólica e por influência da sociedade e da cultura, desenvolvem-se cada vez mais em direção a se tornarem processos complexos que, portanto, se distanciariam das nossas determinações fisiológicas. Percepção sensorial Percepção mais elaborada; contextualizada. Atenção involuntária Atenção voluntária/seletiva. Memória não mediada por símbolos Memória mediada (inclui ação voluntária).

12 Afetividade e emoções a) Concepções tradicionais sobre a emoção:
- Dualismo: emoção/psíquico/alma x físico/corpo Reducionismo: redução da emoção aos seus aspectos fisiológicos ou psicológicos. b) Concepção de Vygotsky sobre as emoções: - Monismo – NÃO separa interno/externo; corpo/mente. - Holismo - Abordagem abrangente, que busca entender a pessoa como uma totalidade.

13 Gênese das emoções: - Emoções se desenvolvem juntamente com o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. i) Período inicial: emoções são predominantemente instintivas e, portanto, biológicas/fisiológicas (reação instintiva de medo; o prazer ao mamar). ii) Transformação das emoções em fenômeno histórico e cultural → a emoção passa a ser mediada pelo sistema cultural.


Carregar ppt "PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google